in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Existem pelo menos 3 sentidos para esta palavra: o sentido de instigação para superar capacidades, o sentido de competição, e o sentido de uma situação problemática. Vamos enquadrar os 3 para uma reflexão profunda sobre a existência humana.
Podemos chamar desafios, aos problemas e obstáculos que vamos encontrando ao longo da nossa vida. Porque está a humanidade destinada a passar por tantas adversidades e a ser constantemente desafiada ao longo da sua existência para bilhões de pessoas?
Mesmo que um indivíduo tenha aquilo que muitos considerariam uma vida maravilhosa, mesmo que se trate de um monge ou de um religioso dedicado à paz interior, estes seres humanos também continuam a ser postos à prova e encontram objeções nas suas vidas.
Então podemos constatar que, dos obstáculos ao longo do caminho, o ser humano não pode fugir…
Punição, karma, castigo, aprendizagem, lição, enfim, vários são os pontos de vista que podemos adotar perante um desafio e sabendo que a verdade pode ter centenas e milhares de graus possíveis, podemos considerar que consoante o ponto de vista, assim será o desfecho ou a conclusão dos desafios que a vida nos vai trazendo…ou que o ser humano vai causando a si mesmo?
Lembro uma história muito bonita, certa vez o discípulo pergunta ao Mestre:
- Mestre, antes da iluminação tinhas problemas?
- Claro que sim, como toda a gente... — responde o Mestre
- E sofrias muito?
- Claro que sim, como toda a gente!
- E depois da iluminação, deixaste de ter problemas?
- Não, claro que não… a diferença é que agora já não me importo com eles. — conclui o Mestre.
A forma como encaramos e reagimos aos nossos problemas e obstáculos são baseados num sistema de crenças comportamentais que o nosso cérebro vai agrupando e reorganizando a cada evento e que vão formando uma personalidade.
Esta personalidade vai gerando formas de estar e de ser, o que nos torna únicos. Por isso dentro de um padrão comportamental social, cada indivíduo cria a sua própria forma de reagir aos eventos.
Numa análise mais profunda podemos constatar que é perante os desafios que o ser humano se desenvolve e evolui, ainda que isso implique alguma dor e sofrimento.
No entanto, podemos tornar o sofrimento numa escolha e utilizá-lo para aquisição de maturidade, podemos aprender “a aprender” como melhor viver, com alegria e leveza!
Podemos encarar cada dificuldade como uma lição que a vida nos proporciona para corrigir atitudes e comportamentos, mas onde está o manual da vida para estudar a lição sem dor?
Um dos primeiros desafios que enfrentámos foi o parto, depois a alimentação, seguidamente o caminhar, falar, brincar, socializar, estudar, etc… e o grau de dificuldade vai subindo, tal como o alpinista ao escalar a montanha ou como o atleta que enfrenta cada etapa da corrida, tal como na escola onde transitamos de ano até chegar ao doutoramento, onde também continuaremos a enfrentar contrariedades!
Neste momento a humanidade encontra-se a viver um dos seus maiores desafios de sempre e enfrenta muitas incertezas pelo caminho. Sem dúvida, uma época em que a fé será uma grande aliada! Uma forte estrutura emocional e psíquica serão determinantes nos próximos tempos.
Como superar os desafios pessoais? Muitas pessoas ficam presas aos desafios como o hamster na roda do rato, ser uma vítima da vida e das circunstâncias pode ser tentador e trazer muitos benefícios secundários mas também custará muito à nossa saúde e paz de espírito.
Então, não restam grandes escolhas ao ser humano que deseja seguir em frente e alcançar o “Mestrado” na jornada da vida, ou evolui… ou evolui! Isso mesmo, não existe alternativa, porque para progredir o ser humano precisa enfrentar os desafios, refletir, parar, pensar, questionar, sair da zona de conforto, experimentar, arriscar, acreditar e desistir/largar aquilo que o faz sofrer. Isto não implica deixar alguém para trás, abandonar pessoas ou desistir de um emprego, nada disso! Isto implica desistir de um pensamento, de uma teimosia, de uma crença ou até mesmo de uma certeza, e isso sim, é um dos grandes desafios da humanidade!
PROFESSORA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - ESCOLA DE DESENVOLVIMENTO HUMANO
www.escoladedesenvolvimentohumano.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)