Por Pedro Melo
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
MARCA© é um acrónimo que se desconstrói em 5 domínios: a Memória, a Atitude, o Respeito, o Carisma e o Amor. Vamos perceber como podemos potenciar positivamente cada um deles para acrescentar valor no contexto profissional.
Memória
A memória representa na verdade a representação e as significâncias de nós que queremos no contexto profissional. Todos os dias devemos ter dois tipos de exercícios potenciadores da construção da memória de nós:
Antes de sairmos de casa para o contexto de trabalho devemos, por exemplo olhar no espelho (seja no sentido literal ou figurado) e questionar a nós mesmos: o que quero hoje deixar como memória de mim no meu local de trabalho: A que objetivos da minha organização vou dar resposta, garantindo que deixo a minha pegada na sua Missão? Como vou alinhar-me hoje com os Valores da minha organização? Como vai a Visão da minha organização integrar-me de forma inesquecível na construção do seu futuro? Como quero demarcar a minha identidade e individualidade na interação sistémica com a minha organização?
Ao sairmos do trabalho (por exemplo enquanto estamos na fila de transito), fazer as mesmas questões, mas numa análise retrospetiva: A que dei resposta, como me alinhei, como me integrei, como me demarquei.
No contexto da memória, realçar que ninguém é substituível. As tarefas são, mas as Pessoas e a sua MARCA©, jamais.
Atitude
Neste domínio está a forma como encaramos o “ir trabalhar” todos os dias. Conseguimos “vestir a camisola” e na nossa forma de interagir nos fundirmos com a própria imagem da nossa organização? Desde a apresentação física, à linguagem não verbal, estamos e somos organização? Se conseguirmos que os outros nos digam: “vê-se mesmo que trabalha nesta organização” é porque a atitude está alinhada com o valor que emprestamos à missão da nossa organização, assim como a nossa imagem também ela alinhada com a da organização.
Respeito
Sentir que como profissionais não somos o centro, mas o foco para o real centro que são os nossos clientes. O sentido de respeito e de serviço aos outros condiciona-nos quer na atitude já apresentada no ponto anterior, quer na memória que deixamos, neste caso nos nossos clientes, na interação com eles. É o profundo respeito pelos clientes que molda a memória mais ou menos positiva que lhes deixamos e a vontade de nos continuar a procurar. Quase que como “funcionário do mês” fosse sinónimo de “respeitador do mês”! 😊
Carisma
Aqui reside de facto a nossa identidade. Podemos usar todos um fardamento semelhante na nossa organização, mas se cada um de nós emprestar Alma ao fardamento, aí reside o carisma. É não fugir na Missão, Visão e Valores da organização onde trabalhamos, mas garantir que somos únicos e insubstituíveis. Isto consegue-se acima de tudo pela forma como comunicamos, interagimos e deixamos a nossa impressão digital nos espaços do nosso local de trabalho. Quase como um perfume que fica no ar enquanto caminhamos e alguém que passa depois de nós diz que acabámos de ali passar de certeza!
Amor
No Amor começa e termina toda a construção da nossa MARCA©. Deixar Amor na Memória, através do Amor na Atitude, no Amor no Respeito, no sermos amorosos também no Carisma. A construção do sentimento de Amor, no local de trabalho, demanda a promoção de emoções positivas nos colegas e nos clientes, a construção de crenças positivas sobre nós e assim, nesta associação de cada dimensão da MARCA©, o Amor é a cola que une todas estas peças no puzzle do Valor Profissional.
PROFESSOR NA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (ICS – PORTO); ESCRITOR; LOCUTOR DE RÁDIO E APRESENTADOR DE CONTEÚDOS MULTIMÉDIA
YouTube: www.youtube.com/PedroMeloPhD
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)