Por Diana Metello
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Quase todos crescemos e fomos educados por pessoas que viam o trabalho como uma obrigação, uma necessidade penosa, algo que a “vida” nos impõe como elemento associado à nossa sobrevivência básica, que nos rouba energia e o tempo para gozar a vida, e muitos adotaram essa crença de que um Emprego é um mal necessário e vivem a sonhar com as férias, feriados e fins de semana, vivendo o “trauma da Segunda Feira” como se estivessem a ser levados para a forca!
Por outro lado, há quem adore o que faz e se sinta plenamente realizado e a cumprir uma missão enquanto trabalha, com uma consciência que está a contribuir positivamente para algo maior que si próprio, que o tempo voa enquanto está a trabalhar, que as suas competências e dedicação fazem a diferença e que cada desafio é uma oportunidade de aprender e crescer, que sabem equilibrar a vida profissional com a vida pessoal e que constantemente sonha com novos projetos encontrando estratégias para os fazer acontecer!
O que acha que distingue estes dois tipos de pessoas?
Os primeiros escolheram andar à deriva, ao sabor do que vai surgindo e culpando a vida (ou a falta de sorte) pelos fracos resultados ou frustrações, pouco ou nada investem em si próprios limitando-se a fazer o estritamente indispensável para manter o emprego e não têm um sentido de missão.
Os segundos escolheram agarrar a rédeas da sua vida, assumem responsabilidades, vão atrás do que querem, investem continuamente em si próprios, souberam gerir as prioridades, ter a humildade de aprender com os erros sem nunca desistir dos seus sonhos, escolheram conscientemente fazer o que fazem e têm como missão contribuir para algo maior que si, próprios!
Como em tudo na Vida, e de forma importantíssima no mundo profissional… Liberdade = Responsabilidade e cada escolha tem a sua consequência!
Hoje em dia, mais do que nunca, o mundo e os ambientes profissionais sofreram alterações drásticas, facilitadas pelas enormes evoluções tecnológicas, e pelas novas tendências de Liderança e gestão de Recursos Humanos.
A recente pandemia que, infelizmente, afetou todo o mundo veio catalisar a implementação de soluções alternativas na forma de trabalhar, reunir, gerir equipas, interagir e fazer negócio.
Se por um lado trouxe limitações e consequências muito graves para algumas áreas de negócio, noutras áreas obrigou à rápida adaptação tecnológica de forma a manterem a operacionalidade e produtividade, e veio expandir transversalmente a muitos profissionais, mais convencionais, um mindset de “Liberdade Profissional” já há bastante tempo associado a Millenials e Digital Nomads, que suportados pela tecnologia, desempenham as suas funções à distância (em qualquer parte do mundo) sem a necessidade de uma presença física num escritório “fixo”, com horários “fixos”, e que se tem evidenciado como uma solução Win-Win também para as Empresas.
Obviamente para que esta “Liberdade” seja possível há que ser responsável e ter uma disciplina pessoal.
É preciso que se cumpram com os objetivos individuais e coletivos em termos de Equipas e apresentem os resultados pretendidos pela Empresa, podendo assim gozar de uma maior flexibilidade, autonomia, poupar o tempo das deslocações diárias e despesas inerentes, e escolher os ambientes que mais os inspiram para desempenhar as suas funções… e ter acesso a um estilo de vida com muito mais Liberdade!
Mas, nem só neste estilo “Digital Nomad” se pode viver em pleno uma Liberdade Profissional!
Eu acredito profundamente que:
“Liberdade Profissional não é fazer nada! … é sim fazer aquilo que se gosta!”
E nesse sentido deixo-vos para terminar alguns fatores decisivos para que possam realmente vivenciar a vossa Liberdade Profissional.
7 Condições para nos sentirmos Livres Profissionalmente:
• É essencial saber o que é realmente importante para nós!
• É essencial fazer o que se gosta!
• É essencial aprender/desenvolver continuamente as técnicas e conhecimentos que nos permitem sermos muito bons naquilo que fazemos!
• É essencial ter a coragem de arriscar e lutar pelo nosso sonho!
• É essencial sabermos Planear e termos uma Gestão de Tempo eficiente!
• É essencial sermos responsáveis e reconhecermos o valor do nosso trabalho!
• É essencial sentirmos que o nosso trabalho contribui positivamente para algo maior que nós e que fazemos a diferença!
INTERNATIONAL RESULTS COACH
www.dianametello.com
CEO & FOUNDER @ ACTION FOR SUCCESS
www.action-for-success.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JULHO 2020
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)