Por Júlio Barroco
in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Independentemente do que queiramos fazer, existem princípios essenciais em todos os processos de mudança consciente. Vamos abordar os cinco ingredientes fundamentais para o início de qualquer mudança pessoal de forma consciente, seja qual for o tema ou área. Podemos pensar neles como na preparação antes de fazermos a viagem. Eles são:
Meditar
Para começar, comece por colocar atenção na sua respiração. Parece um passo tão pequeno que muitas vezes não damos por ele. Respirar com profundidade, serenidade e presença coloca-nos em posição de lidarmos com tudo o que nos acontece, mesmo com aquilo que parece impossível de lidar. É a tábua de salvação universal, acessível a todos e a qualquer momento. Faz toda a diferença.
Mais do que qualquer prática que possamos escolher - e existem inúmeras propostas válidas - é a qualidade ou natureza daquilo que fazemos que verdadeiramente importa. E essa qualidade flui naturalmente do estado em que estamos, e nos permitimos estar. É por ai que as transformações que verdadeiramente nos importam vêm ao de cima. A respiração consciente, como já vimos, é um meio de o conseguir. A atenção plena ao praticarmos as atividades do dia-a-dia, outra prática essencial. Planear momentos de tranquilidade, em ambientes serenos que facilitem práticas mais formais, individuais ou em grupo, é mais uma das formas.
Todos os meios devem ter o seu lugar, à medida das nossas necessidades, circunstâncias e gostos - todos nos levam ao mesmo caminho: o de nos serenar, criando as condições para recebermos as intuições, sinais e pistas que precisamos para uma nova realidade, no nosso melhor.
Agradecer e Intencionar
Sendo a gratidão a alavanca natural da abundância, podemos e devemos uni-la às intenções que pretendemos definir. O que já temos nas nossas vidas e nos faz recordar da sorte que temos? Criarmos formas de nos sentirmos gratos é uma das mais poderosas maneiras de elevarmos o nosso estado emocional. Usar o seu poder é como abrir janelas na nossa mente, que abrem caminho para que essa mudança pessoal positiva se reflita em tudo o resto.
O que pretendemos alcançar de mais essencial? Mesmo que não saibamos ainda quais as “coisas” que darão corpo às nossas intenções (e mesmo que saibamos), deveremos dar atenção às necessidades e aspirações mais essenciais. São as qualidades específicas que pretendemos atrair e os valores e crenças pessoais que lhes estão na base que apontam a direção, principalmente quando não vemos ainda os detalhes.
Refletir e Decidir
É chegado o momento de refletir quando sentimos que temos material para avaliar e que está na hora de o perceber melhor. É aqui o lugar para uma análise mais completa da nossa situação, e o momento para colocarmos algumas questões essenciais. “Como é a minha situação, agora? Qual é o destino que gostaria de alcançar? O que faz sentido começar a fazer, já?”, São exemplos de questões para autoanálise. É aqui a altura de usarmos as ferramentas de tecnologia humana e confiar nos processos - elas podem ajudar-nos a avançar na direção dos nossos objetivos.
Desde os vários tipos de rodas da vida até às ferramentas de definição de objetivos e prioridades, todas nos ajudam a perceber melhor os pequenos passos da concretização, de forma mais livre ou sistematizada consoante as áreas, etapas e níveis onde nos encontramos. Se o processo for natural – se respeitar as nossas características pessoais e as circunstâncias que estamos a viver - a clareza aumenta naturalmente, mesmo que não seja no momento em que preferimos ou nas circunstâncias que pensamos.
Agir
É a grande peneira da vida. É nesta altura que os nossos níveis de autenticidade e compromisso para connosco mesmos se revelam. Como alguém disse, “a execução é tudo”. Podemos e devemos aplicar as ferramentas e criar mapas de apoio, mais ou menos elaborados consoante o que pretendemos obter. Mas não temos de seguir um guião pré-determinado, ainda menos decalcar os passos que outras pessoas dão ou já deram, ainda que nos possam inspirar, a não ser que sintamos que é o melhor a fazer – dominar os princípios, flexibilizar nos meios e foco persistente no processo é um bom mantra.
É mesmo fundamental mantermos uma atitude de permanente adaptação e descoberta, com o olhar no ponto onde pretendemos ir e a apreciar o caminho, em movimento.
É neste ponto que a esmagadora maioria das pessoas vacila e que boas intenções de novo ano nunca deixam de o ser. Seja qual for o seu destino, não deixe que o mesmo aconteça consigo!
COACH, CONSULTOR, FORMADOR, AUTOR
“Sonhar sem Agir é como Amar sem Cuidar“
www.juliobarroco.com
[email protected]
www.linkedin.com/in/juliobarroco
in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)