Por Bibiana Danna
in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Passamos anos tentando curar as feridas que provocamos em nós. Os ciclos se repetem e os padrões seguem o mesmo destino. Ficamos tão envolvidos nos nossos dilemas que não vemos o óbvio: todas as respostas estão no nosso interior. A “virada da chave”, para uma vida leve e com propósito, é ouvirmos a nossa intuição.
O coração quer se comunicar, mas estamos tão ocupados com o ruído interno (pensamentos negativos) que a mensagem é dissipada no meio do trajeto. A vida segue o seu curso e, depois de muitos tropeções, abrimos mão do controle. Uma magia acontece: a vida começa a fluir e percebemos o nosso lugar no mundo!
O mais interessante é que a resposta estava bem á nossa frente. Havia sinais de todos os tipos nos alertando que direção seguir. As mensagens eram simples, diretas e enviadas por diversos mensageiros: conversas com amigos, filmes, livros e sonhos. Contudo, a revelação só acontece quando estamos preparados para ela.
Não há receita para a conexão com a própria essência. Na verdade, cada um tem a sua própria história para contar. Os caminhos são inúmeros e cheios de possibilidades. Contudo, a viagem da autodescoberta é acompanhada pelos seguintes talismãs:
- Amor-próprio: ame-se em primeiro lugar. Você é a pessoa mais importante na sua vida. Ao pensar, sentir e agir assim, os seus relacionamentos serão mais saudáveis e enriquecedores;
- Autocuidado: ao se preocupar com a sua saúde mental, emocional, espiritual e física a sua energia ficará sempre equilibrada (meditação, yoga, contemplação, oração);
- Simplicidade: aproveite os pequenos grandes momentos da vida! Saboreie um delicioso café, sinta o cheiro e o aroma impregnarem o seu ser. A graça da vida está em valorizarmos os eventos mais simples e singelos;
- Completude: cada um é completo da forma que é. Tudo que precisamos está dentro de nós;
- Autenticidade: só você faz o que faz do jeito que faz. É a marca que deixamos por onde passamos. Por isso, mostre a sua verdade interior, manifeste e propague a sua essência. O que vem do coração, conecta;
- Gratidão: seja grato pelo que já é e pelo que tem. Honre o seu processo evolutivo e todas pessoas e situações que o fizeram ser quem é. Uma boa dica é fazer um “Caderno de Gratidão” e escrever, diariamente, por tudo que se é grato;
- Alegria: é a emoção de frequência mais alta. É contagiante e traz equilíbrio. Neste estado de vibração, somos cocriadores dos nossos maiores sonhos. Materializamos a nossa vontade impulsionados pela energia mais positiva que existe.
Soltamos a voz com estes sete talismãs. As pessoas mais realizadas e felizes são aquelas que se conectam com o seu verdadeiro EU. A linguagem do coração é amorosa, cuidadosa, simples, completa, autêntica, graciosa e alegre.
Na alegria vibramos em consonância com o universo e sua beleza. É a nossa essência em sua maior expressão. Entretanto, nem sempre conseguimos mantê-la. A nossa frequência é alterada pela contrariedade, pelo sofrimento e pela dor. Nesses casos, devemos ressignificar a experiência de baixa vibração (medo, raiva, tristeza ou nojo) adequando-a à realidade. Os obstáculos devem ser superados com criatividade e capacidade de adaptação.
Isto não é uma tarefa fácil, mas é possível. Ao contrário do que parece, inexiste guerra entre a alegria e as demais emoções. Todas vivem dentro de cada um de nós. Fazem parte do nosso sistema e têm um papel primordial na nossa evolução: o amadurecimento seguido pela habilidade de nos adaptarmos a vida como ela é!
A pessoa que conhece esta ponte de equilíbrio das emoções sabe como resgatar a alta vibração. Sente quando está vibrando baixo e tem condições - mudando o comportamento e se adaptando à realidade - de aceder a alegria. O mundo interno é o seu guia e é por intermédio dele que orienta o seu dia a dia. Este é o verdadeiro controle: estabilizar as emoções que residem dentro de nós.
A alegria está disponível para todos! É um recurso infinito e abundante. Contudo, como uma plantinha, precisa de sol, terra e água para se manter viva. O jardineiro gentil saberá cuidar dela com zelo, amor e carinho.
Não estamos alegres o tempo todo. A vida é feita de ciclos e está tudo certo. O importante é termos recursos internos para voltarmos ao estado de alta frequência. O poder de celebrar a vida está em nós. Cabe a cada pessoa soltar a própria voz com alegria!
ESCRITORA, POETA E TERAPEUTA INTEGRATIVA SISTÊMICA CRIADORA DO PROGRAMA DE ESCRITA TERAPÊUTICA “PERMITA-SE FLORESCER!”
www.escritaterapeutica.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)