in REVISTA PROGREDIR |DEZEMBRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A palavra amor têm também uma raiz indo-europeias na expressão “am que está ligada à ideia de proximidade ou ligação, refletindo o sentimento de união.”
A palavra relacionamento deriva do verbo em latim “referre é formado por re- (prefixo que indica “de novo” ou “para trás”) e ferre (carregar, levar). Assim, no sentido original, uma “relação” é algo que conecta, retorna ou liga uma coisa a outra.”
Portanto, relacionamento significa “o ato ou o estado de estabelecer ou manter uma conexão ou vínculo entre pessoas, ideias ou coisas.”
Da etimologia destas três palavras é possível extrair que a esperança simboliza a expansão. Enquanto o amor, traduz uma ligação. Por sua vez, a relação remete para uma conexão.
Como o leitor pode observar, a esperança no amor das relações íntimas reúne a essência simbólica desses três nominalismos, ou seja, a expansão de uma ligação de conexão.
O amor e a relação têm a mesma raiz, a conexão e a ligação.
Se interiorizar este princípio, não só poderá orientar as suas escolhas nas relações íntimas ao longo da vida. Como terá a oportunidade de as vivenciar em cada momento.
A relação íntima segundo a visão da perspetiva da espiritualidade no mundo da matéria é uma “consequência e nunca um objetivo”.
Uma consequência de quê?
Num primeiro momento, uma consequência de uma criação individual.
Num segundo momento, uma cocriação entre duas pessoas.
Estes momentos são um reflexo do processo de despertar da consciência e da sua evolução com ser humano no planeta Terra.
O processo de despertar da sua consciência é composto, por um lado, em descobrir o seu “sentido de direção”, ou seja, a determinação interior que lhe sussurra dentro de si “é por ali”. Por outras palavras de entrar em contacto com o seu “yang interior”.
Por outro lado, de visionar o seu “caminho de vida”, isto é, como aplicar o seu Yang interior forte no que faz na sua vida concreta quotidiana. Por exemplo, nos seus “projetos, no trabalho, no conhecimento adquirido e no desenvolvimento pessoal e profissional.”
Assim sendo, toda a relação deve ser perspetivada como uma possibilidade e não como uma expectativa de vida.
O que pressupõe que não tem a necessidade de ir à procura de pessoas para ter um relacionamento íntimo, elas vão surgir no seu caminho. Desde que faça primeiro o seu trabalho de casa de investir no seu desenvolvimento pessoal.
As relações de intimidade são como um campo fértil onde cultiva as suas emoções e sentimentos. Cada comportamento é uma semente, cada palavra uma gota de água, e cada escolha, a luz do sol que alimenta o crescimento. Quando cuida com dedicação, o campo floresce em confiança, e os frutos que colhe têm o doce sabor do amor, da aceitação e do respeito. Mesmo nos dias difíceis, a atenção, a escuta e a empatia garantem-lhe que a colheita sempre valerá a pena. Assim é e já é!
Por isso, a relação não é um caminho de vida, só deveria de existir como uma consequência do seu caminho de vida.
Um relacionamento íntimo de qualidade surge da união de dois seres humanos que investiram no seu desenvolvimento pessoal e no seu trabalho interior de despertar da consciência
Além disso, para que esse relacionamento funcione, os caminhos de vida de ambos devem de ser comuns.
Porém, como o leitor pode observar, na maioria dos casos isso não acontece. Existe apenas a necessidade da pessoa ter uma relação íntima, ou seja, muitas vezes o outro vem preencher um vazio e ocupar uma função na sua vida, de forma a completar alguma coisa que sente como incompleta.
Quando isso acontece é o momento de parar e de fazer as seguintes perguntas relativas à sua relação de intimidade:
Qual é a função dessa relação?
O que o mantêm junto dessa pessoa?
Os filhos?
O seu sistema de crenças?
Algum objetivo?
Alguma dependência?
Algum problema?
Algum medo?
Alguma expectativa?
Algum sonho?
As respostas e os insights que lhe surgirem podem ajudá-lo a identificar a génese dessa relação como opção de vida.
As relações de intimidade são um dos maiores desafios do ser humano em sociedade, nelas se espelham e projetam o nível da sua consciência interior e as pessoas que está a atrair para a sua vida.
Essas relações são o solo fértil onde germina saudavelmente a árvore da vida.
Seja um agricultor consciente que escolhe as melhores sementes e que depois saboreia os doces frutos com o aroma de amor da sua relação íntima.
EMPRESÁRIO, INVESTIDOR E COACH ESPECIALISTA EM NEGÓCIOS E CARREIRAS
Website: pedropirescoaching.com
Email: [email protected]
in REVISTA PROGREDIR |DEZEMBRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)