Por Lurdes Salgado
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Se não dermos a devida atenção aos sinais que o corpo nos envia, ele vai perdendo a capacidade de sentir e de nos enviar mensagens e vamo-nos habituando a viver com tensões e desconforto. Instalam-se os padrões rígidos de movimento, que bloqueiam a energia vital e impedem-nos de nos movimentarmos de forma natural - ficamos bloqueados e desconectados do corpo. Os músculos transformam-se numa espécie de “armadura”, que diminui a sensibilidade, a vitalidade e contém as reações emocionais.
É importante criarmos espaço no nosso dia, para nos movimentarmos de forma espontânea e resgatarmos a conexão com o nosso Corpo, pois é ele que nos oferece todas as possibilidades de sentir, explorar, mudar e criar!
Salvo raras exceções, a flexibilidade não se perde para sempre e é possível treiná-la e melhorá-la em qualquer idade, através de hábitos e atividades adequadas. O importante é fazê-lo de forma consciente, respeitando a condição e os limites individuais. Da mesma forma que as alterações se instalam gradualmente, reverter esse processo, também não acontece de um dia para o outro. O corpo precisa de tempo para regressar ao seu estado de equilíbrio e harmonia.
Dicas para um corpo e mente flexíveis:
—Movimente-se! Pratique atividades como Pilates, Stretching Global Ativo ou Yoga. Escolha uma atividade que seja prazerosa em vez de a fazer por obrigação.
— Alongue sempre depois de praticar uma atividade física, após passar muito tempo na mesma posição ou a fazer movimentos repetidos (em caso de dúvida, aconselhe-lhe sempre com um profissional qualificado).
— Expresse as suas emoções! Emoções contidas ficam armazenadas no corpo em forma de tensões. Procure a ajuda de um profissional se for necessário.
- Integre na sua rotina, tempos de pausa e relaxamento como Meditação, Mindfulness, Caminhadas na Natureza ou Dança, que o irão ajudar a diminuir a tensão física e emocional e a aumentar a conexão consigo e com o seu corpo.
— Passe tempo de qualidade com quem gosta e acima de tudo divirta-se. Rir é das melhores formas de libertar tensões e produzir hormonas de bem-estar.
— Desfrute da vida ao máximo, fazendo atividades que lhe dão prazer, desafiando-se a sair da zona de conforto e a viver novas experiências!
— Não se preocupe com o que os outros pensam, (isso não é um problema seu), quando pensar em fazer algo “fora da caixa”. Se sente vontade, faça! Pode estar na altura de descobrir novas coisas sobre si e ainda inspira outras pessoas a fazerem o mesmo.
— Substitua expressões como “devo fazer”, por “se eu quiser, posso fazer” e retire o peso das obrigações a que se autoimpõe. Tudo é uma escolha!
Ser Flexível na Vida
À medida que for sentido o corpo mais liberto e flexível, sentir-se-á mais feliz, com mais energia e paixão pela vida. Assim como no físico, a flexibilidade mental também pode ser treinada. Mudando rotinas, percorrendo novos caminhos, vivendo novas experiências, conhecendo novos lugares e pessoas, fazendo escolhas diferentes… Só assim saímos do modo automático que nos conduz todos os dias aos mesmos lugares. Ao desenvolvermos a flexibilidade mental, ficamos mais capazes de lidar com os desafios e de contornar os obstáculos no caminho.
Aprendemos a soltar o controlo e a viver com mais leveza, aceitando as transformações e mudanças como algo necessário para o nosso crescimento e evolução. Percebemos que muitas vezes, aquilo que achamos ser um fracasso, é a Vida a indicar-nos uma nova direção e a abrir novos caminhos, que acabam por se revelar melhores.
A rigidez mantém-nos presos a crenças e papéis que só nos condicionam… Que maravilhoso é podermos reinventar-nos, descobrir novas facetas ou despertar aquelas que estão mais “adormecidas”!
A flexibilidade abre as portas à liberdade: a liberdade de movimentos e a liberdade de Ser e Viver em plenitude. Por isso permita-se viver com curiosidade, a ir onde nunca foi, a fazer o que nunca fez e a mudar de planos e ideias, quando deixarem de fazer sentido. Quanto mais explorar, mais aprende e descobre sobre si mesmo, libertando-se dos velhos padrões e aproximando-se da sua verdadeira Essência: de quem realmente é.
Flua com a Vida e Seja Feliz!
FISIOTERAPEUTA E PROFESSORA DE PILATES, PRACTITIONER EM PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA, FUNDADORA DO PROJETO “RECONECTA”
www.facebook.com/espacoreconecta/
www.instagram.com/reconecta.cuidar/
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)