Por Esther Liska
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2013
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Todos nós temos, sem dúvida, uma Marca Pessoal, consciente ou inconscientemente tomamos decisões no nosso dia-a-dia que determinam a perceção que os outros têm de nós.
O grau de autoconsciência sobre este processo favorecerá a obtenção do reconhecimento como perito na sua atividade, estabelecer a reputação e a credibilidade desejadas, e/ou arquitetar a autoconfiança, de forma a promover o seu percurso profissional.
“Quando eu estou no meu melhor, eu dou o meu melhor”
Gostaria de ter uma atividade profissional ou empreender um novo projeto que o fizesse mais feliz?
Ao definir a sua Marca Pessoal, você começará a ver a sua atividade profissional com uma perspetiva diferente: sentir-se-á mais motivado, realizado e feliz
Quando começar a ver o seu trabalho como uma oportunidade de construir a sua Marca Pessoal, começará por fazer que cada minute conte.
Trará nova energia e propósito à sua vida.
Nido Qubein, orador motivacional disse:
“ A vida não te dá aquilo que queres, mas sim aquilo que mereces”
Qual é o seu FOCO?
Está a focar a sua mente no desemprego, na conjuntura económica, na incompatibilidade que tem com o seu colega de trabalho ou nas oportunidades de uma nova carreira ou um novo negócio?
O sucesso no seu ambiente de trabalho está diretamente relacionado com a sua Marca Pessoal.
O primeiro passo é:
DEFINIR a sua Marca Pessoal. Mas isso por si só não faz milagres…Precisa de COMUNICAR a sua Marca.
a) Comece por definir os 6 elementos do Posicionamento da sua Marca Pessoal:
1. Audiência:
Quem é o seu público de influência? Como se comporta, quais as suas caraterísticas? Pode ser o seu chefe ou o departamento inteiro onde trabalha. No caso de ser um empresário ou trabalhar por conta própria, pense no que realmente carateriza aos seus clientes.
2. Necessidades:
O que é que a sua audiência precisa de si? Qual é o serviço que presta? Defina o que faz a sua Audiência voltar a si uma e outra vez.
3. Comparação:
Com quem é que a sua Audiência irá a compara-lo quando chegar a altura de preencher a necessidade que identificou anteriormente?
4. Fortalezas Únicas:
O que há de especial em si e que promete dar a sua Audiência? Quais os benefícios que promete a sua Audiência e que o tornam diferenciador?
5. Razões de confiança:
Por que a sua Audiência deve acreditar nas suas fortalezas únicas que promete oferecer? Aqui é onde você estabelece a sua credibilidade para demonstrar que pode entregar aquilo que promete.
6. Personalidade:
Como é a sua Marca Pessoal? Como ela se comporta? Pense em termos de temperamento, atitudes, valores e conduta. Ela vai ao encontro das necessidades, atitudes e desejos da sua Audiência? Se não for, determine quais das suas caraterísticas pode enfatizar para cativar à sua Audiência
b) Comunique a sua Marca Pessoal - Plano de Ação:
Nós comunicamos em todo momento, mesmo estando em silêncio. Comece por tomar consciência da sua comunicação não-verbal.
Tudo o que passa pelos nossos pensamentos, definitivamente traduz-se numa resposta física pelo que o corpo irá refletir esse estado emocional através dos sinais não-verbais (mensagens silenciosas). Para tratar esta situação, o melhor será criar um plano que promova a conexão “mente-corpo”:
· Cuide da sua alimentação,
· Faça exercício físico (aumenta a energia e da vitalidade),
· Mantenha a sua imagem cuidada,
· Vista-se como para trabalhar na função que quer ter (não a que tem atualmente).
· Seja exigente com os estímulos que recebe o seu cérebro, que são ao final do dia, os que moldam os seus pensamentos. Por exemplo, se está constantemente a “ouvir” notícias negativas, dificilmente isso ajudará na obtenção dos seus objetivos. Comece a rodear-se de estímulos (e pessoas) que alimentem o seu pensamento de forma positiva (leia, ouça, converse sobre tudo aquilo que quer ter e onde quer chegar, coisas que o motivem, que o inspirem, que o façam crescer e progredir…).
Tome consciência dos hábitos que lhe estão a impedir de avançar no seu caminho e adote novas atitudes, defina os seus objetivos, atualize os seus conhecimentos, abra a sua mente a novas ideias.
Quando estiver em sintonia com o seu corpo e o seu pensamento, irá projectar a motivação e autoconfiança necessária (sem ter que fazer nenhum esforço) para empreender qualquer projeto, seja ele na sua vida pessoal ou na sua profissão.
Não se esqueça de estar “visível”, de nada serve ter um produto muito bom (você) se ninguém sabe que existe. Participe em eventos, socialize, conheça pessoas, esteja disponível para ajudar e colaborar no que for possível. Paralelamente, dedique tempo a sua Marca Pessoal online, construa o seu perfil profissional nas redes sociais e lembre-se que tudo o que colocar na internet também tem impacto na influência que exerce sobre a sua audiência.
Personal Branding Coach & Consultora de Imagem
www.glowbrandingyou.com
[email protected]
REVISTA PROGREDIR | MAIO 2013