Por Carmen Krystal
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Acontece que vivemos integrados num Universo que de estático nada tem e onde todos os corpos se movem a um ritmo próprio. Todas as galáxias sabem para onde vão e como vão, todo o movimento das estrelas, dos planetas, asteróides e tudo o que compõe o cosmos, por muito que aparentem estar parados, seguem um fluxo de movimento organizado e constante, e cuja fluidez é deveras importante que seja mantida para que tudo esteja em equilíbrio.
Se estamos integrados neste Universo, nada em nós pode ser permanente, nem estar parado. Basta pensar no funcionamento do nosso organismo. O nosso coração bate sem o mandarmos, a respiração flui sem pensarmos que precisamos de respirar, o liquido cefalorraquidiano segue o seu ritmo próprio para alimentar e equilibrar o nosso sistema nervoso. O sangue circula, os órgãos trabalham cada um na sua função como uma equipa para que a máquina orgânica esteja sustentada e operacional. Tudo seguindo uma fluidez natural.
Quando pensamos no conceito de fluir, regra geral a imagem que nos ocorre é a água a correr. Um rio a correr para o mar, contornando todas as barreiras e obstáculos é o maior exemplo de fluidez. A força e ao mesmo a tranquilidade são caraterísticas dessa fluidez. A excelência da vida está em aprender a viver de acordo com este fluir natural que ocorre em qualquer circunstância, assim estejamos nós focados naquilo que é realmente importante.
Marco Meireles partilha como conseguir esta maravilha no seu livro o Plano A de uma forma simples e muito objetiva, de acordo com o estudo do investigador e professor de psicologia e gestão, Mihaly Csikszentmihalyi. “Na experiência de fluxo as pessoas vivem o momento de forma tão profunda e sentem-se tão completamente em controlo, que o seu sentido de tempo, de lugar e até de «eu» se dissipam.”
Grandes empresas como a Microsoft e a Toyota compreenderam que criar ambientes propícios à criação de fluxo, ajuda as pessoas a alcançar a mestria, aumenta a produtividade e a satisfação do trabalho. Ajuda, mas não faz tudo. A experiência do fluxo em si depende de cada um dos trabalhadores assumir a responsabilidade de se permitirem fluir na onda. Assim é também na nossa vida pessoal e com tudo o que nos acontece: assumir a responsabilidade do nosso caminho, usar a força para avançar, mas manter a tranquilidade para o fazer de forma serena e de acordo com os objetivos pretendidos é tudo uma questão de escolha. É desta forma que, mesmo quando há obstáculos, conseguimos aceitá-los e lidar com eles como apenas algo a contornar e não como entraves, porque acabam por fazer parte do percorrer do caminho e trazer aprendizagem, naturalmente.
Quando não se aceita a fluidez da Vida, acontece a frustração.
Filosofia de vida é a expressão que serve para descrever um conjunto de ideias ou atitudes que fazem parte da vida de um indivíduo ou grupo. Se a impermanência é o que mais existe na vida, porquê escolher filosofias de vida que vão contra a natureza do Universo? Não faz sentido! O respeito pelo funcionamento natural das coisas é a base para que a vida corra como tem de correr, de acordo com todas as leis do Universo e todas as regras da existência em equilíbrio.
Viver em sintonia com o Fluxo, é viver o presente e deixar a vida acontecer de acordo com o que é importante em cada momento. Manter o foco no caminho a construir e nos objetivos a alcançar é deveras importante. Na natureza temos um excelente exemplo: os Pinguins. Quando sentem o gelo a partir por baixo das patas, sabem que têm de partir rumo a mais um ciclo de procriação e busca de alimento.
Não é preciso obsessão nem excesso de preocupações e exigências pois com stress efetivamente é mais provável que a sincronização desapareça e não se faça as escolhas certas nos momentos certos para alcançar as metas certas. Porque quando algo falta no presente há um bocado de futuro que não acontece. Mas é muito mais saudável viver numa filosofia de vida onde o erro também é aceite, onde o imprevisto também tem lugar e a vida gera tudo o que é preciso para lidar com todas as situações do que estagnar ao mínimo pormenor de dificuldade.
É por isto que a Fé é importante na vida e está de mãos dadas com a Impermanência. Ter fé não é acreditar que vai acontecer o que nós queremos, mas sim, confiar que vai acontecer o melhor para nós, seja isso o que for. Confiar no fluxo da Vida e aceitar a impermanência do Universo é exercer a Fé ao mais alto nível. E viver numa filosofia de vida onde a fé impera trará sempre bem-estar e satisfação ao Ser Humano.
TERAPEUTA DE REFLEXOLOGIA, MASSAGEM, DRENAGEM LINFÁTICA, REIKI, TERAPIA ENERGÉTICA INTEGRADA E ASTROLOGIA
www.terapiadaluz.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)