in REVISTA PROGREDIR |SETEMBRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
O mundo virtual facilitou a obtenção de informações, mas não necessariamente desenvolveu habilidades. Vamos a internet “buscar soluções”, quando na realidade, teríamos que desenvolver nossas próprias capacidades criativas para ampliar exponencialmente nossas habilidades.
Numa época em que o stress domina e a desinformação contamina, precisamos observar nossos comportamentos e atitudes e fazer uso da autocrítica positiva, para analisar a nossa competência de fazer frente a diversas situações desafiantes que passamos durante a nossa existência.
Nossa saúde física/mental/emocional depende da qualidade da resolução dos problemas, sejam eles de qualquer ordem (afetiva, profissional, pessoal, etc).
A acumulação de situações sem solução, ocasiona sérios problemas para a saúde e repercute na redução da qualidade de vida.
A tendência atual é, se “afastar” dos pontos conflitivos que nos trazem intranquilidade, quando na realidade, o melhor e mais efetivo “remédio” é enfrentar os problemas dentro de sua realidade e buscar soluções para que a situação de intranquilidade e angustia não se tornem crônicas.
Ao contrário de tomar medicamentos, fugir dos enfrentamentos e adiar decisões, devemos trabalhar na perspectiva de desenvolver uma visão mais ampla de qualquer tipo de situação. E é exatamente neste ponto onde a criatividade terapêutica irá contribuir de forma efetiva para que tudo e todo sejam resolvidos de forma definitiva e satisfatória, utilizando esta capacidade para inclusive, minimizar os impactos emocionais que os problemas causam.
A CT (Criatividade Terapêutica) proporciona uma visão 3D (visão de profundidade) das situações em questão, desenvolvendo assim, uma percepção mais ampla. E esta percepção ampliada e bem treinada, irá ocasionar uma abertura maior de possibilidades na visão/solução das circunstâncias que estão gerando angústias e ansiedades.
A criatividade é uma atividade excepcionalmente saudável que irá contribuir para aumentar seu potencial de resposta, frente as adversidades.
Quando a mente está criando, a atenção estará mais focada e não se dispersará com fantasias que provocam medo e inseguranças. Como bem disse a neurocientista Dra Daiane Golbert: “A criatividade é uma ótima ferramenta para conduzir e manter a saúde mental”.
A criatividade através do aprendizado dos benefícios do fluxo criativo, consegue despertar um sentimento de poder sobre si mesmo e isso irá contribuir para uma maior estabilidade emocional e consequentemente um maior equilíbrio na análise para encontrar a melhor saída e melhor resposta. “Quem cria, confia”
A Criatividade Terapêutica (CT), não é somente um conceito e sim, uma técnica, uma formação que se adquire, uma habilidade que se desenvolve e uma competência que se aprimora.
Portanto, devemos dar a devida importância na aprendizagem e no treinamento da criatividade no seu aspecto terapêutico, pois somente desta forma, e sob esta circunstância, seremos capazes de construir com bases solidas, a melhor versão de nós mesmos.
“O desejo de criar é um dos anseios mais profundos da alma humana” Dieter F. Uchtdorf
SEXÓLOGA CLÍNICA E TERAPEUTA DE CASAIS – INVESTIGADORA E INSTRUTORA DE REPROGRAMAÇÃO VITAL
Email: [email protected]
in REVISTA PROGREDIR |SETEMBRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)