Por Sofia Loureiro
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2013
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Nas últimas décadas registouse um aumento no número de casos de obesidade, alergias, asma, hiperatividade e eczemas - entre outros - na camada infantil. Assim, a implementação de hábitos saudáveis e medidas de prevenção torna-se cada vez mais importante de modo a assegurar o bem-estar dos mais pequenos. A prática de um estilo de vida saudável é determinante para a manutenção do equilíbrio funcional e Vitalidade do nosso organismo, de modo a fazer face aos desafios do dia-a-dia.
Entre as principais medidas de prevenção incluem-se:
- Alimentação Saudável, com uma dieta equilibrada e nutritiva baseada em alimentos naturais frescos.
- Exercício Físico Regular, que incluem desde o brincar, caminhadas em família, até à prática desportiva adaptada à idade da criança.
- Sono Reparador, sendo importante estabelecer padrões de sono desde uma idade precoce. De recordar que uma criança cansada é uma criança mais vulnerável.
- Contacto com a Natureza, interação com animais, plantas, visitas a quintas pedagógicas, entre outros.
- Medidas de Higiene, recordando que um excesso de limpeza leva a uma falta de estímulo do sistema de defesa natural do organismo: há que distinguir entre limpar e esterilizar.
- Relaxamento, cada vez mais importante devido ao estilo de vida rápido e competitivo da nossa sociedade contemporânea. Técnicas como meditação, ioga infantil, visualização, podem contribuir para o equilíbrio mental e emocional da criança.
- Criatividade, a imaginação e fantasia contribuem não só para a nossa capacidade de expressão, mas também para um o desenvolvimento equilibrado entre a nossa capacidade de análise e de síntese.
Em conjunto, estas importantes medidas podem assisti-lo a implementar hábitos sadios na vida das crianças. Conta-se que na antiga china, um verdadeiro médico era aquele que ensinava ao seu paciente um estilo de vida saudável, de modo a prevenir a doença. Como tal, os médicos apenas recebiam o seu pagamento enquanto o paciente se mantivesse em pleno estado de saúde. Caso o paciente adoecesse, considerava-se que o médico tinha falhado no seu objetivo e era sua obrigação restabelecer rapidamente a saúde do paciente. Se este era verdadeiramente o caso, permanece um mistério, mas, decididamente: “mais vale Prevenir que remediar!”
"Vivemos rodeados por remédios naturais e não o sabemos." - Carlos Spethmann
Apesar da sua vitalidade, as crianças sofrem, por vezes, quebras no seu bem-estar. Nas últimas décadas, tem se registado uma crescente procura de tratamentos mais suaves e naturais para aliviar as queixas infantis mais comuns. A simplicidade e efetividade dos remédios naturais vêm em auxílio das crianças de modo a reduzir a intensidade e frequência das queixas, aliviar o desconforto e prevenir as complicações.
De facto, sempre que usados de forma correta, os remédios naturais contribuem para um restabelecimento rápido e seguro do equilíbrio do organismo. As terapias naturais estimulam os mecanismos de cura inatos do organismo, segundo o seu poder de reação. Como tal, as crianças, cuja Energia Vital e capacidade de reação são naturalmente elevadas, respondem de uma forma bastante positiva a este tipo de tratamentos. No âmbito das terapias naturais existe um variado leque de disciplinas a que podemos recorrer.
Entre as diversas disciplinas naturais contam-se o Herbalismo (uso terapêutico de plantas medicinais), a Aromaterapia (uso terapêutico de óleos essenciais), Florais de Bach (uso terapêutico de essências de flores para o bem-estar emocional), Hidroterapia & Geoterapia (uso terapêutico da água e a argila), Homeopatia Sais Schüssler (uso terapêutico de remédios diluídos), Massagem & Reflexologia podal (terapias manuais), a Osteopatia (alinhamento da estrutura corporal). Os Suplementos Alimentares também o podem ajudar a cuidar do bem-estar dos seus filhos. Com a prática, poderá selecionar quais as terapias que melhor se adaptam à criança, sendo importante ter em casa um pequeno estojo contendo os remédios naturais mais usados de modo a recorrer rapidamente a estes sempre que necessário.
O nosso Progresso – como sociedade e humanidade – depende de uma nova geração de crianças Saudáveis, Ativas e Motivadas!
SOFIA LOUREIRO AUTORA DO GUIA DE REMÉDIOS NATURAIS PARA CRIANÇAS, ED. NASCENTE TERAPEUTA NATURAL E ESCRITORA www.soproverde.wordpress.com Facebook: Guia-de-Remédios-Naturais-para-Crianças in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2013 |