in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Atualmente, vivemos tempos de conflito e guerra, não só externa, mas essencialmente interna, sendo que o coletivo da humanidade está a atravessar um período de profunda crise espiritual. Inúmeros estudos têm revelando nos últimos anos que as taxas de depressão, ansiedade, distúrbios alimentares e psíquicos têm aumentando exponencialmente por todo o mundo.
Apesar de termos conquistado o progresso tecnológico, económico e científico, prevalece a dúvida de saber se fomos capazes enquanto sociedade de atingir esse mesmo desenvolvimento a nível espiritual, pessoal e emocional.
Estamos perante uma dicotomia evidente, reflexo de uma sociedade que se encontra cada vez mais desconectada e em conflito, não só uns contra os outros, mas também cada um contra si mesmo. Muitos enfrentam crises de conflito interno, momentos de desfragmentação, que criam dentro de nós inúmeras guerras, um sentimento de vazio profundo.
Torna-se claro que para conseguirmos verdadeiramente atingir a transformação e progresso integrado da sociedade é necessário promover práticas e abordagens à vida e ao conflito capazes de nos facultar as ferramentas para nos libertarmos desse vazio, dessa incerteza constante que se reflete exponencialmente no aumento dos distúrbios psíquicos que se tem verificado. Diversos estudos da Harvard Medical School e de outras ilustres universidades por todo o mundo têm revelado como a prática consistente de Yoga pode ser extremamente benéfica para diminuir e controlar distúrbios mentais como depressão e ansiedade, sendo uma excelente prática suplementar para diminuir os efeitos negativos dos mesmos.
Assim sendo, considero relevante explicar em que consiste a prática de Yoga e como pode a mesma beneficiar a sociedade, levando cada um de nós a trabalhar no seu individual e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida do coletivo e da sociedade.
O Yoga é uma prática ancestral e holística com origens na Índia e que visa promover a união entre mente-corpo-espírito, significado literal da palavra Yoga.
Assim sendo, o Yoga permite aquietar o fluxo negativo e conflituoso dos pensamentos da nossa mente, restabelecendo paz, compreensão, compaixão e aceitação. A espiritualidade, se devidamente alimentada, pode fortalecer o coletivo que é a sociedade por nela começarmos a ter indivíduos que estão não só mais presentes como mais conscientes, mais responsáveis pelo seu próprio bem-estar e, naturalmente, mais alinhados com o mundo.
Acredito ser fundamental, nos tempos em que vivemos, dedicarmos tempo a práticas que sejam catalisadoras de paz e reconexão, que nos alimentem de forma integrada e profunda, que nos satisfaçam espiritualmente e emocionalmente de modo a crescermos enquanto indivíduos e enquanto sociedade.
O yoga, através dos seus elementos essenciais como os asanas(posturas físicas) e pranayama (exercícios respiratórios),permite restabelecer o equilíbrio do sistema nervoso, fortalecer a nossa estabilidade físico-emocional, promovendo não só flexibilidade física como que mental e espiritual, tornando-nos pessoas mais abertas, plenas e receptivas ao mundo como a nós mesmos,assim como somos, em cada fase. A meditação é também outro elemento fundamental do Yoga que abre caminhos para regressarmos a casa, a nós mesmos, através da consciencialização multidimensional da nossa mente de modo a compreendermos a raiz do conflito para, assim, nos libertarmos dele.
Como B.K.S Iyengar referiu“It is through the alignment of the body that I discovered the alignment of my mind, self, and intelligence.”A prática recorrente de Yoga permite restabelecer a harmonia com aquilo que verdadeiramente somos, purificando corpo e mente de qualquer fonte de sofrimento ou conflito.
Adicionalmente, o Yoga é para todos e todos podem beneficiar do mesmo. Ajuda-nos a desacelerar num mundo acelerado, ensinando-nos a fazer silêncio das coisas grandes para ouvirmos as coisas pequenas. Passamos a compreender que nada na vida acontece contra nós, mas para nós. Através do Yoga, apreendemos a confiar no fluxo natural e divino das coisas, confiar que a vida escreve direito por linhas tortas, levando-nos sempre para o sítio onde precisamos de estar.
O conflito, por mais complexo e profundo que seja, é sempre possível de resolver pois a única certeza que temos na vida é que nada dura para sempre e que tudo o que verdadeiramente temos é este momento presente.
O Yoga ensina-nos a ter a coragem de viver em vez de somente existir, fornecendo-nos as ferramentas espirituais para sermos capazes de nos conhecermos a cada passo. Conquistamos assim uma profunda reconexão inabalável. Independentemente do que acontecer, temos-mos a nós mesmos, à nossa verdade e sabedoria interna à qual podemos regressar vezes e vezes sem conta, neste processo de alquimia que é o Yoga: uma caminhada em direção à leveza do ser e à liberdade da mente e espírito.
Que sejamos capazes de procurar e criar paz, ser o exemplo que procuramos ver no mundo.
WENGOROVIUS NICO PROFESSORA DE VINYASA YOGA
Instagram: @yogaluna.w
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)