in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2017
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Todos temos responsabilidade na forma como vivemos e no nosso bem-estar. A gestão de tempo e prioridades cabe-nos a nós próprios e a mais ninguém, de fazê-lo. O nosso estado interno reflete-se no nosso estado externo. Quantas vezes já deu conta que a sua boa disposição contagiou alguém? Ou o oposto…o seu estado de tensão ou irritabilidade contagiou igualmente alguém? Todos nos influenciamos, uns aos outros. Portanto escolha conscientemente que influência quer ser.
Quantas vezes foi tratado com frieza, distanciamento e até talvez de certa forma agressiva? Como reagiu? Devido à tensão diária em que a maioria de nós vive, é fácil reagir “na mesma moeda”, mas será que não podemos fazer diferente? Não podemos mudar o outro, mas podemos certamente mudar o nosso comportamento e consequentemente a própria situação. Se respondemos “na mesma moeda”, vamos alimentar a chama da frieza, agressividade, é fácil reagir e criticar, mas se sorrir, demonstrar empatia e compaixão por aquela pessoa que, provavelmente tem muitos problemas e está a passar um dia tão complicado e difícil, o que será que acontece? Experimente.
Quem não quer se sentir bem tratado? Quem não quer sentir-se tratado com respeito, amabilidade, generosidade, bondade, simpatia? Todos nós. Então façamos a diferença pois colhemos o que semeamos e recebemos aquilo que emitimos.
Compreenda que o Ser Humano é um todo, e que as suas ações, pensamentos e emoções influenciam não só os outros, como o seu próprio corpo e organismo vivo. Na Medicina Tradicional Chinesa essa ideia está bem expressa no conceito de Holismo e na importância dos aspetos psico-emocionais associados a órgãos e sistemas do corpo humano. Emoções negativas tornam-se tóxicas e prejudicam os órgãos e o seu corpo físico. Sabia por exemplo, que a irritabilidade ou raiva contida prejudicam o seu Fígado? A associação entre emoções e o corpo físico é há muito estudada e analisada, comprovando que um corpo saudável deve ser acompanhado de uma mente saudável e que grande parte das doenças físicas têm origem na mente e nas emoções. Então como digerir e libertar as emoções tóxicas? Primeiro entenda que nós não somos a emoção. Nós sentimos a emoção. Então sinta-a e liberte-a, deixe-a ir. Procure mecanismos e ferramentas para o ajudar a libertar pensamentos e emoções negativas ou tóxicas. Seguindo o exemplo anterior, “pegue” na sua raiva e canalize essa energia para concretizar aquele projeto que há tanto gostaria de realizar! Ou faça desporto, cante, dance, pinte a raiva numa tela e transforme algo negativo em arte e terapia pura para a alma! É nutrindo-nos de bem-estar que vamos emanar bem-estar. Nutra-se! Nutra-se de bons amigos, boa música, boa comida, bons hobbies que o façam sorrir e perder a noção do tempo. Nutra-se de gratidão por tudo o que tem e tudo o que é! Nutra o seu corpo, a sua alma, o seu coração.
Escolha ver o lado bom e positivo de tudo ao invés de se focar no que está errado. Escolha focar-se no que tem em vez de se focar no que lhe falta. Permita-se parar, permita-se sentir, permita-se sorrir. Permita-se ser criança de vez em quando, outra vez. Brinque! Divirta-se! Permita-se. Reencontre-se com a sua essência. Seja amável consigo próprio. Mime-se! É necessário alcançar esse bem-estar genuíno connosco próprios para estarmos bem e em harmonia com os outros.
Compreenda ainda que a mudança acontece de dentro para fora. Como dizia Gandhi “seja a mudança que quer ver no mundo”. Então sorria e faça a diferença positiva na vida de alguém. Às vezes basta um pequeno gesto, uma palavra, um olhar, um sorriso. Mudamos o mundo quando modificamos e melhoramos o nosso próprio Ser. Podemos ser mais conscientes, responsáveis, alegres e saudáveis e isso será o reflexo automático de melhoria geral em nosso redor. Se se dirigir genuinamente a uma pessoa com um sorriso e compaixão, ainda que essa pessoa esteja a ter um dia difícil e esteja muito irritada, o que acontece é que a sua boa vibração quebra a energia negativa da outra pessoa. E a sua amabilidade não só irá enriquecer o dia daquela pessoa como o de outras, que em seguida serão tratadas com a boa energia que espalhou com a sua atitude. Nutra-se de respeito, amabilidade e bondade e espalhe magia na sua vida. Mostre, dê e emita aquilo que gostaria, na verdade, de receber.
Lao Tse (também conhecido por Lao Tze, Lao Tzu, Lao Zi), um grande filósofo e escritor da antiga China, fundador do Taoismo filosófico e a quem foi atribuída a autoria da antiga obra “Tao Te Ching”, espelha nesta frase o impacto da prática da amabilidade: “Amabilidade na palavra, gera confiança; no pensar gera profundidade, no dar gera amor”.
Quando foi a última vez que elogiou alguém? Que ajudou alguém? Que fez sorrir alguém? Elogie. Ajude. Sorria. Seja compreensivo e demonstre compaixão. Espalhe amor e alegria. Pratique a gratidão e amabilidade, primeiro consigo mesmo e depois com o outro. Verá as diferenças.
ESPECIALISTA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA TERAPEUTA & FACILITADORA DE WORKSHOPS E RETIROS
www.anasofiarodrigues.com
www.facebook.com/anasofiarodrigues.medicinachinesa
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2017
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)