Por Ana Pedroso
in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
O REGRESSO a si, inicia quando a mudança se dá em si, dentro e fora de si próprio, através do autoconhecimento.
E assim REGRESSA a si!
Olhe o mundo e reflita para si o que vê, o que sente e reconhecerá quem É, através daquilo que os outros refletem nos seus pensamentos! E mais uma vez, Regressa a si!
Reeducar-se é a semente para uma vida feliz consigo e com todos aqueles que o rodeiam. Por isso, esteja atento às novidades em relação às relações atuais porque temos muito para partilhar!
Bem Vindos! Bem Vindos à vida em que lhe proponho olhar para a sua Vida Hoje, e Regressar à sua casa interior, REGRESSAR a si!
Relação é entre outras definições, o conceito para designar o vínculo, a ligação entre duas pessoas e entre a pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ. Como pode sentir-se conectado, vinculado com relacionamentos extraordinários sejam eles pessoais ou profissionais, se o vínculo número um que deve ser cuidado, aceite e tratado com muita amorosidade, aguarda que sejam os outros a ter essa ação? Hoje a minha proposta é que se reencontre a si, através dos outros com quem vive e convive!
Acredito que através das relações é possível abrir um novo espaço de entendimento e de autoconhecimento. O “outro”, “os outros” são partes de si mesmo e são um espelho que permitem refletir, (re)conhecer e recordar partes agradáveis ou desagradáveis que tem em si, mas que ainda não tem consciência que lhe pertencem.
Sinta mais uma vez e agora escreva no seu Bloco de apoio, o que vê e sente nos outros que ama e aquilo que o incomoda.
Quando falamos de relações, falamos em Reencontros e o Regressar a si! Criar e viver práticas saudáveis para um Novo Estilo de Vida!
Mas como podemos na prática viver uma vida épica?
Olhemo-nos, escutemo-nos. Recordemo-nos que tudo começa em nós e o Regresso a si, começa Agora.
Cada um de nós é o ponto de partida e o ponto de chegada. Então antes de iniciar a dissertação sobre os tipos de relacionamentos que tem, comece por compreender que tipo de relação tem consigo mesmo, que tipo de diálogo interior e comunicação tem para consigo?
Permita-se elogiar, permita-se reconhecer alegremente o ser maravilhoso que é, E REGRESSE A SI!
Medite sobre si mesmo, reconheça se já faz consigo tudo o que deseja receber.
Enquanto seres em evolução sabemos que em cada fase, em cada momento, em cada relação, podemos crescer e evoluir, e naturalmente, evoluímos nas relações que são menos harmoniosas. A perspetiva que se coloca é a perspetiva de Evolução, ou seja, questione-se, escreva, partilhe e interiorize este pensamento ao relembrar as relações mais desarmoniosas.
Questionário de ampliação de consciência para este mês para a construção de uma vida extraordinária:
Antes de questionar os outros questione-se a si mesmo, REGRESSE a si.
- “Que lição é que eu tenho de aprender com esta(s) pessoa(s) ou relação(ões)?”
- “O que o(s) outro(s) me está(ão) a espelhar e que eu ainda não reconheço em mim?”
- “Que pensamentos é que tenho e que me fizeram atrair esta(s) pessoa(s) e situação(ões)?”
- “Onde é que eu ainda não me respeito e não me aceito exatamente como sou”?
Talvez, um dos principais objetivos comuns a todas as pessoas é o de serem cada vez mais e melhores pessoas, mais e melhores maridos ou esposas, mais e melhores mães ou pais, mais e melhores profissionais, leais amantes de tudo o que fazemos, e lá na essência de tudo o que é, talvez a única coisa que cada um de nós deseja e pretende na vida é amar e ser amado.
Que este verdadeiro amor inicie consigo mesmo e com toda a certeza que as relações que atrair vão espelhar aquilo que
é! Assim se constrói uma vida épica assente em relacionamentos extraordinários, onde todos podemos Ser livres, mas que a maior parte de nós, como não se sente Comprometido, deixa cair as suas relações num desgaste e aprisionamento constantes.
Recorde que aquelas relações que são mais desafiantes serão como novas portas para resgatar o melhor de si. Assim é e assim será ao longo da nossa vida. E na escada do autoconhecimento (e aprofundamento) a aprendizagem é uma constante, então tudo serve, cada experiência, cada vivência e cada relação. Mas a construção dos relacionamentos extraordinários começa aqui e agora basta querer muito, muito, muito!
“Os nossos relacionamentos são nossos mestres e podem guiar-nos ao longo da nossa vida se soubermos como os utilizar nesse sentido”.
Shakti Gawain
Assim, de uma forma sábia, saudável e harmoniosa retiramos novas aprendizagens sobre nós próprios, e sim, quando reconhecemos e aceitamos todas as partes de nós próprios em especial as partes que rejeitamos, mudamos a nossa vibração, mudamos o nosso foco, a nossa energia, o nosso Mundo interior e consequentemente o nosso mundo exterior também muda.
Recorde sempre que a relação mais importante é a que tem consigo mesmo. E relembre-se sempre que os outros dão-lhe a oportunidade de crescer, de se conhecer e de se aceitar ainda mais, pois tem um potencial imenso ainda para resgatar, ainda para conhecer. O outro é o seu mestre, o educador. Permita que ele lhe mostre e que o guie para o melhor que tem dentro de si. REGRESSE A SI HOJE E CRIE UMA VIDA ÉPICA!
Liberte a crença de que tem sempre de ter razão e de que somente a sua verdade é a melhor!
Aprenda como ser mais feliz e a resgatar o melhor de si mesmo, isto é, tornar-se cada dia mais consciente. E a consciência é a base da nova humanidade.
Reconheça o seu valor nas simples ações que faz, que constrói e os novos hábitos que está disponível a promover para o seu software se reprogramar e ressignificar.
EXERCÍCIOS para a CONSTRUÇÃO de REENCONTROS FELIZES
1) Escreva uma lista com 10 qualidades, dons, características que reconhece em si. Quando terminar escreva ao lado o oposto dessa característica que identificou na primeira parte do exercício.
Ao observar e refletir sobre estes opostos, reconhece nas suas relações, alguém com estas características?
Reflita, pois estas partes estão em si e necessitam de ser reconhecidas e iluminadas.
Compreenda que ao analisar cada uma das partes que rejeita tem uma grande oportunidade para crescer e resgatar o Melhor de si.
2) Quando acorda de Manhã, antes de cumprimentar qualquer pessoa, abrace-se profundamente, diga um Bom dia Interior a si mesmo e, dê um beijo no primeiro espelho que encontrar.
Palavras-chaves: Ame-se, Aceite-se e Nutra-se!
3) Uma vez por semana permita-se realizar uma atividade prazerosa para si. Dance, tome um banho relaxado com pétalas de rosa, vá ao cinema, faça uma caminhada na Natureza, leia um livro que o inspire ...
A palavra-chave é: Abra o seu coração e deixe que ele o guie.
4) Faça uma carta de gratidão para si mesmo. Depois de a realizar, se sentir que sim, escreva uma carta de gratidão à(s) pessoa(s) que lhe é (são) especial(is). Esta carta pode ser ou não entregue.
Palavra-chave: Faça o que sente. Nem tudo tem que ter lógica, mas tem que ter “sentir”.
5) Recorde-se de algo super especial que realizou ou planeou para alguém… sinta esse entusiasmo… receba a vibração dos seus desejos e sonhos… o que pode fazer para dar um passo na sua concretização?
Palavra-chave: Ação. Movimente-se por si.
6) Escreva afirmações positivas e repletas de Amor e Alegria sobre si mesmo. Leia diariamente, cante e medite com elas.
Palavra-chave: Investa em si e regresse a ser quem é. Você tem tudo o que necessita para começar. Só tem de começar, HOJE, SÓ POR AGORA!
7) Pare, Respire e Medite – Estudos e pesquisas comprovam que dedicar-se à Meditação, mesmo que por poucos minutos por dia, promove e REGRESSO A SI, proporcionando efeitos benéficos, a nível físico, mental, emocional e espiritual.
Através do Regresso a si, do Autoconhecimento, dê-se a Oportunidade este mês de investir em si mesmo, onde terá um efeito psicológico positivo e um aumento da sua qualidade de vida.
TRANSFORMANDO VIDAS PELO MUNDO
www.anapedroso.pt
in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)