Por Artur Gomes
in REVISTA PROGREDIR |SETEMBRO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Muitas empresas são assim. Os gerentes e colaboradores não sabem qual a razão da empresa existir, quando e onde querem chegar e como a empresa funciona.
Não saber a Missão, Visão e Valores (MVV) da empresa onde trabalha é como não saber nada sobre o uber que irá pedir. Quer continuar a viagem sem saber essas informações?
A definição da Missão, Visão e Valores é importante porque serve como guia de orientação para todas as decisões e comportamentos da organização, e deixa muito claro o caminho a ser seguido e onde a empresa pretende chegar.
Para definir a missão (de uma empresa ou de um profissional) é importante alinhar a missão com a visão e os valores.
Vamos então começar por definir de forma muito sucinta cada um destes aspectos fundamentais evidenciando as diferenças entre eles.
Visão
A visão de uma empresa deve ser construída preferencialmente pelo seu fundador e deverá ser o sonho de todos que dela fazem parte. Esse sonho deverá ser inspirador, realizável, objetivo, ter uma dimensão percetível e com um prazo para acontecer.
A visão de uma empresa procura responder onde a empresa quer chegar e o que deseja ser no futuro.
Algumas notas importantes sobre a visão:
- Todo o processo criativo é fruto da visão de uma pessoa com um carácter empreendedor.
- A visão estará sempre relacionada com o bem-estar, o conforto, soluções que facilitem o quotidiano, a realização de sonhos e a construção de um futuro melhor.
- A visão ajuda a criar foco, identifica a direção a ser seguida, dá poder às pessoas e inspira-as a seguir em frente.
- A visão deve ser o impulso das esperanças e sonhos das pessoas que com ela, estejam envolvidas.
A sensação de que tudo pode ser realizado é a chave que conduz as pessoas na procura de um caminho, criando uma missão. Definida a visão, vamos então procurar definir o que é a missão.
Missão
Missão é a razão pela qual a empresa existe e deve ser estabelecida para a definição do futuro da empresa.
A missão deve:
- Ser curta e inspiradora;
- Ser clara e de fácil entendimento;
- Sintetizar a essência do projeto/organização;
- Estabelecer estratégias e orientar na tomada de decisões;
Utilizar uma ou duas frases para expor tudo o que motiva a sua existência.
A missão é sempre o resultado de uma visão e isso é único. Precisamente por isso, deve ser determinada pela visão dos seus fundadores e não pelo departamento de RH.
Quando bem definida, a missão de uma empresa torna-a reconhecida no mercado e atua como documento de identidade da organização.
Segundo Peter Drucker, considerado o “pai” da administração moderna, uma empresa não é definida pelo seu nome ou produto e sim pela sua missão, que foi criada pela sua razão de existir.
É a partir da missão que os funcionários ganham direção, foco, significado e visam a realização dos resultados da organização.
A resposta às seguintes questões ajudam a definir a missão e a identificar a empresa:
- Onde atuamos?
- Como fazemos?
- Para quem fazemos?
- Porque fazemos?
- Qual a responsabilidade social da empresa?
Valores
O terceiro conceito fundamental é complementar à missão e visão, e torna a identificação da organização completa. Os valores são as motivações da empresa, o que faz com que ela seja ativa todos os dias e mantenha o foco para os seus objetivos.
Os valores definem a forma como a empresa se deve comportar no mercado e na sociedade, isto é, a maneira como pretende ser reconhecida.
Diferente de objetivos, os valores agregam importância ao produto ou serviço oferecido. Dessa forma, uma empresa pode ter como missão “oferecer alimentos saudáveis”, como visão “ser reconhecida pela qualidade dos seus serviços” e ter como valor “cuidar da qualidade de vida da sociedade e prezar pela sustentabilidade”.
Na maioria das empresas, a maioria das pessoas “fazem o seu trabalho”, sem animação ou motivação não partilham pensamentos. Elas não acreditam e nem sentem que estão a fazer a diferença. Não se identificam com a marca ou com os colegas e produzem muito menos que o seu potencial.
Segundo Oscar Wilde, “Viver é a coisa mais rara do mundo e a maioria das pessoas apenas existe!”
São os valores que ligam a nossa forma de ser, pensar, agir e que dá sentido à nossa história. Os valores explicam quem somos, como vemos o mundo, dão significado à nossa missão e guiam os nossos propósitos.
Como definir a sua Missão?
Seja dono(a) da empresa ou funcionário(a), profissional com ou sem experiência, o segredo está em saber qual é a sua missão.
De todas as formas que já treinei para definir a missão numa empresa ou no individuo, Gregory Bateson elaborou e a meu ver a melhor estrutura lógica que determina o funcionamento da aprendizagem numa mudança comportamental onde existe uma hierarquia de níveis.
O re-alinhamento de níveis neurológicos é um método para identificação de reações e comportamentos indesejados, reestruturação de crenças, valores e capacidades. É um caminho para atingir a sua missão!
Consegue responder às seguintes questões?
- O que lhe faria comprometer com a sua mente e o seu coração durante os próximos 5 ou 10 anos?
- Quais são os seus valores básicos?
- O que sabe fazer de melhor?
- O que deseja realizar no mundo?
- O que gostaria de ajudar a mudar?
Espero que tenha gostado tanto de ler o artigo quanto eu gostei de o escrever!
MASTER COACH E TRAINER NO ICL - INSTITUTO DE COACHING E LINGUISTICA
www.criscarvalho.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR |SETEMBRO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)