Por Carla das Estrelas
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Nas celebrações e festejos existem hábitos individuais que serão integrados na vida do outro com quem nos relacionamos. No Natal, a família participa nas decorações da casa, fazem aquele doce ou prato que é tradição na família de um dos pares ou até mesmo nos dois. Todos os anos, a cada aniversário de casamento, passam o filme da cerimónia ou no aniversário dos filhos, sentam-se uns momentos só para recordar o tempo e as imagens de quando as crianças eram pequenas. No dia dos namorados, o casal encontra um tempo para estar a sós nem que seja para um jantar ou para fazer um programa diferente da rotina do dia a dia.
Festejar as grandes conquistas é natural no ser humano e dá-nos o sentido de pertença a uma família, a um grupo de amigo, a uma relação. Celebrar as pequenas conquistas alicerça este vínculo de pertencimento. Dá saúde e traz maior intimidade à relação.
O Pertencimento é um nos princípios fundamentais nas Constelações Familiares ou Sistémicas. Neste princípio todos os membros da família têm o direito de pertencer ao sistema familiar, isto inclui honrar e respeitar todos os membros, independentemente das circunstâncias ou eventos passados. Outro princípio é a Ordem. Aqui, os membros da família têm o seu lugar e a sua posição respeitados, reconhecendo a hierarquia e a ancestralidade. Um outro princípio é o Equilíbrio entre o dar e o receber, onde se procura restabelecer um equilíbrio saudável nas trocas entre os membros da família que estão relacionados com o dar e o receber amor, cuidado, apoio e respeito.
Portanto, quando somamos as festividades de duas famílias que se unem através de um casal, percebemos todos estes princípios sistémicos.
Nas relações amorosas, para que exista equilíbrio, estamos também, a acolher tudo o que vem da família do(a) nosso(a) companheiro(a). Os hábitos, as histórias, as rotinas, os segredos, as alianças, os desafios, tudo o que vem da história familiar do outro acaba por se misturar na nossa história. E este movimento é bilateral.
O mesmo acontece com tudo o que vem das festividades das famílias do outro. Estas serão misturadas com as nossas. Poderá ter de existir um reajuste de hábitos. E isto pode observar-se em coisas tão simples como a escolha da ementa na consoada e no tipo de doces que obrigatoriamente terão de estar sempre presentes.
Um casal em que comemora não só as grandes conquistas, mas festeja também as pequenas tem a capacidade de não deixar o relacionamento cair na rotina. Procura equilibrar a dedicação, as conquistas e as partilhas de eventos, demonstrando vontade em equilibrar o que dá e o que recebe do outro. Sentindo-se também vistos e respeitados perante a família através da celebração e do acolhimento dos seus momentos especiais.
A celebração ou o festejo de algum evento marcante num relacionamento não precisa, necessariamente, de ser um jantar especial (romântico, caso estejamos na perspectiva de relações de casal) ou uma grande festa, mas um momento íntimo e significativo nas parcerias envolvidas.
Festejar nos relacionamentos é uma ótima maneira de celebrar momentos especiais e fortalecer os laços entre as pessoas envolvidas. Existem várias formas de festejar nos relacionamentos. Deixo algumas ideias para festejar nas relações:
- Um jantar romântico ou jantar convívio, caso se trate de uma relação de amizade. Planear um jantar especial em casa ou num restaurante que gostem.
- Uma viagem. Planear uma viagem romântica para um lugar que o casal sempre quis visitar ou, no caso de relações de amizade, visitar um local novo e acordado por todos. Isto proporcionará momentos únicos de conexão e diversão.
- Fazer uma surpresa. O elemento surpresa torna o momento ainda mais especial.
- Realizarem atividades conjuntas. Poderão festejar através de um hobby ou atividades que todos gostam de fazer juntos. Esta é uma forma de fortalecer o vínculo entre todos.
- Organizar uma festa ou encontro com amigos próximos para comemorar uma data especial. Esta partilha de momentos alegres com as pessoas queridas pode ser muito gratificante.
- No caso de casais a renovação de votos com uma cerimónia especial pode ser uma maneira significativa de reafirmar o compromisso e de festejar o caminho que percorreram juntos.
Cada relacionamento é único, portanto, é importante conhecer as preferências de todos os envolvidos e adaptar as comemorações de acordo com os vários gostos. Festejar nos relacionamentos é uma oportunidade de demonstrar amor, gratidão e apreciação pelo outro, fortalecendo os laços e construindo memórias especiais em conjunto, ajudando a construir conexões mais fortes e duradouras entre as pessoas envolvidas.
TERAPEUTA HOLÍSTICA, CONSTELADORA FAMILIAR E FORMADORA
metamorphosestrelas.wixsite.com/terapiaseformacao
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)