in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
O empreendedorismo está quase sempre associado ao mundo corporativo, organizacional, financeiro e de marketing, mas também em áreas onde é necessário fazer a gestão de pessoas e dos seus recursos humanos. Não é possível dissociar o empreendedorismo dos relacionamentos: são interdependentes, um não existe sem o outro.
Ninguém é empreendedor sozinho, precisará sempre de interagir e de criar relacionamentos interpessoais, independentemente da área onde se movimenta.
Antes de assumir qualquer ação empreendedora no sentido de concretizar um projeto é necessário analisar, avaliar e equilibrar o relacionamento interpessoal, porque é à volta dele que se movimentam todos os seus projetos pessoais. Se está a pensar em criar e realizar um projeto, seja qual for a área da sua eleição, antes de tudo e em primeiro lugar, precisa de observar o seu campo de relacionamento interpessoal.
É essencial ter um conhecimento profundo sobre si mesmo, saber e conhecer a forma como comunica consigo próprio, a sua capacidade de pensar e de analisar com a devida imparcialidade. Ter uma visão clara sobre a forma como expressa as suas ideias, as suas dúvidas e sobre a consequência presente e futura das suas ações, sempre de maneira sincera, sem se culpar, sem se inocentar, sendo sempre justo consigo mesmo e com as situações que o levam para a reflexão. É necessário entender que nem tudo é perfeito e que qualquer processo inclui sempre não só os bons momentos mas também os momentos menos bons, difíceis e desafiantes, que errar faz parte do processo e que a aprendizagem e aperfeiçoamento são constantes. Aprender com os erros, é a melhor forma de alcançar sucesso e boas realizações.
A realização pessoal depende desta ciência de autoconhecimento que o relacionamento intrapessoal proporciona.
Todo o empreendedor também depende dos seus relacionamentos interpessoais, interagindo com o universo de pessoas que o rodeia, quer seja o seu público-alvo ou parceiros, colaboradores, família, amigos, conhecidos e até pessoas desconhecidas.
O empreendedor de sucesso desenvolve características precisas para poder conduzir o seu projeto e levá-lo a bom porto, ou seja, ao sucesso pretendido. Essas características são: criatividade, iniciativa, pensamento estratégico, autoconfiança, otimismo, resiliência, adaptação, flexibilidade, inteligência emocional, um bom relacionamento intrapessoal – para lidar com o stress e a ansiedade, causados pelos desafios –, desejo de protagonismo – no sentido que deseja ser reconhecido no final das metas e dos objetivos –, e por fim, mas não menos importante, um excelente relacionamento interpessoal onde a empatia está presente e é uma atitude bem marcada.
A inteligência social é uma forte característica do empreendedor de sucesso no seu campo de relacionamentos interpessoais e a empatia tem de estar presente. O sucesso só é completo quando o mérito é reconhecido pelos pares, quando é reconhecido por fazer a diferença. O líder não manda, comanda! Comandar exige inteligência, perspetiva, sensibilidade, racionalidade, e capacidades cognitivas para interagir com as outras pessoas e avaliar com precisão as situações.
Independentemente da área onde atua, é preciso desenvolver a inteligência social no campo dos seus relacionamentos interpessoais, ajudando a todos como indivíduos, contribuindo para uma sociedade menos hiperativa, mais feliz e com fortes laços sociais.
Atualmente é frequente encontrarmos casais empreendedores unindo a vida, os negócios e o relacionamento amoroso, o que aumenta ainda mais o desafio. Um relacionamento sólido seja ele romântico, ou não, baseia-se sempre numa boa comunicação. Neste caso, a empatia é mais que necessária: ela é essencial porque a emoção de uma pessoa ressoa na outra. A empatia, mais do que colocar-se no lugar do outro e entender o que sente, é acima de tudo compreender o motivo que o leva a sentir esta ou aquela emoção e sentimento. A parceria empreendedora necessita de profunda, sincera e constante comunicação para garantir que ambos seguem na mesma direção, afinal, duas cabeças pensam melhor do que uma.
O empreendedorismo é acima de tudo um campo de comunicação eficiente, uma mensagem que se deseja passar através de diversas ações que têm o objetivo de tornar as vidas das pessoas e da sociedade melhor, mais produtiva, realizada e feliz. Ninguém empreende para fazer mal ou prejudicar. O empreendedor parte da convicção que está a fazer o melhor para todos usando a sua capacidade de compreender as suas necessidades, agindo com inteligência e eficiência para as suprimir.
Saber comunicar é uma competência e, como tal, está sempre em constante evolução e aprimoramento. Nesta arte de saber comunicar eficientemente, os relacionamentos podem evoluir para melhor, tornando as pessoas e a sociedade mais feliz e plena.
PSICOLOGIA HOLÍSTICA
www.anapaulaivo.com
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)