in REVISTA PROGREDIR | OUTUBRO 2016
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Esta época do ano é propícia a reformulações e mudanças. Depois das férias de Verão estamos todos com mais energia para alterar atitudes que consideramos geradoras de stress ou angústia. Damos a nós mesmos uma nova oportunidade para fazer da nossa Vida uma história melhor. Com a chegada do Outono tudo à nossa volta pede introspeção, o ritmo muda, e mesmo que a atividade não abrande, é-nos pedido uma nova consciência. Para adquirir um corpo perfeito, treinamos até à exaustão. Os ginásios, ou os espaços verdes estão cada vez mais ocupados por mulheres e homens corajosos cujo principal objetivo é fortalecer os músculos para adquirirem mais tenacidade e um aspeto mais saudável. Hoje em dia um corpo trabalhado é sinónimo de saúde e bem estar.
Quem treina o corpo reconhece o bem estar mental e emocional que o exercício lhe traz. De facto, está provado que o exercício físico ativa processos bioquímicos desencadeadores de felicidade. Mas somos mais do que o corpo que temos.
A pergunta que se coloca é: Será que podemos treinar e fortalecer a nossa mente de modo a vivermos uma vida mais realizada e equilibrada?
Sim, podemos e devemos treinar a mente. Parece-nos importante revelar que, e provavelmente iremos chocar os mais racionais, nós não somos só a nossa mente nem o que dela é revelado. A mente é condicionada pelo que já vivemos, assistimos ou nos ensinaram. A nossa mente é produto do passado! Assim, quando nos deparamos com determinada experiência no presente, automaticamente vamos enquadrá-la no que mais semelhante vivemos. Fazêmo-lo de modo a encontrarmos referências para nos sentirmos mais seguros. Como podemos entender, há uma vantajosa compensação neste nosso comportamento inconsciente. Estamos numa tentativa de erradicar o medo e afirmar para nós mesmos que controlamos a Vida. Mas estamos também a fortalecer a repetição constante de padrões, grande parte das vezes de sofrimento, a perder a capacidade de criar novas possibilidades que nos levariam a viver novas experiências, e uma Vida com mais significado. Por isso podemos afirmar que a Mente, mente! Ela mostra-nos apenas parte da Verdade e da realidade.
Ao reconhecermos tudo isto, tornamo-nos observadores da nossa mente. Como um espectador, estamos a visualizar o filme da nossa Vida. Desta forma, escolhemos o modo de nos relacionarmos com o que observamos, ou seja, com o que vivemos. Passamos a ter a possibilidade de escolher ligarmo-nos ao lado saudável da Vida e não à dor. Tornamo-nos conscientes dos nossos padrões de modo a interrompermos esse ciclo e a criarmos novas possibilidades.
Treinar e fortalecer a mente é sinónimo de saúde. Falar em saúde é falar em bem-estar e em harmonia do ponto de vista físico, mental e emocional. Como um todo a Vida flui na ausência de conflito.
Uma mente fortalecida é uma mente que se adequa à realidade. É uma mente que é utilizada de modo a favorecer a nossa Verdade interna, a nossa intuição. É uma mente que está no Aqui e no Agora, é uma mente de principiante. Desta forma o treino a que nos referimos afasta a ideia de rigidez ou inflexibilidade.
Assim fortalecer a mente é treiná-la para a desligar ou ligar ao nosso comando, para focarmo-nos num único estímulo sem nos perdermos e desconcentrar, para ler um livro e não pensarmos no jantar ou na preparação da reunião do dia seguinte. Quantos de nós nos queixamos que a nossa mente não pára, nem descansa?
E como o podemos fazer?
Em consciência plena temos que saber PARAR. Ouvir o SILÊNCIO.
NÃO LUTAR contra a nossa mente. Visto que alimentar o conflito mental, produz sofrimento. ACEITAR que a mente produz pensamentos.
Despendermos de 5/10 minutos por dia nesta prática, focados no respirar, ou no sentir. Darmos conta quando os pensamentos nos interromperem.
Aumentar o tempo de prática quando sentirmos que o nosso corpo o pede. Tal como acontece quando fortalecemos um músculo, a vontade de desistir poderá surgir! Insistir na prática é a sugestão.
Os benefícios aparecem e o nosso corpo como um todo revela-o.
PSICÓLOGA CLÍNICA, VIA |APRENDIZAGEM INTEGRATIVA DA VIDA
CONSULTORA MINDFULNESS PELAEEDT. MEMBRO FUNDADOR DO CLUBE
UNESCO-KIRON
www.susanamilheirosilva.com
www.facebook.com/pages/FormasdoSER/435792566450434
in REVISTA PROGREDIR | OUTUBRO 2016
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)