in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Assim é também a criatividade, uma sublime dimensão da condição humana, (Sanchez, 2003), uma força, habilidade, que surge muitas vezes nos momentos menos prováveis, em situações inesperadas, quando se pensa que tudo ou quase tudo já está inventado.
Criatividade e Saúde?
Na saúde, tal como noutras áreas da Vida, pode acontecer surgir quando se vive, a nível nacional, europeu, mundial alguma situação preocupante, onde novas e prioritárias necessidades surgem. Urge assim, criar e testar novas soluções que, podem ir de utilitárias a vitais. Como diria Albert Einstein “No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade”.
Saúde em Mandarim Jiàn kāng 健康, significa, pessoa forte, revigorada, saudável, pacífica e abundante.
Assim, tudo o que contribua para fortalecer, revigorar, pacificar, gerar abundância, na vida de um indivíduo ou comunidade, estará a ser promotor da Saúde e de Qualidade de Vida dos mesmos.
É possível e na área da saúde, verificar o envolvimento da criatividade em pelo menos três contextos:
- Criatividade como propulsor da Inovação e da descoberta de novas soluções em saúde
- A descoberta de moléculas que depois podem resultar em medicação que salva-vidas;
- Equipamentos que depois de testados e patenteados, permitem realizar exames e aferir resultados;
- Combinação eficaz e segura de plantas, os seus princípios ativos, funções que permitem regular o organismo;
- Articulação de estratégias, terapêuticas, procedimentos convencionais e não convencionais, que com o tempo, e à medida que se vai conseguindo uma maior integração e compreensão dos paradigmas de saúde envolvidos, é possível alavancar e contribuir para o tratamento efetivo, de determinadas condições de saúde.
- A Criatividade como veiculo e suporte à comunicação eficaz em Saúde
Comunicar eficazmente em saúde, significa:
Articular, Literacia em Saúde e Criatividade, isto é, disponibilizar e transmitir a informação aos cidadãos, de forma acessível, assertiva, clara, e positiva tal como no Modelo de Comunicação em Saúde, ACP (Almeida, 2019), sendo por isso, compreensível e útil.
Figura 2: Comunicar com eficácia
É fundamental para o empoderamento (Street et al., 2009) e para a capacitação da pessoa (Almeida, 2018; DGS, 2019), no que diz respeito à tomada de decisões informadas sobre a sua saúde, ao longo do seu ciclo de vida (Sorensen et al, 2012), permitindo assim a participação ativa da pessoa, em linha com PNS – Plano Nacional de Saúde 2020, e com o relatório “Um Futuro para a Saúde – Todos temos um papel a desempenhar” (Gulbenkian, 2014)
O que chama a atenção, desperta interesse
Contudo, e ainda antes que um cidadão se interesse por ler algo, há primeiro que chamar a atenção do mesmo, despertando curiosidade para ler e saber mais. (Ruesch, 1956, p. 160; Wyer & Shrum, 2014). É aqui que a Criatividade entra também.
Bom exemplo
Foi a campanha mundial proposta pela OMS – Organização Mundial de saúde, lançada em 2010 e reforçada em 2019, “Afaste os bichos, lave as mãos”, com os temas:
“Salve vidas: higienize as suas mãos” e “Cuidado seguro para todos está nas suas mãos”.
Criatividade na saúde em ação
Para motivar a que esta prática de lavagem frequente das mãos em todos os serviços e pelos profissionais de saúde, auxiliares, voluntários, visitas, doentes/pacientes, fornecedores, fosse eficazmente adotada, foi criativamente realizado o seguinte:
- Construção de cartazes criativos, com mãos pintadas de forma original, apelativa e inovadora. Ver aqui
- Elaboração de vídeos impactantes destinado a crianças AQUI e adultos AQUI, que passaram na TV e foi posteriormente foram difundidos também pelas redes sociais
- Desenvolvimento de um equipamento que permite aos profissionais de saúde observar a sinalização de micróbios, presentes nas mãos nesse mesmo instante.
- Introdução de trabalhos sobre o tema, com fantoches de sobras, junto da população infantojuvenil que foram desenvolvidos em várias escolas. Exemplo de uma escola do Brasil AQUI
- Organização do passo-a-passo da lavagem das mãos num cartaz para colocação nas WC junto aos lavatórios, elaborado pela DGS – Direção Geral da Saúde - Portugal. AQUI
- A Criatividade como terapêutica com benefícios na Saúde dos cidadãos.
Os resultados revelaram fortes conexões entre arte e saúde mental, além de benefícios para a saúde física.
Tabela 1: Benefícios da Criatividade para o cérebro
- O Fisiologista Húngaro, Albert Szent-Györgyi, laureado, em 1937 pelas suas pesquisas relacionadas com a vitamina C. Conhecido também pela sua célebre frase:
- Tu You You, a Farmacologista Chinesa, laureada com o mesmo Prémio Nobel em 2015, colocou também a frase de Szent-Györgyi em prática, ao descobrir a artemisinina e a diidroartemisinina, usadas para tratar a malária.
Que a criatividade possa continuar ao serviço da saúde e do bem-estar da Humanidade. Cérebros criativos produzem civilizações 健康, isto é, mais fortes, revigoradas, saudáveis, pacíficas e abundantes. O que todos desejamos.
PROFESSORA NA ESMTC - ESCOLA DE MEDICINA TRADICIONAL CHINESA EM PORTUGAL, PROFISSIONAL DE SAÚDE - ESPECIALISTA DE MEDICINA TRADICIONAL
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)