in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A Alegria sempre fez parte da minha existência e independente das circunstâncias em que me encontrava nunca a minha Alegria se desvaneceu. E, acredito mesmo que foi por causa disso que os desafios se superaram melhor!
Acredito que as circunstâncias externas não nos devem comandar, somos nós que devemos gerir as circunstâncias no melhor das nossas habilidades lembrando que tudo são apenas acontecimentos e que todos os acontecimentos vêm com prazo de validade.
A Alegria tem sido fator determinante nesta minha passagem, é ela que me apoia quando tudo parece estar na ponta oposta à minha vontade e sentido de justiça. Eu decidi há muitos anos que o meu corpo físico pode estar “preso” num acontecimento menos bom, mas a minha mente não tem de o estar! A minha mente é Livre e Alegre!
E se para mim a Alegria é determinante em todas as áreas da minha vida porque não o seria nas minhas Finanças Pessoais?!
Se por um lado o equilíbrio das nossas finanças provoca impacto no nosso estado de espírito, por outro o nosso estado de espírito é indubitavelmente também decisivo para as nossas finanças. É um daqueles casos em que perguntamos quem nasceu primeiro: o ovo ou a galinha?
E como passar a Alegria para uma folha de orçamento mensal quando nem sempre a Alegria interna acompanha um orçamento Feliz?
Com a lembrança que tudo se constrói passo a passo! Tudo sem exceção para ficar bem construído começa pelo princípio, tal como uma viagem de mil passos começa com o primeiro…
Se vires as tuas finanças pessoais como a receita para um bolo saberás que juntando os ingredientes de uma determinada forma e ordem no final tens com certeza um bolo magnífico. E se percebes alguma coisa de pastelaria sabes que apressar, atalhar, trocar ingredientes estragam o resultado/bolo. Então este conhecimento é também a tua fé que seguindo a receita o resultado é só um. Isto deixa-te Alegre? E se estiveres Alegre achas que te tornas melhor pasteleira(o)?
Lembra-te ainda que Alegria (ou qualquer outro sentimento) é um hábito, e sabes que os hábitos criam-se e tu podes criar os que quiseres?! Isto é completamente empoderador, libertador e dá-te asas para seres e fazeres o que sonhas. Então faz escolhas que te aproximem dos teus objetivos e trabalha nisso todos os dias, um passo de cada vez, na forma e na ordem certas sem apressar, sem atalhos, sem trocas e… com Alegria. Garanto-te que vais ter uma vida/bolo mesmo da forma como desenhaste!
Abraço-te Alegremente
AUTORA DO LIVRO ABC DA POUPANÇA
www.abcdapoupanca.com
www.facebook.com/oabcdapoupanca
www.youtube.com/abcdapoupanca
in REVISTA PROGREDIR | MARÇO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)