in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Mas a borboleta queria mais, estava maravilhada! Então borboleta resolveu fazer o mesmo que fazia com as flores, afastou-se e em seguida voou em direção à luz, passou bem rente e caiu subitamente, estonteada pela luz e muito surpreendida por verificar que as pontas de suas asas estavam chamuscadas.
- Que aconteceu comigo? - pensou ela.
Não conseguiu entender, para ela era impossível crer que uma coisa tão bonita, aquela luz, aquele brilho magnifico pudesse causar-lhe algum mal.
E assim, depois de recuperar de novo as forças, sacudiu as asas e levantou voo novamente, queria mesmo pousar naquela luz!
Rodou em círculo e mais uma vez dirigiu-se para pousar sobre aquela luz tão linda, brilhante quase magnética. E caiu imediatamente, queimada, no óleo que alimentava a brilhante e pequenina luz.
- Maldita luz! - Murmurou a borboleta agonizante - pensei que ia encontrar em a felicidade e em vez disso encontrei a morte. Arrependo-me, pois compreendi tarde demais, para minha infelicidade, o quanto o teu brilho é perigoso.
- Ó pobre borboleta - respondeu a chama…
- Eu não sou o Sol, como deves ter acreditado.... Sou apenas uma chama, a luz de uma chama. E aqueles que não conseguem aproximar-se de mim com cuidado são queimados.
A ilusão e o autoengano ambos têm o poder de nos confortar em relação às decisões como citado na metáfora anterior. Existem autoenganos nos colocam em situações de seletividade, tal como a nossa borboleta e a luz pondo em causa a sua de vida, cuja ilusão seria que na luz estaria a Felicidade.
Quantas vezes no nosso dia a dia não temos as mesmas crenças e não tomamos decisões baseadas em ilusões?
Poderíamos dizer que autoengano são “afirmações” falsas que fazemos a nós próprios quando queremos fugir à realidade ou quando a verdade nos é dolorosa, de alguma forma. Muitas pessoas têm dificuldade em lidar com algumas questões e há quem pense que substituir a realidade com outras “informações/situações imaginárias” ou seja mentir a si próprio e aos outros é uma boa atitude, em nome do conforto e da paz. Só que a verdade é que, depois de algum tempo este comportamento torna-se automático e a pessoa tende a viver de uma forma superficial, na ilusão. Muitas vezes já não sabe distinguir a fronteira entre a realidade e a mentira, não aprofundando muito as questões por começarem a ser cada vez mais dolorosas.
Agora o que é uma ilusão?
Uma ilusão é uma crença, não é propriamente a substituição de uma realidade por outra, é quando nós acreditamos e não duvidamos nem questionamos.
Quantas vezes no nosso dia a dia temos Pensamentos? Pensamentos são ilusórios… não quer dizer que temos de acreditar em todos eles, porque alguns são ansiosos, depressivos e outros não..., mas nós também podemos e devemos contemplar a sua inutilidade. Agora estes começam a ser graves quando não questionamos, não adaptamos e deixamos de perceber a sua inutilidade, quando passam a fazer parte da nossa vida e por sua vez são uma equação muito importante na nossa tomada de decisões, tal como a borboleta da nossa história.
Como vamos evitar ilusão? - Conhecermo-nos a nós próprios.
Quando nos conhecemos a nós próprios estamos preparados para ver o mundo à nossa volta, autoconhecimento é ultrapassar a ilusão e o autoengano.
Como assim? A existência de um outro eu, esse outro eu já tantas vezes falado, o nosso lado sombra que pensamos que ele é meramente ilusório, então é importante falar da sombra e vamos refletir sobre esse autoengano.
Então vamos lá refletir… porque é que a borboleta insistia tanto que a sua felicidade estaria no só naquela luz, que era externa ela ou seja a sua felicidade ou o aspeto positivo nela não estava nela, mas estava naquela luz, que julgava ser o Sol. Quantas vezes nós temos essa ilusão?
Esta parábola também nos faz pensar que todos nós temos uma sombra, todos nós, de alguma forma, queremos voar de encontro ao sol, pensando que a Felicidade existe apenas na luz, mas a verdade é que quanto menos aceitarmos e incorporarmos a nossa sombra no nosso consciente mais escura e densa ela será a nossa sombra e inconscientemente ela irá frustrar as nossas melhores intenções.
Sem a aceitação e o domínio da sombra nada seremos senão a ilusão do eu em busca da luz lá fora…
YBICOACH - SUCCESS CAREER & LIFE STRATEGY COACH
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)