in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Refletir sobre o confiar no nosso quotidiano é observar paradoxos, produzir e compartilhar conexões. Investigar diferentes sentidos e entender contextos, é preciso “se permitir com alguém”, para experimentar a confiança, as nossas possibilidades para vivermos e sobrevivermos promovendo o diálogo confiável, particular e saudável ao interesse de todas as nossas relações. Contudo, raras pessoas estão aptas e abertas para essa notável revolução nas relações humanas. Um sentimento que acredita na sinceridade de algo ou de alguém, no caráter e lealdade da pessoa.
Confiar é um privilégio, mas ser confiável é muito mais elegante entre nós. Logo, dar mais oportunidades às pessoas do nosso convívio, para perceber as suas qualidades apesar dos seus defeitos, é necessário! Acreditar na verdade e intenções das suas palavras. É construir uma oportunidade que envolve o confiar.
Lembro-me que a minha mãe dizia: Se não confiamos o suficiente nos outros, como os outros vão confiar em nós? Ela fazia-me pensar...Realmente confiar é um privilégio, mas ser confiável, repito, é muito mais elegante entre nós. Mas como recuperar uma confiança perdida, pensava. Talvez seja essa a nossa maior dor, fruto da carne que é fraca ou de um mundo cada vez mais líquido, como definiu Zygmunt Baunman.
- Respira fundo e vai.
Não precisamos de focar na dor
Todo o dia temos um novo dia, que nos traz um novo caminho, uma nova atitude, um novo pensar: o poder da cicatrização.
Confiar é seguir em frente, acreditar nas suas pegadas, pisar forte! Se encantar com as curvas e imperfeições do caminho, porque a vida não se limita a erros e desilusões. Ser solidário consigo, nos momentos de desgostos e desapontamentos na estrada da vida. Ousar! Bem ali no cantinho das oportunidades e novas experiencias. Pois a ousadia nos torna mais originais e inesquecíveis neste mundo e no coração das pessoas. Assim, seremos lembrados para sempre, por tudo o que fomos! O contrário disso, é inércia, é apatia, é medo, é metade, é parte, é trecho, é um porto sem luz perdido numa ilha deserta, é retrocesso, é um não seguir em frente. É uma dose apenas de uma vida inteira.
Existem três importantes palavras chaves ou pilares que considero sustentáveis no confiar – os meus 3Cs
- A Confiança pessoal - Precisa de confiar em você para gerar outras confianças. Ser confiável. Tudo começa pela autoconfiança, invista em boas leituras, no autoconhecimento, e reconheça com consciência os seus pontos fortes e fracos, os seus limites e falhas, tudo que pode ser processo envolvido.
- A consciência – A consciência SIM! dos fatos e do meio, do que falamos e praticamos, cumprindo compromissos e promessas. Estando dispostos a fazer mais e além do que precisa ser feito.
- A Competência: A competência é crítica. O julgamento dos outros sempre teremos e não importa quem esteja certo ou errado. Ter bom senso e um plano de ação em mãos aponta caminhos, conhecimentos profundos, gera segurança. Importante para criar bons relacionamentos.
Confiar é pura evolução individual. Não acredito em grandes mudanças nas relações humanas neste tempo de ideologias confusas ou sem ideologias, onde predominam o engano e corrupção, mas não podemos perder ligações entre as pessoas, deixar de olhar para cima, procurar novas visões, visualizar novos horizontes, confiar mais em nós mesmos e fortalecer melhor cada passo na estrada da vida.
- Respira fundo. Levanta a cabeça. Confiar é carnal. Atua com curiosidade na produção do conhecimento do homem e exalta o seu sucesso ou fracasso na vida.
ESCRITORA, CRONISTA, CONTISTA E ROMANCISTA
Instagram : @linaveira
Facebook: linaveira09
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)