in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Um deles é a posição de Mercúrio no mapa natal. Conforme a sua posição no signo e casa e, os aspetos que faz com os outros planetas, a comunicação pode ser mais fluida ou mais bloqueada. Mercúrio rege o pensamento, o raciocínio, a comunicação e todos os circuitos por onde esta se processa, até os transportes. Rege a idade dos 7 aos 14 anos. Dependendo se está retrogrado ou direto, assim vai influenciar a forma como vamos desenvolver todo o intelecto, assim como, a nossa relação de comunicação com os outros desde a infância. Às vezes é mais bloqueada no início e depois desbloqueia e melhora, outras começa por ser facilitada e algo na vida faz com que bloqueemos. Se for um caso de saúde específico, mostra questões kármicas mais profundas para lidar nesta vida. Cada caso é um caso e por isso, conhecer o nosso mapa natal como fonte de autoconhecimento e compreensão de nós mesmo é importante.
Outro são os nossos chacras. Dos 7 principais, existem três centros importantes para o nosso equilíbrio que representam o que pensamos, o que sentimos e o que desejamos. O chacra índigo, o chacra cardíaco e o pélvico, conhecido como chacra sagrado, respetivamente. O Chacra Índigo ligado à intuição, é o que nos ajuda a processar a informação. A receber insights que nos inspiram, a percecionar como seguir o caminho, estabelecer planos para a vida. O Cardíaco é onde se alojam as emoções, e onde se processa tudo o que sentimos com o que temos para viver e vamos vivendo. O Sagrado é o centro da criação, onde se desenvolve a nossa capacidade criativa. Com tudo o que vem dos outros dois, é neste que damos forma ao que desejamos. E depois, expressamo-lo através do chacra da garganta, ou seja, o da comunicação.
Como diz Lise Bourbeau no seu livro “O Teu Corpo Diz Ama-Te”, o chacra da garganta está ligado à energia da vontade. No fundo, à nossa Essência. Ter capacidade de tomar decisões que manifestem as nossas necessidades e criarmos a nossa vida consoante as nossas verdadeiras necessidades é, o que nos faz crescer como indivíduos. Estando diretamente ligado ao chacra sagrado, a expressão e a criação estão interligadas. Sempre que houver um bloqueio num centro, interfere no outro. Por isso vemos pessoas com muita vontade de fazer coisas, mas com imensa dificuldade de as criar efetivamente e, pessoas que têm uma imaginação e capacidade criativa gigantes, mas depois ficam com os projetos na gaveta, não partilhando nem expressando o melhor de si ao mundo.
Lise Boubeau partilha ainda que “diz-se que este chacra é a abertura da abundância. Porquê? Porque ao escutarmos as nossas verdadeiras necessidades, honramos o nosso SER e quando este está realmente em harmonia, o ser humano só pode sentir-se em abundância a todos os níveis: felicidade, saúde, amor, bens, dinheiro, etc. “
É este equilíbrio que traz a abundância à nossa vida, mas atenção, o conceito de abundância depende sempre de cada um de nós. O que significa abundância para mim pode não ter o mesmo significado para si. O importante é o conceito de bem-estar interior e a capacidade de expressão da nossa Alma. Porque o comunicar não é só o que se expressa para fora. Comunicar também é o que se expressa para dentro, ou seja, de nós para nós. Como eu me vejo? Como eu me julgo? Como eu me aconselho? Como eu me respeito? O que eu digo a mim mesmo quando estou em problemas? Quando cometo erros? Quando estou feliz? Como é que eu honro o meu SER dentro de mim?
Ser espiritual é ser consciente de tudo o que eu sou na minha essência, todas as capacidades e limites. Comunicar em espiritualidade é ter a capacidade de expressar com honestidade, aquilo que confere com quem nós somos, e acima de tudo com aquilo que nós sentimos. Por vezes o difícil é saber qual é a nossa verdade interior. Na mensagem 213 - Honestidade da Essência do Livro da Luz, de Alexandra Solnado, Jesus ensina um exercício para encontrarmos essa verdade.
A Limpeza Espiritual e Alinhamento dos Chacras são igualmente importante para que possamos estar centrados na energia da nossa Essência. Se estivermos influenciados por medos, culpa, angustia, raiva ou outra emoção qualquer que nos tolde a nossa energia original, ou mesmo e até, pela vontade dos outros e não pela nossa, todo o processo criativo e de comunicação pode ficar comprometido. A nossa Essência está sempre cá, à espera de que nós a ouçamos e a façamos brilhar.
Na mensagem 37 - Comunicação, Jesus fala de outro assunto que muitas vezes também nos bloqueia: a aceitação dos outros ao que comunicamos. Pergunta o que é mais importante: “Dizeres o que tens a dizer ou fazeres com que o outro entenda o que queres dizer?” Porque saber comunicar também é fazer com os outros nos compreendam. Se compreenderem, pode ser mais fácil aceitarem. Como fazer então, para conseguirmos ser nós mesmos, sem desvios nem cedências, sermos quem somos, e mesmo assim fazermo-nos compreender pelos outros? Jesus diz: “Sê quem tu és, com o coração. Depois utiliza a mente para conseguires comunicar isso aos outros de forma a que eles compreendam e aceitem.” Se os outros aceitam ou não, já dependem da escolha deles, mas teremos a certeza de que, expressámos a Verdade da nossa Essência.
TERAPEUTA DE REFLEXOLOGIA, MASSAGEM, DRENAGEM LINFÁTICA, REIKI, TERAPIA ENERGÉTICA INTEGRADA E ASTROLOGIA
www.terapiadaluz.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)