Por Pedro Jorge Mendes Pires
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
É uma das áreas que possibilita que cada vez mais pessoas recorram aos vários especialistas disponíveis no mercado para equilibrar as suas vidas.
Para muitos leitores, a vida profissional é o primeiro domínio em que têm a possibilidade de constatar e observar que existem alguns aspectos que não funcionam e/ou não fluem como gostariam nas suas vidas. Por outras palavras, a vida profissional reflete o (des)equilíbrio interior das pessoas.
Neste processo de tomada de consciência, estamos perante um desalinhamento entre o mundo interno (o SER) e o mundo externo (o FAZER), ou seja, a projecção de um conjunto de emoções do SER no FAZER.
Essas emoções podem ser o medo, a zanga/ira, a mágoa/desgosto, a inveja/cobiça, a tristeza, a ansiedade, a timidez, a culpa e o ódio.
As emoções são as respostas emocionais perante acontecimentos e sinais que ocorrem no âmbito profissional e que se manifestam na percepção de insatisfação laboral.
A existência dessas situações são uma oportunidade para que o leitor tenha a possibilidade de parar e refletir sobre o que se passa na sua vida profissional.
Se pensa que esta situação apenas acontece consigo, ou é um problema, exclusivamente seu, após uma rápida pesquisa pelos motores de buscas da internet encontrará vários estudos que revelam que existe uma elevada percentagem de pessoas que estão insatisfeitas no trabalho que realizam.
Isso acontece em Portugal e no estrangeiro, sendo um fenómeno social à escala global.
Como tal, é provável que faça parte deste grupo de pessoas que sentem e verbalizam, o que estão a fazer com a sua vida profissional?
Mais do que continuar a vitimizar-se com essa situação ou entrar em stress por estar presente na sua vida, o importante é assumir que tem a responsabilidade de criar uma nova vida profissional.
Hoje existem ao seu dispor cada vez mais possibilidades para conseguir resolver as causas dessa situação.
Vamos agora partilhar consigo um conjunto de passos que o podem ajudar na jornada de melhorar o equilíbrio interior da sua vida profissional.
Em cada um dos seguintes passos são formuladas perguntas, com a intenção de o ajudar a identificar as causas desse (des)equilíbrio interior.
O primeiro passo de um processo de mudança ou criação de uma nova vida profissional é ter consciência do que se passa consigo.
“Quem olha para fora sonha, quem olha para dentro desperta.” – Carl Jung
O que pretende passar a ter na sua vida profissional? uma nova função profissional? novas tarefas? um novo local para trabalhar? uma nova chefia? uma nova área profissional?
O segundo passo é trabalhar a desconstrução de crenças que poderá ter relativamente à sua vida profissional, isto é, o que representa a sua vida profissional? Quais são as expectativas que têm da sua vida profissional presente e futura?
As crenças determinam a forma como percepciona a vida profissional.
O terceiro passo é entrar em ação, depois de um momento dedicado a descodificar as causas interiores da sua insatisfação profissional. Esta é a etapa de se mobilizar e empreender um conjunto de ações com o objetivo de alcançar uma maior satisfação profissional.
Essas ações estão diretamente relacionadas com as respostas que deu às perguntas do segundo e terceiro passos.
Cada um de nós é o criador da sua vida profissional.
As ações que preconiza vão aproximá-lo ou afastá-lo de atingir a felicidade na vida profissional.
A percepção da felicidade no domínio profissional pode ser definida como o resultado da diferença entre a realidade profissional que vive e as expectativas que possui sobre a sua vida profissional.
Uma maior conscientização das crenças internas possibilita que alcance um maior grau de satisfação profissional, porque ao ter acesso a esse mapa interno, poderá fazer escolhas mais orientadas para a realização da sua vida profissional.
Finalmente, para melhorar a imagem do que reflete na vida profissional é importante que tenha o sentido de direção alinhado com os com os seus princípios, valores, conhecimentos, experiências e paixão.
Cada um de nós tem uma justiça interna que nos faz reflectir sobre a vida profissional. A sua consciência é o juiz que garante o cumprimento do alinhamento do sentido de direcção da sua vida.
COACH ESPECIALISTA EM NEGÓCIOS E CARREIRAS
www.pedropirescoaching.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2022
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)