in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Qual é o propósito da renovação?Por questões de mercado de trabalho, a concorrência é o principal motivador para que as empresas e empreendedores se mantenham atualizados e com novos mecanismos de atração de clientes.
Como e quando?Dependendo da demanda e investimento financeiro de cada organização, existem diversas formas de renovar: formação externa, pós-graduações, workshops, participação em palestras, etc.
Existem outros mecanismos de desenvolvimento e melhoria através de serviços de business coaching e mentoria para otimizar nesta missão.
Palestras são uma ótima oportunidade para conhecer quem está à frente das novidades e tem histórias não só para contar, como também para inspirar as pessoas.
Cursos e workshops com temas sobre liderança e desenvolvimento de técnicas integradas na atividade dos colaboradores. É importante ressalvar que esta reciclagem não se limita apenas aos cursos de pós-graduação, por exemplo, mas a todo tipo de curso profissional que proporcione conhecimentos relevantes ao desempenho das funções de uma equipa ou colaborador.
O que é que não deve ser renovado?Se considerarmos que as fundações de uma organização são a alma e estrutura da empresa, então não devemos mexer a não ser que a renovação seja mais global.
Por exemplo a área, missão e visão da empresa: são o lema, estrutura e fio condutor de uma organização, ao renovar sem qualquer estratégia pode ser danoso para os colaboradores e para o público-alvo.
Outra componente da renovação profissional é a reciclagem.
O que é a reciclagem?A principal finalidade da renovação profissional é conseguir mudar e aperfeiçoar os conhecimentos dos profissionais para que eles se tornem colaboradores mais completos conforme as exigências da área de trabalho: efetuar uma reciclagem otimizada.
Por exemplo, um dentista que se formou há mais de vinte anos, atualmente, tem obrigatoriamente que dominar as tecnologias mais recentes, visto haver uma evolução positiva na medicina dentária.
Isso quer dizer que os cenários estão em constante transformação e não são os mesmos que há dez anos atrás. Um profissional que seja especialista e pretenda participar numa reciclagem precisa de o fazer frequentemente para não dar lugar ao comodismo.
Qual a importância da reciclagem?
A qualificação profissional, ainda é hoje, uma valência diferenciadora, em paralelo com o nível de experiência do profissional. A verdade é que nem todos têm acesso e facilidade de ingressar num curso superior. Felizmente existem, atualmente, cursos profissionais disponibilizados por instituições de formação que visam a melhoria de conhecimentos para qualquer pessoa interessada. Os cursos à distância também foram outra inovação que facilita o acesso a quem tem restrições de horário por exemplo.
Para além disto, as empresas podem facultar o aperfeiçoamento de skills através de mentoria, coaching para processos mais orientados e capacitantes.
Como e quando se deve fazer uma reciclagem?
A pior parte para quem não tem orientação própria ou necessita de um output, é identificar e tomar consciência de que necessita de evoluir.
O ideal é investir pessoalmente, em si mesmo, independentemente de possuir apoio neste sentido e agregar conhecimentos.
Por isso, é tão imprescindível selecionar uma profissão de que realmente se gosta e assim, continuar a estudar e aprender mais, não será um sacrifício. Quem tem uma formação, mas gostaria de trabalhar em outra área, pode, em paralelo, dedicar-se a um novo projeto de qualificação profissional.
Em muitas situações, a própria organização promove processos formativos.
Foco nas metas: orientaçãoEnquanto se dedica à reciclagem profissional, é necessário definir qual é o plano de carreira que deseja alcançar. Investigar as empresas onde se pretende trabalhar; cargo e remuneração desejada.
Em seguida, preparar-se para candidaturas e entrevistas. Aqui pode ser necessário apoio e orientação com um mentor ou Coach para o processo.
Após a conquista do cargo, o comportamento de interesse e motivação, deve manter-se. Muitas vezes a meta intermédia foi alcançada mas a meta seguinte deve ser estabelecida: manter ou progredir na carreira.
Delinear metas evolutivas, que podem ser mensuráveis pela remuneração salarial e/ou promoções, é fundamental para que o colaborador não perca a oportunidade de se sentir reconhecido e realizado.
Algumas vantagens de reciclagem numa empresa
1. Contribui para processos internos de liderança
Muitos colaboradores com maior graduação não conseguem alcançar cargos de liderança por imposição e obstáculos de outras chefias. É fundamental capacitar pessoal para cargos de gestão superior, liderar equipas, efetuar tarefas com maior responsabilidade, etc.
2. Valoriza a sua função no mercado de trabalho
Um colaborador sem ambição poderá não ser tão produtivo e rentável. É importante contratar pessoas com motivação de crescimento e empenho. Quando existe esta automotivação, existe procura de melhoria por vontade própria sem ser necessário impor absolutamente nada. Muito mais comportável gerir desta forma, sem pressão e sem causar medo nos colaboradores.
3. Remuneração
Quando o colaborador se especializa traz para a empresa, novos conhecimentos e métodos capazes de elevar o seu rendimento e o de todos que trabalham com ele. É expectável que a sua remuneração possa e deva ser compatível com novas funções.
INTERNATIONAL CERTIFIED PNL & COACH | FORMADORA | ESCRITORA | AUTORA sandrapereiracoaching.blogspot.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)