in REVISTA PROGREDIR |OUTUBRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Esses números dizem-nos que as pessoas estão na internet, vivem na internet e compram via internet (em 2022 43% dos portugueses fizeram compras pela internet gastando mais de 125 mil milhões de euros). A internet não é, neste momento um espaço apenas para procurar informação ou comprar produtos, a internet é um espaço cheio de vida, com dinâmicas sociais muito intensas.
E ao invés de esse ser um problema para os negócios locais ou de pequena dimensão, são uma oportunidade para expandir além da área de influência da sua rua. O mundo digital é a ferramenta ideal para transformar um pequeno negócio, repleto de custos fixos, num negócio eficiente, forte e com escala. O mundo digital é a ferramenta ideal para transformar a ideia, o conhecimento, a experiência profissional ou de vida de cada um de nós, num negócio com a capacidade de faturar milhares de euros todos os meses.
E isso é possível porque as pessoas querem velocidade de entrega dos produtos que compram, querem novas experiências, querem transformações na sua vida, sem o “incómodo” de ter que sair de casa.
O produto mais valioso do século XXI, não é ouro, não é petróleo, é Conhecimento. E a sociedade procura online, cada vez mais, novas fontes de conhecimento, seja como fonte de entretenimento, seja para ganhar novas competência ou para transformar a sua vida pessoal ou emocional. Toda e qualquer área de negócio tem a capacidade para produzir, vender e entregar um produto digital, sabendo de antemão que tem mercado para o seu produto. Algo que jamais sucederia se o mesmo produto fosse entregue no universo offline, porque enquanto no online a entrega é global, no offline a entrega fica restrita ao raio de influência geográfica do seu negócio.
Além do produto digital poder transformar-se no cerne do seu negócio, ele pode e deve também ser um impulsionador das vendas dos outros produtos que porventura o negócio desenvolva. Pois ao promover o primeiro está a trazer autoridade, conhecimento e interesse sobre toda a sua gama de produtos.
Apesar do mercado procurar insistentemente por estes produtos, os empreendedores ainda se deixam algemar com os seus próprios medos, e que veem o digital apenas como um gigantesco outdoor para fazer publicidade, quando o deveriam ver como o espaço onde fazer negócio, onde entregar produto e serviço.
A internet é o único espaço onde é possível vender um produto sem que aumente os custos na mesma proporção. A internet é o único espaço em que o único limite para aumentar a faturação está na nossa capacidade de entender as necessidades de transformação do nosso público e a nossa capacidade em produzir e entregar essa transformação.
Se já vendes com excelência no offline, o segredo para efetivamente seres livre, quer financeiramente quer geograficamente, é fazeres a transição para o universo digital, pois é lá que vivem as pessoas, é lá que o dinheiro circula, é lá onde encontras o futuro, hoje.
MENTORA DE NEGÓCIOS DIGITAIS
www.instagram.com/elianasilvanegocios/
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR |OUTUBRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)