in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Estudos comprovam que quem experimenta frequentemente emoções positivas como a alegria apresenta um sistema imunológico mais forte, um menor risco de doenças cardiovasculares e uma maior esperança de vida.
Além disso, a alegria contribui para promover uma boa saúde mental, através da redução do estresse, ansiedade e depressão. Ao nível emocional, a alegria parece induzir sentimentos de empatia e conexão, o que se reflete na capacidade para estabelecer relacionamentos interpessoais saudáveis.
E aqui chegados, se se sente triste e sem nenhum motivo para demonstrar alegria, talvez tenha interesse em saber que se pode socorrer de algumas estratégias para cultivar essa emoção:
- Manter uma mentalidade positiva: Procure sempre o lado positivo em todas as situações e mantenha uma atitude de esperança e resiliência, mesmo diante de desafios e frustrações. Nada na vida é totalmente bom, tal como nada é totalmente mau.
- Praticar atividades prazerosas: Considere fazer coisas que lhe tragam contentamento e bem-estar. Pode ser uma atividade criativa ou artística, a prática do desporto da sua preferência, uma simples caminhada na natureza, a leitura de um bom livro ou qualquer outra coisa que o faça sentir-se bem.
- Conexão com pessoas queridas: Procure nutrir relacionamentos significativos, passando tempo de qualidade com pessoas que o apoiam e motivam. Além disso, rodeie-se de pessoas alegres e divertidas, uma vez que alegria gera alegria.
- Sentir gratidão: Reserve um tempo todos os dias para refletir sobre as coisas pelas quais está grato. Experimente criar um diário de gratidão ou simplesmente fazer uma pausa para apreciar todas as coisas boas que dão cor à sua vida. Através desse sentimento de gratidão, estará a atrair mais coisas boas pelas quais vir a estar grato no futuro.
- Partilha e voluntariado: Praticar atos de generosidade e bondade podem também trazer uma profunda sensação de alegria. Encontre maneiras de ajudar os outros e fazer o bem. Atos de bondade não apenas beneficiam os receptores, mas também trazem uma profunda sensação de satisfação, significado e propósito ao doador.
Sendo a alegria importante para o nosso bem-estar a título individual, o facto é que acaba também por desempenhar um papel fundamental na forma como nos relacionamos com os outros. Vejamos porquê:
Fortalece a conexão emocional: A alegria cria laços emocionais benéficos entre as pessoas. Na verdade, quando compartilhamos momentos de alegria, criamos memórias e experiências positivas que acabam por nos aproximar mais uns dos outros.
Contribui para um ambiente positivo: A alegria contribui para a criação de um ambiente acolhedor. Quando as pessoas se sentem felizes, é mais provável que comuniquem de forma aberta e honesta, se apoiem mutuamente e resolvam desafios ou conflitos de maneira construtiva.
Aumenta a intimidade e a satisfação: Compartilhar momentos de alegria pode aumentar a intimidade e a satisfação nos relacionamentos. Essas boas experiências fortalecem os laços entre os intervenientes, criando uma sensação de união e cumplicidade.
Para finalizar, convém relembrar que a vida é só uma breve passagem. Assim, permita-se trazer a alegria para a sua vida. Faça coisas que lhe tragam diversão e bem-estar. Ria quando tiver vontade de rir e procure situações para poder rir mais ainda. Procure saber o que é essencial para si e o que lhe garante uma vida com significado. Procure rodear-se de pessoas alegres e de bem com a vida, da mesma forma que se deve esforçar para trazer alegria para a vida dos outros.
Perguntas de reflexão:
- Sente entusiasmo com a vida que tem presentemente?
- Quem são as pessoas do seu círculo que o fazem sorrir e sentir-se de bem com a vida?
- Como pode trazer momentos mais alegres para a sua vida?
HELENA MARTINS
TERAPEUTA E COACH TRANSFORMACIONAL
www.helenamartinscoach.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)