Por Filomena de Paula
in REVISTA PROGREDIR |NOVEMBRO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Assim sendo, como definir a importância da consciência no mundo profissional?
Será, naturalmente, uma utopia, pensar que alguém pode exprimir a sua consciência ou colocá-la em prática na extensão do mundo profissional, se não existir, em primeiro lugar, um trabalho profundo de elevação da mesma no plano pessoal. Também aqui se aplica a máxima sustentável “de dentro para fora”.
De acordo com o Dr David Hawkins MD. Ph.D. e psiquiatra por mais de 50 anos, “quanto maior for o nosso nível de consciência pessoal, maior o nosso campo de visão e maior a clareza dos nossos sentimentos e emoções.” A partir deste princípio de referência, podemos dizer que, quanto melhor o Ser Humano se conhece e mais profundo é o processo de autodescoberta e autoconhecimento, maior será o grau de consciência pessoal.
É a partir do “Eu-Consciência” que se descobre a “Consciência Coletiva” nas mais diversas áreas, familiar, ancestral, social e profissional. É bom lembrar que este é um processo contínuo e é ele o verdadeiro responsável pelo crescimento e conexão com o melhor de cada um e com o que, na verdade, somos em essência.
Quando se aprende a alinhar a consciência interior desenvolve-se a maior de todas as inteligências, a espiritual. Com ambas, ressurgirá a empatia e um olhar diferente perante tudo e todos. Serão, a consciência e a inteligência espiritual, determinantes nas nossas escolhas e na nossa atuação perante a vida. O reencontro com a inteligência espiritual, reabre portas, outrora fechadas, relembrando que, antes de qualquer outra, todos somos “consciência vibracional”, emitindo frequências. A elevação das mesmas ajuda a modificar pensamentos, sentimentos e ações.
No momento em que isto acontece redireciona-se o foco do problema para a solução. As emoções passam a ser o verdadeiro indicador do desconforto ou conforto e a expressão das mesmas deixará de ser tabu. A expansão da consciência permite lidar, de forma assertiva, com tudo e todos.
Todo este processo de aprendizagem irá, certamente, contribuir para perceber que não existe perfeição, tal como a conhecemos, influenciada e moldada pelos parâmetros de crenças, em nenhum nível do desenvolvimento humano. Existe sim um aprimoramento continuo, ajustando escolhas e responsabilidade. Quanto maior for a expansão da consciência pessoal, maior será o grau de responsabilidade perante si e perante o outro.
Um novo olhar dará lugar à requalificação de praticamente tudo sem julgamentos, criticas, manipulação ou medos. As energias de exclusão darão lugar às de inclusão. A coerência e equilíbrio passam a ser mais constantes e sustentáveis.
Para que tudo isto aconteça é necessário passar da teoria à prática. O primeiro passo será sempre o de aceitar, acolher e agradecer tudo o que chega, de bom e de mais desafiador, mesmo que num primeiro impacto possa parecer difícil. É nos momentos mais desafiantes que o aprendizado é maior e tudo o que acontece é um reflexo do eu interior. Este é o princípio da lei da atração.
Voam juntos os pássaros da mesma espécie. Isto é, se tudo é energia e energia é tudo o que há, nós somos energia, emitindo vibrações, atraindo coisas e pessoas no mesmo registo de frequência. Tudo está dentro, nunca fora. Frequências similares reconhecem-se e atraem-se. Para reconhecer e atrair diferente é necessário elevar a vibração pessoal.
Conhecer o corpo físico é o segundo passo. Ele é, indiscutivelmente o indicador do corpo emocional. Aprender a escutá-lo vai fazer descolar e aprimorar a sabedoria interna. Escute, ele sempre tem algo a dizer. Quando é que isto é possível? No silêncio da mente. Parar, respirar, aquietar, meditar. A respiração tem poder. Use-o! Ao fazê-lo está a transformar a sua frequência e a elevá-la a um novo patamar. Insista, a repetição cria hábitos. Inserir hábitos saudáveis no dia a dia requer tempo, calma, persistência e disciplina. A partir daqui será mais fácil escutar o outro. A comunicação ficará mais fluída, assertiva e a partilha torna-se algo natural.
Iniciar este processo nem sempre é fácil e linear. Não resista, a resistência sabota a cura e a evolução. Se precisar de ajuda, peça, este é o terceiro passo. Reúna-se de pessoas que o façam dar passos consistentes. Se tem dúvidas partilhe-as. Leia, estude, informe-se, sem expectativas. Ficará mais leve o caminho.
O seu equilíbrio pessoal irá ditar a sua expansão de consciência fortalecendo e criando laços fortes, seguros. Só assim se desenvolve a compaixão pelos demais. O olhar sobre os seus “pares” será diferente, apenas porque os reconhecerá como uma extensão de si. A vida passa a ter novas cores em todas as frentes e tudo estará interligado.
De “dentro” para “fora”, sempre!
ESCRITORA E TERAPEUTA, AUTORA DO LIVRO “PASSO A PASSO-UM OLHAR
SOBRE O DESENVOLVIMENTO PESSOAL E ESPIRITUALIDADE” E DO E-BOOK “É POR AMOR- 7 ESTÁGIOS DE EXISTÊNCIA”
www.facebook.com/ FilomenaDePaulaVidaespiritualidade
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR |NOVEMBRO 2019
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)