in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A geração de ideias e a procura de criatividade leva-me de volta aos anos noventa, com o Joca, o Quim e o Avô personagens principais da série Fura-Vidas. Num dos episódios em que o cenário não era favorável à família Fintas, os três juntam-se no bar da Dora:
“Tive uma ideia” diz o Joca. “E doeu-te muito?”, perguntou-lhe o irmão.
Não parecia um diálogo promissor, mas Joca continuou referindo que tinha aprendido a fazer equações e que utilizara esse método para encontrar uma solução - “Ponto um, nós somos vendedores sem nada vender, certo? Ponto dois, nós somos vendedores sem nada para comprar, certo? A solução é a seguinte, estão preparados? Nós, só temos que arranjar uma maneira de fazer dinheiro a partir do nada!”. Às vezes o cenário é exatamente este, pensamos que estamos a utilizar todo o nosso potencial e a utilizar as melhores ferramentas, mas existem sempre métodos que podem ajudar a dar uma melhor resposta ainda.
De regresso à rotina diária, não é possível esquecer a criatividade no meio profissional - é algo que depende de vários fatores, como a equipa, a filosofia da organização e a entidade patronal, mas é sempre possível unir a criatividade ao trabalho, seja para ajudar uma equipa a encontrar novas soluções, ou para encontrar formas mais eficientes de realizar o seu trabalho.
Existem vários métodos para levar a criatividade ao meio organizacional como o design thinking e o brainstorming:
Design Thinking
É originário da área do design com um foco especial no público-alvo e pode ser utilizado para criar um novo produto ou serviço. Este método é constituído por quatro etapas:
1 - Imersão - adquirir conhecimento sobre o tema, perceber bem o tipo de solução que procura, onde será implementada e por quem. Definir bem qual o problema a solucionar;
2 - Ideação - este é o momento de conhecer várias soluções, gerar ideias e insights. Um passo importante neste ponto é deixar a crítica de lado e olhar sem julgamento para diferentes ideias;
3 - Prototipagem - selecionar as ideias com maior probabilidade de sucesso e concretizar protótipos que podem até ser de papel. É possível experimentar diversos modelos da mesma ideia de modo a conhecer o seu verdadeiro potencial e oportunidades através da observação em equipa e do feedback do público alvo
4 - Desenvolvimento - colocar a ideia na prática e, se necessário, colocar as diversas equipas relacionadas a implementar o projeto, testando o produto já na sua forma final.
O design thinking tem a grande vantagem de, em vez de se passar diretamente de uma ideia fechada para um produto/ serviço real, são trabalhadas diversas formas de conhecer o potencial da ideia e compreender de forma aproximada qual poderá ser o seu impacto real. Cada passo irá mostrar-lhe se está no bom caminho para atingir o seu verdadeiro objeto. E se não estiver? Retroceder, gerar ideias, reconstruir, testar, até conseguir o resultado pretendido.
Brainstorming
Este é um processo que até está incluído na primeira fase do design thinking; pode ser utilizado como o primeiro passo de um processo mais complexo, funcionando como a faísca que ilumina o início da criação - é uma tempestade de ideias pouco regulamentada.
O que é importante para tornar esta tempestade possível:
- quantidade, não a qualidade;
- evitar a crítica, libertar as ideias sejam quais forem;
- manter o fluxo criativo (com as pessoas necessárias para o debate)
- quando em grupo, não permitir que esta geração de ideias se torne de sentido único sendo uma palestra.
O Design Thinking e o Brainstorming são duas estratégias que permitem levar criatividade ao nosso dia a dia, sendo possível que sejam aplicadas no meio pessoal ou profissional. A criatividade pode fluir quando estes métodos são trabalhados em equipa, mas é possível que sejam aplicados a diversas situações do dia a dia, lembre-se: habitualmente andamos numa linha reta diariamente, o que é normal, por isso, para conseguir ideias fora da caixa, precisamos de uma pequena ajuda, e é isso que o Design Thinking e o Brainstorming nos ajudam a fazer.
Email: [email protected]
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)