in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Não é a FELICIDADE que nos torna GRATOS, mas sim, a capacidade de aceitar que somos merecedores, FESTEJAR as nossas conquistas é o que nos faz FELIZES!
Sempre há algo para celebrar!
Então porque perdemos o hábito de festejar?
A autoestima está perfeitamente intacta quando nascemos, assim como a nossa saúde, o desenvolvimento do nosso sistema imunitário está inerente ao nosso próprio desenvolvimento, somos influenciados pelo meio, alimentação e também pelas emoções.
No entanto a nossa autoestima, muitas vezes vai diminuindo desde a nossa infância, perdemos um pouco sempre que falhamos, cometemos erros, nos sentimos culpados, recusamo-nos a perdoar e fazemos coisas de que nos envergonhamos mais tarde. Já adulto, às vezes sentimos que o nosso "EU" está fragmentado e que de alguma forma não somos completos, corremos de um lado para o outro, em busca de algo, que nem sabemos o quê.
Aposto que quando olha para trás, a primeira coisa que lhe vem à cabeça são os arrependimentos, os momentos tristes do seu passado. Lembra-se daqueles que não lhe deram o devido valor, ou quando foi criticado ou culpado por outra pessoa.
A maioria das pessoas apenas vê os pedaços de si mesmo deitados no caminho da sua vida e sente-se triste, ansioso, deprimido, ou com stress.
Estes estados emocionais, na perspetiva da medicina oriental chinesa, são sinónimo de desequilíbrio da nossa energia vital. Compreende-se esta relação, pois quanto mais stressados estamos mais cortisol é libertado, o que provoca um desequilíbrio do nosso sistema imunitário. E consequentemente a nossa energia é afetada, e a nossa saúde também.
Uma postura corporal encolhida, olhar baixo e sentimentos inferioridade e de fracasso, aumentam em 15% os níveis de Cortisol no sangue e reduzem 25% os níveis de Testosterona.
De forma geral, o mau funcionamento das glândulas suprarrenais afeta a qualidade do nosso sistema imunitário, deixando-nos mais vulneráveis, como cansaço, aumento de peso, escurecimento da pele ou alterações na tensão arterial.
As glândulas suprarrenais libertam hormonas como a adrenalina, cortisol e testosterona, estão também ligadas à sexualidade, à força de vontade, à coragem e à criatividade. Quando se encontram em desequilíbrio estas são as primeiras áreas a sofrer alguns efeitos.
Podemos reverter esta situação, somos completos mesmo com as nossas peças desaparecidas e partes fragmentadas pelo tempo. Só precisamos decidir e tornar-nos inteiros de novo, como?
Escolha como escrever sua história!
Escolha ser feliz.
A felicidade é um estado de espírito e não só …Endorfina, Serotonina, Dopamina entre outras, são hormonas naturais que o seu cérebro liberta quando sente felicidade. Estas hormonas vão dar-lhe uma sensação de satisfação e de bem-estar, “dizem” que está tudo bem, aumentam o seu sistema imunitário.
Dalai Lama diz que o objetivo da vida é procurar a felicidade. Acredita que se treinarmos a mente, conseguimos ser felizes.
Da mesma forma, pode treinar para aumentar a autoestima, e assim melhorar a sua saúde, física, mental e espiritual.
Como?
Celebrando!
Se ficou em segundo lugar num concurso, vai saltar de alegria! e trabalhar para ter melhores resultados da próxima vez!
Celebrar os pequenos sucessos. Isto irá alimentar a sua necessidade de reconhecimento e proporciona um impulso extra para mantê-lo em frente.
Cada vez que celebra sente uma felicidade extrema, são produzidas hormonas pelo cérebro, que se espalham por todo o corpo através do sangue, deixando-o com um maravilhoso sentimento de bem-estar.
Quanto mais vezes estimular o cérebro a libertar estas hormonas naturais, melhor se vai sentir, e mais fácil será colocar-se neste estado de “Felicidade”, como um atleta de alta competição.
Estratégias:
Aumente a sua energia.
Pessoas com alta autoestima parecem ter um reservatório de energia, e raramente adoecem. A sua energia e entusiasmo pela vida encoraja-os a cuidar do seu corpo, mente e espírito.
Mantenha uma atitude positiva.
Quanto mais positivo for o seu pensamento, mais positivos serão os seus sentimentos, logo resultados positivos. Não há nada mais poderoso e criativo do que os seus pensamentos.
Seja apaixonado.
A paixão apodera-se de si e sente-se como "fogo na barriga". É uma fonte de poder que permite sentir-se comprometido com a vida e fazer a diferença. Quanto mais paixão e entusiasmo se sente, mais vivo e iluminado estará.
É seu direito de nascença amar e honrar a si mesmo. A boa notícia é que pode recuperar o que é seu.
As endorfinas, assim como as hormonas naturais não podem ser compradas, são produzidas no seu corpo, apenas através do seu próprio esforço, do seu estado emocional, faça a sua parte e deixe estas hormonas fazer o que fazem naturalmente, acender a chama para depois poder colher todos os seus benefícios!
Não se esqueça, felicidade gera felicidade é um ciclo que não deve ser quebrado, por isso deve aproveitar todas as oportunidades para estimular este ciclo, cuidando de si. Celebrando a vida, TODAS as suas conquistas, tudo (mesmo tudo) o que para si mereça ser celebrado!
YBICOACH - SUCCESS CAREER & LIFE STRATEGY COACH
www.ybicoach.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)