Por Maggie João
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
É, portanto, fulcral sabermos como é que podemos desenvolver a nossa criatividade, qualquer que seja o lugar onde estamos. É um facto que somos muito influenciados pelo que nos rodeia e o contexto onde vivemos. Contudo, a criatividade é uma qualidade intrínseca ao ser humano e como tal é importante saber como desenvolvê-la.
Sabemos que a criatividade está normalmente mais alicerçada na parte direita do cérebro. Para desenvolvermos esta parte é importante fazermos atividades que possam aumentar a plasticidade do cérebro nessa área. Há quem goste de pintar, tocar um instrumento, praticar desporto, ler, fazer teatro, dançar, moldar barro, bricolage, etc. O que realmente importa é que está a exercitar algo que não vem diretamente do pensamento por conseguinte, a trabalhar os seus 5 sentidos.
Fazer uma destas atividades vai, antes demais, trabalhar a sua presença, estar no aqui e agora que resultará em ter muito mais informação sobre o que se está a passar ao seu redor, no momento presente. Paralelamente, vai expandir esta zona do cérebro e aliviar a outra parte mais analítica. Uma outra vantagem é começar a ver o mundo de outras perspetivas, conectar assuntos, e criar ligações que até então não lhe eram tão claras.
Na nossa vida corrida, em que temos tantos papéis: o de Mãe, Pai, profissional (independentemente do cargo e função que ocupamos), o de filho, cuidador, etc, muitas vezes esquecemo-nos do papel mais importante de todos, que, na verdade alimenta todos os outros — o papel do nosso ser — a alma que habita o corpo que nos foi destinado neste mundo. Há que alimentar essa nossa alma, e praticar atividades criativas é um bom começo.
Para dar o primeiro passo convém perceber o que realmente gosta de fazer ou de ser, que o, deixa num modo de flow — isto é, aquele modo em que nem olha para o relógio durante esse tempo. Para mim, é escrever e dançar. São duas atividades que me enchem a alma e deixam-me feliz e plena. Também já tentei pintar, que considero uma atividade muito bonita e absorvente, de onde resultaram três lindos quadros. E por último, fazer teatro, do qual guardo muito boas memórias e sei, que num destes dias vou retirá-las do baú e decidir voltar a fazer teatro. Desta forma, recomendo vivamente que procure aquela atividade que traga ao de cima o melhor de si e o ajude a contribuir para um mundo melhor.
Uma outra forma de desenvolver a nossa criatividade pessoal, que depois se repercute na vida profissional, é viajar. Ver e sentir os costumes de outros povos, observar paisagens maravilhosas, compreender novas formas de fazer as coisas e sobretudo experienciar momentos diferentes. Não se tem de ir para o outro lado do mundo para o fazer, nem se tem de apanhar um voo, e demorar muito tempo. Basta conhecer uma outra cidade do nosso país e as suas festividades locais, ou ir caminhar numa praia que ainda não conhece, ou ainda explorar um parque novo. Há tantas coisas por descobrir, tantos locais para conquistar!
Uma vez li um artigo que dizia que para desenvolver o cérebro deveríamos fazer coisas que habitualmente não fazemos, como, por exemplo, escrever com a mão esquerda se for destro, ou tomar duche com os olhos fechados, para poder treinar a relação espacial.
Como vê, desenvolver a criatividade está disponível a qualquer um. O que se segue após ter realizado a atividade criativa, é um processo interno químico, se estivermos a olhar para toda a parte neurológica e fisiológica da situação, mas é, acima de tudo, um processo emocional. Vai fazê-lo sentir-se melhor, mais pleno, mais satisfeito, com vontade de mais coisas, não só na perspetiva de fazer mais coisas, mas de ser e sentir mais coisas. E é esta energia que depois resultará numa maior conexão com os outros e com o que o rodeia, levando-o a outro tipo de resultados.
O primeiro trimestre de 2020 já está a passar, mas ainda tem mais 9 meses pela frente, para desenvolver a sua criatividade, e fazer algo que normalmente não faria. Nós sabemos que a mudança do estado físico, ajuda a mudar o estado emocional e quando as nossas emoções estão num crescendo positivo, a vida sabe melhor. Façamos, então, de 2020 um ano criativo, repleto de momentos pessoais e profissionais que nos tornam na melhor versão de nós próprios.
EXECUTIVE COACH, PCC E EIA SP
AUTORA
www.maggiejoao-coaching.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)