in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2015
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A gratidão é um estado emocional muito positivo. Quando se sente grato, fica mais leve, o sorriso não sai da cara, é como estar enamorado. A gratidão é um estado de paixão pela vida, por alguém ou por alguma coisa específica. Estar grato pela sua vida, pela sua casa, pela refeição que pode pagar, é um estado vibracional elevado que lhe permite atrair mais do mesmo para a sua vida.
A questão de ouro é: As suas crenças permitem-lhe estar (verdadeiramente) grato com o dinheiro na sua vida?
Para ajudar a responder de forma honesta a esta questão tire um tempo para si, pergunte-se, responda em voz alta e escreva num papel (é mesmo importante registar) a resposta a estas questões:
- O que é para mim o dinheiro? Adjetive o dinheiro.
- Que afirmações costumo proferir relativamente ao dinheiro?
- Como reajo quando tenho uma despesa para pagar?
- Como lido com o dinheiro? Que sentimentos experiencio nas questões relacionadas com o dinheiro?
Talvez descubra que tem sentimentos contraditórios relativamente ao dinheiro, adora ter dinheiro, mas detesta nunca ser suficiente. Por vezes sente-se culpado de ter comprado aquela peça de roupa ou feito aquela massagem ou ainda de não poder comprar o presente que o seu filho tanto queria. Talvez sinta que merecia ganhar mais dinheiro e ao mesmo tempo que nunca deixará de ser pobre. Tudo isto é possível e comum, tal como outras combinações de sentimentos, mas há algo que pode fazer de diferente. Centre-se naquilo que pode mudar e na maioria das vezes isso é a sua atitude. Ao mudar a sua atitude, novas perspetivas e realidades (que não consegue imaginar) têm início.
Após ter escrito e analisado a sua relação com o dinheiro, introduza gradualmente mais sentimentos de gratidão na sua vida. Agradeça a sua vida. Agradeça os amigos que tem. Agradeça a família que o apoia. Agradeça ter saúde. Agradeça o sol fora de época. Agradeça o passeio que deu. O elogio que recebeu. Agradecer as coisas maravilhosas que tem na sua vida, é um passo fundamental, para mais facilmente criar uma relação de gratidão com o dinheiro. E neste campo pode ir mais longe. Para que cada vez se sinta melhor e mais confortável com a sua situação financeira existem muitas estratégias. Dessas escolhi 2 que ajudam a aumentar o seu sentido de gratidão e ao mesmo tempo lhe abrem portas à energia do dinheiro:
1 - Aceite-se Profundamente, incluindo as manifestações de abundância que surgem na sua vida: sinta-se merecedor de uma prenda que lhe oferecem, do emprego que tem ou conquista, do dinheiro ou bens que lhe chegam, do Amor que chega através de muitas pessoas e situações. Abra-se a receber de forma livre, confiante e sem receio. A desconfiança bloqueia o sentimento de gratidão e quebra o fluxo da abundância.
2 - Valorize e Respeite o Dinheiro
- Agradeça quando pagar as suas contas da luz, telefone, empregados, fornecedores, comida ou combustível. Agradeça por ter capacidade para as pagar e por ter usufruído desses serviços. Não reclame do preço.
- Agradeça o salário que recebe (mesmo que seja baixo) na certeza de que o merece e que está disponível para receber mais. Não ande sempre a dizer que ganha pouco ou que o dinheiro nunca lhe chega. A escassez é uma vibração negativa que vai reforçar as suas crenças negativas acerca do dinheiro. Agradeça por ter um salário, uma casa, ou dinheiro para comprar o passe. Da próxima vez que lhe perguntarem como vão os negócios ou emprego, responda de uma forma positiva!
- Seja honesto. Declare os seus rendimentos. Pague os impostos a tempo e horas. Para manifestar a sua abundância, deve cumprir com as suas responsabilidades. Quando não o faz, está a enviar ao universo os seus receios de escassez e a dizer que não acredita no fluxo da abundância. Está ainda a manifestar-se pouco grato ao recusar contribuir para o bem comum.
Agradeça várias vezes ao dia de forma genuína. A gratidão não pode ser forjada, tem de ser autêntica. Dizer “Obrigado por ter pago a fatura da água e ainda me ter sobrado dinheiro” e ao mesmo tempo estar a pensar “Isto é uma cambada de ‘chulos’, é só taxas e taxinhas” é extremamente incoerente. Quando reclama, cria uma energia negativa que o afeta em primeiro lugar a si, tornando a sua vida mais difícil (inclusive a financeira).
No entanto, apesar de não poder ser forjada a gratidão, ela pode ser treinada. Agradeça todos os dias, várias vezes e à medida que o fizer, vai ser cada vez mais natural e quanto mais grato se sentir, mais coisas vai ter para agradecer.
Obrigado!
CONSULTOR MONEY LIFE
www.moneylife.com.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2015
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)