Por Maria Melo
in REVISTA PROGREDIR | AGOSTO 2012
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Mas tudo muda, e nós mudamos, os outros mudam, o mundo muda e a vida muda, porque aquilo que desejamos hoje não será o que desejamos amanhã, porque evoluímos, porque aprendemos e sentimos a necessidade de mais e acabamos por nos preparar para a mudança, pois sentimos que ela acaba sempre por chegar.
A arte de viver implica estarmos cientes desta mudança que ocorre todos os dias, vivermos com a consciência presente que o dia de hoje não será igual ao de ontem e que o amanhã será um reflexo do que escolhemos hoje. A verdade é que nunca teremos a certeza do resultado final, existem inúmeras possibilidades, mas poderemos sempre escolher novamente, fazer de novo, apagar e voltar a construir. O potencial da mudança é esse mesmo, podermos mudar as vezes que quisermos, recomeçar de novo, aprender algo que nunca soubemos…a mudança permite-nos mudar o cenário das nossas vidas, criando um novo, um diferente, um que gostemos mais, que nos faça mais felizes. Podemos assim aproveitar os ventos da mudança para dirigirmos o nosso barco para o destino que escolhermos. Encarar a mudança como um mar de novas possibilidades permite-nos alcançar o sonho, porque o que virá de novo será sempre melhor do que ficou para trás, porque no entretanto aprendemos, crescemos e evoluímos, quem somos hoje pouco se assemelha com a pessoa que fomos ontem.
A vida é sábia, se não mudamos nós, a vida muda-nos. Com a mudança vêm as oportunidades e abraçando essas oportunidades estamos a criar a vida, o futuro, a saúde, o sucesso, a fortuna. As oportunidades têm várias formas, nem sempre aquela que idealizamos, mas ela está lá, não se preocupe com o aspeto da porta, o que conta é o que está do outro lado. Mas tem que ser você a escolher abrir a porta, a assumir a responsabilidade pessoal de o fazer ou não. Podemos não conseguir mudar as circunstâncias mas podemos mudar-nos a nós mesmos. A direção que escolhemos tomar, determina o nosso destino.
As mesmas circunstâncias acontecem a todos nós, desilusões e desafios. Quando os ventos da mudança sopram, sopram para todos, então é altura de mudar. Manter os pés bem assentes no chão, confiar que as circunstancias tem sempre um lado positivo, mesmo que naquele momento não estejamos a ver bem qual é, e ter fé que sairemos mais fortes depois de a tempestade passar, porque na verdade tudo acaba por mudar.
É importante agir ao favor dos ventos da mudança, não vale a pena lutar contra, manter a disciplina e a constância nas atitudes e pensamentos, mudar aqueles que já não servem perante a nova realidade que surge, abraçar as oportunidades, semear novos caminhos e construir assim uma vida mais FELIZ!
"A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro." John Kennedy