in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A verdade é que passamos isso para tudo o resto na nossa vida. No âmbito financeiro não é diferente.
Mas se pensarmos bem, se passamos horas preocupados com ganhar dinheiro, não seria prudente da nossa parte dedicarmos pelo menos uma hora dos nossos dias a aprender a cuidar do nosso dinheiro?
E quando o assunto é aprender a cuidar do nosso dinheiro tendemos a acreditar que não somos capazes de o fazer, ou que precisamos de ser grandes especialistas para isso.
É urgente que comecemos a confiar mais nas nossas capacidades, é urgente confiar no processo.
Seria mais fácil se ao invés de duvidarmos de nós mesmos procurássemos saber o que podemos fazer para aumentar a nossa Literacia Financeira.
Talvez este tema, Literacia Financeira, deveria ser ensinado nas escolas. Afinal, vamos todos lidar com dinheiro até ao fim das nossas vidas. E quem melhor do que nós próprios para saber geri-lo de encontro com aqueles que são os nossos objetivos, tanto financeiros como de vida.
Felizmente, nos dias que correm já conseguimos encontrar pessoas que partilham o seu conhecimento financeiro e nos podem ajudar a conseguir umas Finanças Pessoais saudáveis, incluindo colocar o nosso dinheiro a render. Este é o caminho para a Liberdade Financeira que tanto ouvimos falar. E ainda bem que ouvimos. Se está a perguntar-se o que será isto da “Liberdade Financeira”, deixe-me dizer-lhe que Liberdade não é unânime a todas as pessoas. Liberdade Financeira é o poder escolher o que queremos fazer, onde queremos trabalhar e até quando queremos fazê-lo. Liberdade é o poder de decisão, o poder de escolha. E essa Liberdade é diferente para cada ser humano, porque também nós somos diferentes.
Mas existe uma coisa que é igual para todos nós, a forma como vamos chegar a essa tão desejada Liberdade.
Este caminho não é rápido, não é em linha reta, mas é um caminho muito necessário. Começar com um orçamento mensal vai ajudar-nos a perceber onde estamos efetivamente a gastar a maior parte do nosso dinheiro. Pode ser útil começarmos por registar todas as nossas despesas ao longo do mês e definir assim, limites para cada categoria. E agora entra a parte em que precisamos de acreditar que somos efetivamente capazes de cumprir os limites que nós próprios vamos impor.
Quando conseguimos ter um orçamento realista e adaptado a nós e à nossa realidade torna-se muito mais fácil viver sem culpa. Sem a culpa de estar a gastar demasiado dinheiro, sem a culpa de estar com as contas completamente descontroladas. Com esta ferramenta de finanças pessoais nós temos a plena consciência que estamos a fazer tudo certo, que tudo está no sítio onde deve estar.
Agora com um orçamento está na altura de traçar os nossos objetivos financeiros. Defini-los de forma SMART. Um sonho passa a ser um objetivo no momento em que ele é SMART.
S- Specific (Específico)
M- Measurable (Mensurável)
A- Attainable (Atingivel)
R- Realistic (Realista)
T- Time (Temporal)
O segundo passo para chegarmos à nossa Liberdade é ter objetivos SMART, que sejam específicos (saber exatamente aquilo que pretendemos de forma detalhada), mensuráveis (que seja possível medir o nosso progresso para o alcançar), atingível (que saibamos exatamente o que precisamos de fazer no presente para atingir o objetivo no futuro), realista (que seja realista e que seja possível de alcançar) e temporal (que tenhamos consciência de quanto tempo vamos demorar para lá chegar).
Nós somos capazes de alcançar os nossos sonhos, precisamos de confiar no plano que vamos fazer para que isso se concretize. Passar os sonhos para o papel, torná-los objetivos vai dar-nos a motivação e a confiança que precisamos para nos mantermos focados ao longo de todo o percurso.
E agora, a parte mais interessante é que nós podemos acelerar este processo. Depois de sabermos cuidar do nosso dinheiro podemos colocá-lo a render, que é basicamente colocar o dinheiro a trabalhar para nós, através dos Investimentos.
E é aqui que podem surgir medos e dúvidas. Nesta fase é importante investir na nossa Literacia Financeira, conhecer as opções que existem e saber analisar cada uma delas para sermos capazes de tomar as nossas próprias decisões. Todos nós somos capazes de aprender, somos capazes de evoluir e somos capazes de colocar-nos em ação e fazer acontecer.
Confie em si, confie no processo!
MENTORA DE FINANÇAS PESSOAIS E INVESTIMENTOS
www.catarinacruzfinancas.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)