in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A saúde é algo que atravessa várias áreas de cada um, desde o físico ao mental, passando pela saúde emocional. Todas estas áreas são influenciadas pelos acontecimentos da vida, do dia a dia, pelas preocupações, pelo stress, pelo desporto, pela alimentação, etc.
Empreender, ou por em prática um estilo de vida saudável e, dessa forma, ganhar mais saúde física, mental e emocional, é uma decisão e uma ação que devem sempre partir de dentro para fora, pois desta forma será efetuada com mais convicção, com mais força, dedicação e motivação e, assim, terá mais hipóteses de ter real impacto positivo.
A motivação para empreender algo, para se proceder a uma mudança na vida, neste caso será em algo que vai levar a uma melhoria da saúde de uma maneira geral, depende sempre de caso para caso, de situação para situação. Onde quer chegar? Porque quer lá chegar? São perguntas às quais cada pessoa responde de maneira diferente… e está sempre certo.
Mas, o ato de empreender, de mudar, é um ato que, habitualmente, levanta algumas resistências, pois o ser humano é, por natureza, algo comodista e prefere manter-se num conhecido desfavorável do que avançar para um desconhecido favorável. Então, como é que podemos criar as condições interiores para pôr as mãos à obra?
Não é demais referir que todos os casos são diferentes e todas as pessoas são únicas. Dito isto, há algumas ferramentas que podemos usar para começar a potenciar o empreendedorismo da melhoria da saúde. Desde logo, identificar onde queremos chegar, o que queremos ganhar com esta mudança, com este empreendedorismo. De seguida, compreender porque queremos lá chegar, o que nos move emotiva a percorrer este caminho? Podemos, a seguir a isto, a sabermos as nossas motivações e onde queremos ir, definir um prazo, um tempo, para chegarmos onde queremos.
Sabendo onde queremos chegar, porque queremos chegar e até quando queremos chegar, e já sabendo o ponto de partida em que estamos, é importante saber qual o caminho a percorrer e o que ele inclui. O que vou usar, que ferramentas, para empreender esta mudança, para implementar saúde na minha vida, em mim? Novamente, cada pessoa saberá o que precisa e o que será importante para o seu caso, mas devemos incluir aqui o máximo de áreas possível, desde a alimentação, ao exercício físico, a meditação, etc… tantas áreas quantas as que seja necessário mudar.
Uma técnica que devemos usar nestes casos é a técnica das pistas visuais. Esta técnica consiste em colocar por escrito as respostas às perguntas que fizemos acima, de modo a podermos ler regularmente e nos irmos lembrando das razões que nos levaram a começar e para aonde vamos. Além disso, na mesma técnica, procurar e encontrar imagens que nos mostrem o que queremos atingir, referências positivas que sirvam de exemplo, de motivação ou fatores moralizadores.
Empreender algo é um processo em contínuo, na sua fase inicial. Quero com isto dizer que, no início, é importante ver o empreendedorismo como algo que se reinicia diariamente até que tudo esteja solidificado e enraizado. É nesta fase inicial que é mais importante ter presentes as tais pistas visuais, lembrar mais frequentemente as razões que nos levam a percorrer este caminho. É, também importante ter presente que se trata de um caminho, uma mudança que se vai fazendo, implementando, criando na nossa vida, empreendendo saúde em cada minuto, cada hora, dia e semana da nossa vida.
HIPNOTERAPEUTA
www.sportshypnocoach.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)