Por Paula Delgado Salsinha
in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Mas nunca como hoje vemos profissionais a questionar os seus percursos. A validar se crescem e ajudam outros a crescer como pessoas e se são verdadeiramente felizes. Porque também na vertente profissional chega muitas vezes uma fase dos porquês.
Como podemos então ultrapassar os desafios que a vida profissional todos os dias nos apresenta, para seguir em frente e conseguir ser realizado nessa vertente tão importante da vida?
Uma das pedras base é fazer um bom trabalho de AUTO-CONHECIMENTO. Perder o medo de nos conhecermos verdadeiramente. Saber como reagimos perante a situação A ou B, que pontos nos estimulam no nosso trabalho e que tarefas ou temas não nos motivam, se temos mais perfil de líder ou de seguidor, e atuar de acordo com isso que somos, porque nos conhecemos. Tudo isso ajuda a conseguir retirar mais satisfação da carreira.
Um outro desafio no mundo empresarial é sem duvida a COMUNICAÇÃO. Comunicação entre equipas, entre departamentos, na relação cliente/fornecedor. Muitos dos problemas que as organizações têm de resolver e que não geram valor algum são relacionados com falhas na comunicação. Áreas claras de atuação e resultado final bem entendido por todos ajudam muito.
Há uma frase conhecida que nos diz que “Comportamento gera comportamento.” E como a vida profissional nos rodeia também ela de muitas pessoas, se queremos mudar o resultado da equação A+B = R e se nós somos a parcela A, ao mudarmo-nos estamos a mudar o R(esultado) final. Somos nós o fator de mudança nas relações que precisamos de melhorar. Simples, não é?
E isto leva-nos à necessidade de EMPATIA. Perder a distância com o outro. Sermos capazes de nos pormos nos sapatos e na pele daquele chefe, daquele colega, daquele cliente. Entendermos os pontos que para ele são importantes e porque tem aquela atitude. Adaptarmo-nos ao seu perfil, seja uma pessoa que lideramos na nossa equipa ou um parceiro, só assim conseguimos estar na mesma onda de pensamento e obter resultados positivos para todas as partes.
Outra capacidade das pessoas de grande sucesso profissional é a de RELATIVIZAR. Pensar objetivamente qual seria o pior cenário que poderia acontecer, em determinada situação. O medo é quase sempre mau conselheiro e por isso esta gestão do futuro ajuda a procurar as ferramentas para garantir o êxito do projeto.
Uma das coisas que mais frequentemente se vê é o total pânico pelo erro. ACEITAR O ERRO é importante, pois se nos sentimos temerosos por poder vir a errar, com medo das consequências, não avançaremos tanto quanto seria possível. Não quer isto dizer que devemos felicitar o erro, mas sim não ter medo de errar, e sobretudo aprender a não repetir o mesmo erro.
Perder também a ideia de que tudo se consegue fazer ao mesmo tempo é vital para atingir objetivos, sejam eles de que estilo forem. SABER PRIORIZAR e FOCAR nas coisas chave sem as quais a visão global não avança, no que é o mais estratégico, ainda que seja o mais longínquo e difícil de vislumbrar a curto prazo.
Ter FLEXIBILIDADE para mudar e aceitar que há coisas e formas de fazer diferentes, que seguem por outros caminhos, mas que chegam ao resultado final desejado. Ao fim e ao cabo, perder as amarras que nos prendem ao “sempre se fez assim” ajuda a navegar para águas mais mexidas, mas mais… estimulantes.
Para progredir, muitas vezes pensamos que devemos investir em melhorar naquilo em que somos mais fracos. Mas por vezes atingimos “apenas” um patamar médio nessas valências, quando realmente somos muito melhores a fazer outras coisas. Essas são as coisas em que devemos apostar: SER EXCELENTE NAQUILO EM QUE SE É BOM. Ninguém é conhecido pelas coisas que faz mais ou menos, mas sim por aquilo em que em particular é “fora de série”.
E por fim, é fundamental PERDER A VERGONHA DE SER UM ETERNO APRENDIZ CURIOSO. Fazer formações, estar atento ao que se passa fora do escritório, lá fora, no mercado real. E trazer insights interessantes para o negócio, coisas que se leem, que se ouvem…
A verdadeira caminhada para vencer na vida profissional e na carreira de uma vida é alinhar o que fazemos com o que somos, com a essência dos nossos valores e a nossa definição como pessoa. Onde a paixão se encontrou com o talento. Aí venceremos a cada dia que pusermos os pés no chão ao levantar!
MARKETEER NA ÁREA EDITORIAL E RESPONSÁVEL PELO PROJECTO: VIDA 1.0
www.vidaumpontozero.com
www.facebook.com/vidaumpontozero
www.instagram.com/vida1.0
in REVISTA PROGREDIR | JANEIRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)