in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Um dos valores mais apreciados é o valor que está relacionado com a capacidade de uma boa convivência com as pessoas que integram uma equipa.
Porque é que é tão importante?
Porque, como diz o ditado, a “União faz a força”.
Sabermos conviver e sermos solidários num grupo, especialmente no âmbito profissional, que é o que ocupa a maioria do nosso dia para a quase totalidade da semana, é uma Força.
Na vida profissional, como na vida pessoal, temos que lidar todos os dias com a resolução de problemas, tomada de decisões e o atingimento de objetivos comuns, e se não existir uma atitude colaborativa por parte de todos os que coabitam nesse ambiente, é impossível obter resultados satisfatórios.
A solidariedade é a capacidade de ser generoso/a e comprometido/a com os outros colegas.
É verdade que ajudar alguém é uma decisão que cada um de nós toma, mas no momento em que se dá apoio, o cérebro recebe uma sensação de recompensa a qual gera bem-estar e, consequentemente, aumenta a autoestima.
A área profissional é um dos âmbitos da vida em que buscamos a satisfação de 4 das 5 tipologias de necessidades, de acordo com a Pirâmide das Necessidades do psicólogo Abraham Maslow.
Do nível mais baixo à ponta da Pirâmide:
- Necessidade de Segurança
- Necessidade de Relacionamento
- Necessidade de Estima
- Necessidade de Realização Pessoal
Por esta razão, uma das condições para um ambiente de trabalho funcionar eficientemente e ter uma influência positiva nos resultados de uma equipa, assim como em cada individuo, é a promoção do companheirismo, a colaboração entre os seus integrantes, a generosidade, o compromisso com os outros e uma boa comunicação.
Quando a vida profissional se desenvolve num ambiente de trabalho deste tipo, maximizam-se os pontos fortes individuais e minimizam-se os pontos fracos, o que torna este espaço eficiente, dinâmico e produtivo, pois as necessidades de cada colaborador encontram-se satisfeitas.
Para cada individuo se sentir realizado no âmbito profissional, não é suficiente ser talentoso, é imprescindível ser solidário. É fundamental perceber que o sucesso é dado pela comunidade e não pela individualidade.
Cada pessoa tem o seu próprio filtro na forma como pensa, atua e comunica, e isto inevitavelmente leva a uma perceção de uma realidade individualista e não global. Por esta razão é importante ser cooperativo e disponível em aceitar outros pontos de vista, outros modos de gerir o trabalho e aproveitar o conhecimento dos colegas para nos enriquecermos como pessoas e adquirirmos novas habilidades.
A solidariedade é um sentimento de união que permite o desenvolvimento de relações sociais fortes, permitindo que diferentes indivíduos lutem por uma causa comum, uma vez que a solidariedade neutraliza a indiferença e o egoísmo.
Num ambiente de trabalho em que reina o egoísmo e a falta de comunicação, é garantido a desmotivação de cada membro da equipa. Devido a este facto, a habilidade de comunicação é fundamental para o sucesso de qualquer objetivo, pois aumenta o sentimento de solidariedade e consegue fazer com que todos os integrantes desenvolvam ideias semelhantes sobre os objetivos da organização.
E como cada um de nós pode contribuir para uma vida profissional mais satisfatória através da solidariedade?
Seguem-se 4 dicas para reforçar as nossas condutas solidárias:
1) Desenvolver uma atitude de mente aberta: Significa estar disposto/a a aceitar as diferenças na forma de trabalhar, de nos relacionarmos, entender o negócio, etc. Isto torna mais fácil termos uma maior predisposição para apoiar os outros.
2) Partilhar informações com os colegas: As melhores decisões são feitas com informações. Se cada elemento de uma equipa partilhar informações, aumentam-se as possibilidades de precisão e eficiência na tomada de decisões, e, portanto, obtém-se resultados excelentes. Além disso, a partilha de informações gera confiança e compromisso.
3) Certificar-se de que a comunicação com os outros seja clara: Observar, ouvir e, com empatia, entender o que os outros precisam de cada um para atingir os objetivos da equipa. Quando não se concorda com algum ponto, é preciso relacionar-se profissionalmente, com respeito e cooperação.
4) Celebrar e alegrar-se com o sucesso dos colegas de uma forma genuína: A celebração dos sucessos de cada membro da equipa promove uma maior união e predispõe as pessoas a serem ainda mais solidárias no desenvolvimento das tarefas diárias.
Com estes 4 simples passos, é possível fazer da solidariedade uma verdadeira forma de relacionamento com os colegas do nosso ambiente de trabalho e aumentar o nível de satisfação com as nossas necessidades de realização profissional e pessoal.
Vamos aplicá-los?
HEALTH COACH HOLÍSTICA E PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS
www.anitadambrosio.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | FEVEREIRO 2021
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)