Por Daniela Santos
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Procrastinar é o ato de adiar as tarefas, deixar de ser produtivo e pior que tudo é ter aquela sensação de culpa. Torna-se bastante difícil nos dias mais aborrecidos colocar o pavio a arder, principalmente agora com a chegada do frio sabe tão bem ficar a ver séries. Mas será apenas uma falha do comum mortal ou poderá ser mais do que isso? Por vezes poderá estar associado à saúde mental, como ao perfeccionismo, também pode estar relacionado com a baixa auto-estima e ansiedade, porque sejamos sinceros quando temos um dia completamente produtivo ficamos extasiados com nós mesmos.
A única coisa que devemos adiar é mesmo a procrastinação, não podemos deixar para amanhã aquilo que conseguimos fazer hoje sem problemas nenhuns. Se porventura for difícil é tentar até conseguir. Não há nada melhor do que aquela satisfação de realização, de que conseguimos completar algo antes do tempo e sem demoras.
Para o ajudar a ser mais produtivo no dia-a-dia:
Agendar o dia: Agendar o dia seguinte acaba por ser muito mais fácil e ficamos com uma ideia das coisas que são necessárias fazer. Colocar em primeiro lugar as mais importantes ou com urgência, de seguida aquelas que deixamos por alguma razão do dia anterior. Por fim aquelas mais básicas e simples.
Agendar o dia ao pormenor, como por exemplo fazer um horário para cada coisa acaba por ser também bastante benéfico e positivo. Um grande conselho é utilizar o Bullet Journal, um método de organização que ajudará.
Eliminar o ruído: Eliminar o ruído não se baseia estar tudo silencioso, mas sim tudo que nos façam perder o fio à meada. Por exemplo se o problema é o telemóvel o melhor é desligá-lo ou colocar num sítio onde não chegamos. A televisão acaba por ser o mesmo problema que o telemóvel, por isso nada melhor do que ter apagada ou simplesmente atrás de nós.
Escolher o local perfeito: O nosso lar também acabará por ser uma grande distração, por isso mudar de ares faz bem. Escolher um café sossegado, uma biblioteca ou simplesmente um jardim ajuda a relaxar por ser um ambiente diferente. Assim teremos mais interesse pelo que estamos a fazer no momento.
Evitar fazer vários trabalhos ao mesmo tempo: Concentrar apenas num projeto de cada vez acaba por ser mais produtivo do que vários ao mesmo tempo. É certo que existe um hábito enorme de fazer várias coisas ao mesmo tempo para sentir que somos produtivos, mas muito pelo contrário. Manter foco apenas num!
Ouvir música: Ouvir música ajuda a relaxar e a descomprimir, principalmente quando estamos no tom certo. Música mais calma ou apenas o instrumental é das melhores para essas alturas.
Além das pequenas listas ou objectivos, o mais importante é ter confiança no que se faz, porque sem confiança não vamos a lado nenhum. O importante é acreditar em nós e que somos capazes de focar e completar o que traçamos, que conseguimos e vamos concluir os nossos objectivos. Outra coisa para além da confiança é estar motivado e focado no assunto. Ambos são igualmente importantes no dia-a-dia e faz de nós pessoas melhores.
A procrastinação pode fazer parte da natureza humana ou igualmente considerada um problema e não se deve deixar de falar sobre o assunto. Acima de tudo acreditar no nosso potencial ajuda a reduzir esta amiga má (a procrastinação).
BLOGGER
www.bydezassete.pt
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2018
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)