in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Neste artigo apresentamos algumas sugestões de atividades físicas gratuitas, para que a falta de dinheiro não seja um impedimento à prática de exercício e para que possa investir na saúde, sem gastar um tostão. O que investimos hoje na saúde poupamos amanhã na fatura da farmácia ou do hospital. Por isso “mexa-se pela sua saúde, e pela saúde da sua carteira”, pode tornar-se uma máxima a seguir. Se está mesmo com o dinheiro contado, fica a sugestão: faça exercício gratuito.
·Correr/caminhar
Um par de ténis pode durar muitos quilómetros de corrida ou caminhada, sem necessidade de manutenção. Compramos os ténis (investimento inicial) e só temos de lhes dar uso, dar corda aos sapatos e desfrutar do prazer de correr ou caminhar (isto sim é grátis).
.Circuitos de manutenção
Nem todas as localidades têm circuitos de manutenção, mas quando existem é boa ideia utilizá-los. Desde simples barras de elevações, até aparelhos mais sofisticados para dar ao pedal, eles estão lá para serem usados convenientemente e darem ao corpo tónus muscular, elevação da frequência cardíaca e prazer – se não for imediato, é passado uns minutos quando se aperceberem das endorfinas (hormona do prazer) a fazer das suas.
·Yoga/pilates/dança
Depois de aprendermos as sequências básicas tanto do yoga, pilates ou dança com um professor creditado podemos continuar a nossa prática individual em casa, sem custos. Claro que se queremos prosseguir na aprendizagem e aprofundar os conhecimentos, devemos continuar a frequentar um local de ensino especializado. Mas o objetivo principal da maioria das correntes de ensino é tornar o aluno autónomo na sua prática individual.
·HIIT – Treino Intervalado de Alta Intensidade
HIIT significa High Intensity Interval Training e consiste em exercícios de alta intensidade, intervalados por períodos breves de recuperação. Pode ser feito em casa ou ao ar livre, sem necessidade de adquirir qualquer equipamento. Pode usar um relógio para medir os segundos de duração dos exercícios – serve o relógio da cozinha desde que tenha um ponteiro dos segundos - mas para além disso, só precisa do corpo e de um chuveiro para depois do treino. Deixo-vos um exemplo muito simples que poderão fazer em apenas 4 minutos do vosso dia, para manter o corpo em forma. São 4 exercícios diferentes com duração de 20 segundos cada e 10 segundos de intervalo entre cada exercício. Exercício (1 + 2 + 3 + 4) x 4 repetições e descansa um minuto entre repetições.
Exercício 1
Começar de pé; baixar o corpo até colocar as mãos no chão; levar os pés atrás em salto, até o corpo ficar esticado em prancha e fazer uma flexão de braços; para subir levar os pés juntos à frente e levantar-se; esticar os braços acima da cabeça.
Exercício 2
Colocar as mãos no chão, braços esticados, como se fosse fazer flexões de braços; corpo em prancha; trazer os joelhos ao peito, alternadamente esquerdo e direito.
Exercício 3
De pé, levantar os joelhos ao peito alternadamente, esquerda e direita.
Exercício 4
Jumping Jacks: de pé, saltar abrindo os braços paralelamente ao chão, ao mesmo tempo que abre as pernas para o lado; abre e fecha as pernas e os braços ao mesmo tempo.
·Aplicações para smartphone ou youtube
Poderão adquirir gratuitamente aplicações para o smartphone (esse sim custa dinheiro) e utilizá-las em casa. Pesquisem em português ou inglês, “exercise” ou “workout” por exemplo, instalem a aplicação e sigam os exercícios sugeridos e diferentes programas. No youtube poderão encontrar muitos vídeos de exercícios que podem fazer em casa.
·Limpezas domésticas
Limpar o pó, aspirar o chão, lavar a loiça, passar a ferro, são atividades físicas que embora possam não queimar muitas calorias, são uma forma simples e fácil de praticar exercício e com resultados imediatamente visíveis – a casa fica limpa. Além disso, poupamos mais tostões, pois ficamos com a casa limpa e não gastamos dinheiro nem com um empregado, nem com ginásio.
·Sexo
Refiro-me ao sexo que é gratuito, praticado entre um casal, e não incluo aqui despesas associadas ao ato – contracetivos vários – pois parte-se do princípio que é feito de forma segura. É uma forma de atividade física e por isso pode ser incluída nesta listinha. Faz bem à saúde física e mental, e contribui para a saúde e bem-estar do casal. Uma panóplia de vantagens e acima de tudo porque, como refere o título do artigo é uma “forma gratuita de trabalhar o corpo”. Desde as posturas mais tradicionais, alongamentos, agachamentos (com mais ou menos repetições), até umas posturas mais acrobáticas, fazer amor é um exercício aeróbio, queima calorias, liberta endorfinas, e contribui para o tónus muscular – todas aquelas vantagens que também associamos de uma ida ao ginásio.
Notas finais:
·Antes de iniciar alguma atividade física que nunca tenha praticado, aconselhe-se com o seu médico;
·Para prevenir lesões pratique exercício de forma gradual, segura e tendo em conta as posturas corporais corretas (ex: costas direitas, pés bem assentes no chão, evitar pesos);
·As atividades físicas sugeridas são parte integrante de um estilo de vida saudável, e não dispensam a alimentação saudável como componente diária de manutenção da saúde.
Nutricionista | Coach
www.sissifranco.com
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)