Por Diana Metello
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Assim... Este artigo não pretende de forma alguma incitar as típicas “guerras” ou competições Homem/Mulher, mas sim falar de competências naturais que as mulheres possuem, e que facilitam naturalmente melhores níveis de desempenho em determinadas funções.
Comecemos pelas definições:
Chamamos “Multitasking”, em termos de competência humana, à capacidade de desempenhar mais do que uma tarefa ao mesmo tempo.
O termo tem origem na designação “Computer Multitasking”, que se refere à capacidade, cada vez mais desenvolvida, aperfeiçoada e potente, que os CPUs (Computer Processor Unit) têm de processar e desempenhar inúmeras instruções, simultaneamente.
...Por alguma razão, o dia de uma mulher é sempre muito mais comprido!
Por questões sócio-histórico-culturais, as Mulheres desde sempre foram criadas e educadas (treinadas) para cumprir uma enorme variedade de tarefas como cuidar da casa (Organizar, fazer as compras, cozinhar, limpar, etc.), cuidar dos filhos (muitas vezes com o papel de ensinar e acompanhar os estudos), cuidar do Marido (...com toda a “gestão” que isso implica!), e ainda como a principal responsável pelas relações sociais do casal e também pela gestão afetiva do seu grupo de Amigas... Não esquecendo ainda algo de extrema importância, cuidar de si própria!
Já nas sociedades primordiais em que surgiu o pré-conceito financeiro de “dinheiro” como moeda de troca, o marido trazia para casa o fruto do seu trabalho e era a mulher que geria as finanças da casa. Ainda hoje essa situação é frequente em muitas sociedades, inclusive na nossa.
Posto isto, é inegável que a Gestão “Top Performance” faz parte do quotidiano feminino desde o início das sociedades organizadas.
Com a evolução das sociedades, e tendo sido iniciado este processo durante a Primeira e Segunda Guerras Mundiais em que as Mulheres foram chamadas a assumir cargos e funções até aí apenas desempenhadas por Homens, as Mulheres passaram a assumir também um papel cada vez mais importante no mundo profissional, e revelando agora também neste plano a aplicação das suas capacidades e atingindo excelentes resultados.
Soma-se assim à lista de tarefas e funções atrás referida, a sua Vida Profissional!
...com todos os desafios inerentes, as Mulheres ao abraçar um Projeto profissional, são extremamente criativas e inovadoras, defendem os seus projetos e em simultâneo “puxam” pelas equipas...e isto tudo enquanto gerem também uma casa e uma família.
“Multitasking” é o Modelo natural de Gestão Feminina!
Habituadas a conjugar e alternar constantemente os registos de comunicação, estando mais em contacto com o seu lado emocional e pelo natural instinto de “cuidadoras”, as Mulheres, de uma forma geral, têm mais facilidade em criar empatia e estabelecer rapport, permitindo-lhes uma maior adaptação simultânea aos diferentes elementos da Equipa, estabelecendo naturalmente níveis de comunicação mais adequados, e consequentemente mais eficazes.
O que é um facto, é que as Mulheres têm uma grande facilidade em saltar de um papel para o outro, sendo capazes de alternar e conjugar inúmeras tarefas simultaneamente, o que lhes exige obviamente uma enorme e eficaz capacidade de Organização e Gestão de Tempo.
As Mulheres têm naturalmente uma capacidade de visão global do “problema” e, cruzando todos os dados e implicações possíveis simultaneamente (devido à estrutura funcional característica do cérebro feminino em que “tudo está conectado com tudo”), são capazes de muito rapidamente selecionar a melhor proposta e tomarem a melhor decisão estratégica.
Ora, num Ambiente onde a Concorrência é cada vez maior, as Empresas são obrigadas a encontrar estratégias cada vez mais ágeis, flexíveis e adaptáveis, sendo o recrutamento de Mulheres para cargos de Decisores de Gestão uma aposta cada vez mais forte para otimizar os Resultados Financeiros.
Embora as coisas estejam a mudar bastante, o Potencial Feminino de “Multitasking” e esta capacidade de natural de Gestão estão ainda muito sub-aproveitados e pouco reconhecidos no mundo profissional e financeiro...
Espero que cada vez seja mais e melhor aproveitado para que possamos contribuir de forma positiva para a Saúde Financeira das nossas Famílias, da nossa Sociedade, e do nosso País.
INTERNATIONAL RESULTS COACH
www.action-for-success.com
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)