Por Pedro Melo
in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2015
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
O “Interior de Mim” é um local não identificável por mapas tradicionais, precisa ser trilhado pela própria pessoa que o encerra em si e só essa pessoa, depois de chegar a ele, pode compreender a sua importância para a sua Saúde. Até chegar ao “ Interior de Mim”, precisamos passar por 5 locais, imprescindíveis para sermos saudáveis: A “Eira da Literacia em Saúde”; A “Clareira da Literacia Emocional”; o “Bosque do Autoconceito”; o “Lago das crenças”; a “Montanha da Autoconfiança”. Vamos explorar um a um para que cada leitor possa definir o seu percurso:
A “Eira da Literacia em Saúde” é um espaço aberto, rodeado de possibilidades de escolha (recursos em saúde, decisões sobre o melhor para a nossa saúde). Contudo, só definindo bem o mapa poderemos avançar com sucesso desta eira. Para tal, temos de trabalhar o conhecimento sobre a saúde (que profissionais devo procurar, onde procurar formação fidedigna sobre saúde, que serviços devo utilizar, …). Apenas com uma Literacia em Saúde bem trabalhada poderemos seguir caminho para o “Interior de Mim” e encontrar o nosso Poder para sermos saudáveis. É uma boa estratégia para seguir este caminho utilizar os cuidados de saúde primários, nomeadamente a equipa de saúde familiar, onde poderemos encontrar ferramentas personalizadas para a nossa Literacia em Saúde ser uma Eira produtiva.
A “Clareira da Literacia Emocional” é um local rodeado de árvores plantadas ao longo da vida, onde podemos contemplar essas árvores percebendo-as como aliadas para o nosso percurso para o “Interior de Mim”. As árvores são as emoções e sentimentos que vamos vivenciando e desenvolvendo em nós e nos outros… Algumas árvores terão frutos… outras estarão secas… Por isso somos Humanos. Contudo, todas elas alimentam a nossa vida com um tipo de oxigénio fundamental para chegarmos ao nosso Poder: a aprendizagem. É na clareira da Literacia Emocional que podemos respirar o oxigénio da aprendizagem libertado pelas árvores das emoções e sentimentos que plantamos ao longo da vida. Só assim podemos seguir caminho para o “Interior de Mim”.
O “Bosque do Autoconceito” é um local cheio de mistério e trilhos de decisão. Só depois de um boa respiração na clareira anterior, conseguiremos com sucesso olhar os caminhos, por vezes obscuros deste bosque e decidir o que pensamos de nós mesmos, para escolher os caminhos certos para chegar ao “Interior de Mim”. São muitas as dificuldades que nos podem confundir no “Bosque do Autoconceito”. Por vezes é invadido por ventos fortes que agitam de tal forma as árvores, que não conseguimos perceber o caminho a seguir… Estes ventos são soprados pelos outros, pelos que nos dizem o que pensam de nós e tornam-se por vezes tão sonoros e violentos, que não nos deixam ouvir o que nós próprios pensamos de nós. Como tal, com Literacia em Saúde e Literacia Emocional, saberemos enfrentar os ventos da calúnia e decidir o caminho da Nossa Verdade, o real conceito que nos permite ser autênticos no caminho para o “Interior de Mim”. O “Bosque do Autoconceito” é das etapas mais complicadas de atravessar no caminho, mas seguindo o mapa com perseverança, consegue-se superar.
O “Lago das crenças” é um local onde, depois do autoconceito bem fortalecido, devemos mergulhar para reter o oxigénio da aprendizagem e olhar em volta, contemplando o que o seu fundo nos tem para oferecer: a cultura familiar (que nos vai moldando ao longo dos tempos e nos dá identidade), a cultura social (com quem nos vamos relacionando e aprendendo a ter outros pontos de vista), os nossos próprios corais de atitudes, que vamos construindo com a influência das culturas, do autoconceito, das aprendizagens. É neste lago que, depois de mergulhar, vamos decidir em que lado vamos sair para subir a montanha da autoconfiança. Só depois de analisar muito bem as nossas crenças, podemos decidir os nossos comportamentos para procurar o que para cada um de nós significa ser saudável.
A “Montanha da Autoconfiança” é a última etapa, para chegar ao “Interior de Mim”. É no topo dela que se encontra a entrada. Contudo para a escalar temos de usar todo o potencial adquirido ao longo do caminho: O que aprendemos sobre o que nos rodeia e sobre nós, as crenças que construímos e/ou renegámos e a forma como percebemos que podemos usar isso tudo para entender que afinal os responsáveis pela nossa saúde somos Nós Próprios. Por isso, só quem verdadeiramente consegue escalar esta montanha, consegue entender o significado de “Ser Saudável” e chegando ao seu topo vemos a entrada para o “Interior de Mim”.
No “Interior de Mim” conseguimos perceber então o verdadeiro significado de Saúde, pois fizemos todo o caminho: Saúde é saber decidir com conhecimento (literacia) sobre ela mesma e sobre o que sentimos, para poder ter Poder e Controlo na nossa tomada de decisão sobre o que nos faz Felizes, com a convicção que estamos a fazer a escolha certa.
Boa Viagem e Muita Saúde…
PEDRO MELO PROFESSOR NA UNIVERSIDADE CATÓLICA PORTUGUESA (ICS – PORTO) ESCRITOR www.facebook.com/escritorpedromello in REVISTA PROGREDIR | MAIO 2015 (clique no link acima para ler o artigo na Revista) |