Por Inês Souto Gonçalves
in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
No domínio da espiritualidade, a Autonomia nasce da Transcendência e da Mestria do Ser. A verdadeira Autonomia do Ser brota da Consciência.
Na verdade, somos Consciência, para além dos pensamentos, das emoções, das sensações e das crenças que experienciamos enquanto seres humanos encarnados num corpo físico. No entanto, na vida mundana do dia-a-dia, pode ser fácil sentirmo-nos desconectados do momento presente e da autêntica natureza Divina do nosso Ser. O apego, para com a nossa identidade e para com as manobras de distração da nossa mente, facilmente cria sofrimento e separação. A nossa identificação com o que pensamos ser e com o mundo mantém a nossa inconsciência e sustenta o nosso ego.
Embora a Verdade do nosso Ser seja eterna e permanente, não a conseguimos experienciar enquanto estamos “distraídos” com a impermanência do mundo exterior, do nosso corpo, das nossas emoções e dos nossos pensamentos.
A Iluminação é a derradeira Autonomia, com a qual, livres das ilusões da mente e do ego num estado eterno de Consciência, despertamos finalmente e totalmente para o milagre da verdadeira essência do nosso Ser. Purificados da ilusão de separação e da dualidade criada pelo intelecto humano, rendemo-nos por fim à União com Tudo o que É. Despojados dos condicionamentos do ego, passamos a ser um canal prístino através do qual a Consciência Universal se pode expressar plenamente.
Enquanto não atingimos o patamar de Consciência Iluminado, podemos através de várias práticas, incluindo a meditação, a oração, entre outras, experienciar estados elevados de Consciência e Comunhão com o Divino, ao mesmo tempo que vamos fortalecendo o nosso observador interior, a testemunha capaz de se desidentificar do ego, dos pensamentos, das emoções. A Consciência é a cura, que ocorre por camadas, quando o nosso foco interior, que observa sem se identificar, traz consciência e luz à escuridão do inconsciente que habita em nós e quando rendemos as ilusões do ego à quietude do nosso puro Ser. Cada momento presente possui em si o potencial de transcendência, que ocorre a todos os níveis, todos eles interligados.
No plano físico, o nosso corpo, as nossas células, incluindo o nosso ADN, armazenam pensamentos, emoções, crenças, padrões e experiências inconscientes reprimidos, frutos das nossas muitas vivências individuais mas também coletivas. Muitos destes padrões causam bloqueios energéticos e são a raiz da dor de vários problemas físicos, psicológicos e espirituais. Alguns destes padrões são heranças dos nossos antepassados, outros têm a sua origem noutras vidas e não apenas nesta.
A verdadeira Autonomia nasce e cresce a partir da Alquimia que é a libertação com Consciência de todas as camadas de inverdades que ainda condicionam o nosso Ser. Inclui ainda a transcendência de padrões inerentes à nossa condição biológica, pois embora tenhamos um corpo não somos o corpo.
À medida que trilhamos o nosso Caminho de Consciência e Evolução, com todos os seus altos e baixos, desafios e aprendizagens, vamos fortalecendo a nossa Presença descondicionada e a nossa Autonomia, bem como possibilitamos cada vez mais a expressão do nosso verdadeiro Ser neste Mundo, uno com o Todo. Neste sentido, Autonomia é então a Independência para viver e tomar decisões por si próprio a partir deste estado de Consciência elevado e alinhado com a Consciência Universal de Amor, Paz e Felicidade, para além da dualidade.
A nossa dedicação para com a Evolução do nosso Ser faz toda a diferença. Perante os desafios globais que vivemos actualmente, necessitamos de seres humanos corajosos que se dediquem a ser a Transcendência que desejam ver no Mundo. A Autonomia do Ser relativamente ao ego, aos seus desejos, interesses e sede de separação e conflito é o caminho a seguir rumo à Ascensão da Humanidade, assente na Paz, Amor e União.
“Para se ser livre não basta meramente libertar-se das próprias correntes que aprisionam, mas antes viver de uma forma que respeite e melhore a liberdade dos outros.” Nelson Mandela
COACH DA ALMA
www.inessg.com/pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)