in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Num sentido amplo, o niilismo consiste numa “atitude de negação ou descrença absoluta em relação a princípios, sejam eles religiosos, morais, políticos ou sociais.”
O Niilismo tem origem no “latim nihil, que significa nada. Ele representa uma atitude crítica em relação às convenções sociais e aos valores tradicionais.
Perante o surgimento desta forma de olhar para a realidade humana, a visão do niilismo tem subjacente um questionamento do próprio conceito de verdade.
Neste momento, o caro leitor, deve estar a interrogar-se, afinal o que é a verdade?
A etimologia da palavra verdade tem evoluído ao longo da história das civilizações, encontramos “referência a ela nas formas latinas verĭtas, verĭtātis, associado a vērus, por verdadeiro, sobre a raiz do proto-germânico em *wēro-, por certo ou real.”
Na cultura “grega arcaica, onde é interpretado através do pensamento que esconde a palavra ἀλήθεια (aletheia), que a partir de pesquisas rigorosas e filológicas, designa o alfa (ἀ) privativo do oculto (λήθε – Lethe).”
Em latim a conceção grega da palavra passou a ser “veritas, contendo a noção de verum-bonum, entendido como aquele que na sua bondade é visto pela razão como o verdadeiro, isto é, aquele idêntico a si mesmo apreciado como bom, aplicável especialmente na vida quotidiana regulada pelas leis.”
As diferentes correntes filosóficas apresentaram a noção de “verdade através de um sistema de valores, que acaba por passar necessariamente por um conjunto ético e moral de uma sociedade e dos vários elementos que a representam e constituem, sejam estes indivíduos, famílias ou outros grupos.
Por exemplo, para Jean-Paul Sartre, segundo o existencialismo, a “verdade está na essência do indivíduo, ela é resultado dos valores de uma sociedade.”
No entanto, para Michel Foucault, “para ser verdade, ela precisa ser livre (totalmente)”, não pode estar vinculada a uma instituição. Uma verdade institucionalizada tende a ser manipulada, gerando dogmas e constrangimentos.
Este artigo acabou de lhe providenciar informação sobre duas perspetivas socio-filosóficas da verdade. Mas, e para si, o que é a verdade?
Se ainda não encontrou uma resposta clara para esta pergunta, não se preocupe, a maioria das pessoas ainda não o fez.
Afinal a consciência da sua verdade interior é um processo que é construído ao longo da vida. Apesar de ser elaborado de uma forma mais intrínseca, podemos compará-la com uma carreira profissional, requer tempo, investimento pessoal e é um processo dinâmico e mutante.
No fundo é uma visão de longo-prazo e não um objetivo de curto-prazo. Em termos que nos remetem ao atletismo, será uma maratona e não uma corrida de sprint em pista aberta de 100 metros.
Por isso, não há uma fórmula mágica da verdade escrita num livro de autoajuda.
Logo, o primeiro passo para poder descobrir essa verdade é começar por trabalhar a sua consciência como ser humano.
Afinal, quem você é?
Após acessar a essa sabedoria milenar, ao seu “eu”, está apto a prosseguir para o segundo passo, que será ter também consciência sobre a sua vida profissional. Por outras palavras, de mergulhar uma vez mais na sua verdade interior ao nível da dimensão profissional.
Estas são algumas das perguntas poderosas que o podem orientar nessa busca e receber alguns insights:
O que é a sua vida profissional?
Como é que gostaria que ela fosse?
Qual é a função que ela desempenha?
O que o faz sentir-se realizado?
Quem é que pretende impactar?
Posto isto, como terceiro e último passo, deverá investir uma parte do seu “precioso” tempo de vida e começar a pôr em prática as respostas que alcançou efetuando os dois primeiros passos, investindo neste processo de evolução humana.
A verdade é que a profissão que exerce deveria ser muito mais do que uma simples escolha ou papel social que desempenha.
Ela faz parte da sua essência como ser humano e tem uma função na sua vida. Ao descobri-la conscientemente, novas possibilidades podem surgir elevando a sua sensação de realização pessoal e profissional.
COACH ESPECIALISTA EM NEGÓCIOS E CARREIRAS
pedropirescoaching.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | JUNHO 2024
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)