Por Ana Margarida Rocha
in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A enxaqueca é caraterizada por uma dor de cabeça incapacitante, que provoca o sofrimento físico, psicológico e emocional, é tipicamente caraterizada como uma dor latejante forte num lado variável da cabeça, esta dor pode ter a duração máxima de 72H, também pode ser acompanhada de enjoos, vómitos e sensibilidade ao ruído e à luz.
Esta doença tem bastante impacto na vida das pessoas, sendo que afeta cerca de 10% a 15% da população Mundial pela inexistência de uma cura ou medicamento que possa aliviar definitivamente estes sintomas. Perante a medicina Convencional não existe uma explicação precisa sobre o que causa este tipo de dor, o porquê de ela existir, e como solucionar esta patologia.
A enxaqueca numa fase inicial aparece esporadicamente, não sendo tratada vai aparecer com maior intensidade e frequência, tornando-se um problema crónico.
Não existindo solução na Medicina Convencional, viramo-nos para a Medicina Chinesa, sendo uma das medicinas mais antigas que pode dar resposta aos sintomas e a cura da doença.
Segundo a Medicina Chinesa, a enxaqueca surge devido a um bloqueio ou desequilíbrio energético num órgão ou num conjunto de órgãos, este desequilíbrio ou obstrução pode ser causado por agentes externos, ou internas como a situação emocional e psicológica do individuo.
O sangue e os líquidos do corpo precisam de circular livremente, se existir um bloqueio ou desequilíbrio vai dificultar o trabalho de circulação do corpo, comprometendo assim a chegada de oxigénio e nutrientes ao cérebro.
Outros fatores que são tidos em conta na Medicina Chinesa são: stress; fadiga; ansiedade; tensão arterial; distúrbios emocionais e má alimentação. Toda a análise do estilo de vida e do quadro hereditário e história clínica, com os métodos de diagnósticos próprios, vão indicar a causa interna do que se está a passar no organismo para existir a manifestação deste sintoma específico para depois passar ao tratamento da doença.
Como aliviar os sintomas na hora em que nada faz efeito.
- Quando estamos com a sensação de calor na cabeça, onde parece que vai “rebentar”, o melhor a fazer é equilibrar a temperatura interior entre a parte superior e inferior do corpo. No Inverno colocar os pés no chão com meias, e no Verão sem meias, vai ajudar a reequilibrar a temperatura sem que exista choque.
- Outra terapêutica que alivia os sintomas é a inalação de vapores, ou apenas o cheiro aplicado nas mãos de óleos essenciais dos seguintes extratos: Eucalipto, Menta, Limão
Tem propriedades frescas, calmantes e descongestionantes que vão ajudar ao alívio. - Ingestão de chás de Eucalipto, Menta e Limão não muito quentes, a uma temperatura ambiente ou um pouco fresca.
O consumo desapropriado de Sal, açúcar e lactose vai contribuir para que o organismo fique mais inflamado, ou seja, necessita de trabalhar bastante para digerir, e como não consegue digerir facilmente vai acumulando gerando inflamação, inchaço e mau estar. Esta inflamação é considerada um obstáculo no tratamento das enxaquecas, porque vai causar obstrução no nosso sistema energético, linfático e sanguíneo e se não existir a ingestão suficiente de água tudo vai funcionar de forma mais lenta inclusive a chegada de nutrientes à cabeça, causando então dor latejante intensa.
Para o tratamento da causa da doença é aconselhada uma consulta de Medicina Chinesa com um bom profissional, que dependendo de cada pessoa irá realizar um diagnóstico específico para a pessoa indicando e o tempo médio de sessões para o tratamento da causa da doença, sendo que o resultado depende de pessoa para pessoa, do seu estilo de vida, organismo e idade. Este tratamento é feito através de Acupuntura e Fitoterapia.
O motivo pela qual se dá o nome de Medicinas Alternativas é pelo facto da não obtenção de resultados na Medicina Convencional, o que leva a uma opção alternativa que leve à cura e tratamento de sintomas e doenças como esta.
“Sejamos saudáveis para sermos felizes.”
TERAPEUTA DE REABILITAÇÃO FÍSICA, MASSAGENS E ACUPUNTURA
FORMADORA NA ÁREA DE REABILITAÇÃO FÍSICA E MASSAGENS
www.facebook.com/touchanarocha123
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)