in REVISTA PROGREDIR | OUTUBRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Desde a sua ignorância, não compreendem a importância da espiritualidade na nossa vida. Como seres humanos, devemos estar em equilíbrio para evoluir. É necessário que estejam em harmonia as diversas partes que compõem o nosso ser, entre elas, inclui-se a espiritual. É imprescindível que a espiritualidade seja vivida e sentida com sustentabilidade, pois faz florescer a nossa essência, a divindade que existe no nosso interior.
É por isso que os seres humanos se parecem com as árvores. Antes de serem árvores fortes, foi preciso plantar uma semente na terra, na escuridão, com umas condições difíceis, até que esta semente que passou por este processo sente-se irresistivelmente atraída pelo calor do sol e a luz. Então essa semente começa a crescer em direção à luz, ultrapassando a última capa da terra, para continuar o seu processo de crescimento, ao mesmo tempo que vê outras sementes desenvolverem-se.
O mesmo acontece com os seres humanos. Passamos uma fase de letargia, mantendo atitudes egoístas e egocêntricas, que somente nos fornecem um benefício individual e temporal. Mas mesmo assim cremos que é uma vida ideal. Até que por diversas circunstâncias, a espiritualidade bate à porta do nosso coração e diz-nos: “Não te esqueças que eu também faço parte da tua vida”.
Depois de um tempo, a nossa consciência inicia uma mudança e compreende que a espiritualidade é necessária para encontrar a luz que fará com que a nossa semente brote, cresça, se desenvolva e evolua até completar o nosso caminho. Poucas pessoas conhecem a verdadeira essência da espiritualidade e muito menos se dão conta que é a chave que nos leva ao auto-crescimento e auto-conhecimento, que são essenciais para dar passos firmes por um caminho equilibrado, que ajudará a traçar o caminho a outras pessoas.
Para isso, e também para a nossa evolução como pessoa individual e como espécie, é necessário que ponhamos em prática atitudes sustentáveis, porque no momento em que deixamos atrás a escuridão, deixamos de pensar em nós como unidade, mas sim como espécie. Tendo e promovendo boas práticas, não só beneficiamos nós, uma vez que estas atitudes refletem-se noutros e posteriormente em outros e assim sucessivamente, colhendo um fruto positivo na sociedade ao longo do tempo. Se aplicamos valores na nossa vida, como o respeito, o amor, a igualdade e os promovemos em nosso redor, pouco a pouco essa consciência, essa semente repleta de sentimentos, chegará às pessoas que aprenderão daquilo que lhes foi transmitido e compreenderão que deste modo serão felizes e se sentirão “repletos”.
Porque a chave das atitudes sustentáveis, é plantar uma semente, regá-la, tratar dela com paciência, amor e nunca desistir dela, daquilo em que cremos, e num futuro veremos muitas árvores fortes e com flor, porque compreendemos aquilo que anos atrás nós colocamos em prática.
Estas atitudes são essenciais para o nosso caminho espiritual, porque se somente promovemos valores a curto prazo, ou pensando individualmente, nunca obteríamos uma sociedade espiritualmente sustentável e eficiente. Por sustentabilidade compreendemos todas aquelas ações do homem ligadas ao que o rodeia, ao seu ambiente. Se retomamos o exemplo da semente, compreendereis que as árvores estão todas conectadas entre elas, mediante as raízes, por isso, o mesmo acontece connosco, humanos, estamos conectados à terra e entre nós, porque as nossas atitudes, sejam elas positivas ou negativas, refletem-se de um modo ou de outro, no próximo.
Por isso, um dos nossos deveres como seres de luz no plano físico, é promover valores, ações e atividades sustentáveis que não degradem mais a qualidade de vida do ser humano, mas sim ao contrário. Se fomentarmos a sustentabilidade, com constância e perseverança, isso terá um impacto positivo na sociedade, que poderá fazer com que fique mais equilibrada e saudável. É muito importante o nosso grão de areia na sociedade. Se todos atuássemos psico emocionalmente de forma sustentável, faríamos com que as necessidades da geração atual e também das seguintes, beneficiassem, ajudando a construir uma sociedade de valores, que compreenda que todos somos uma unidade e que as nossas atitudes se refletem nos outros. Não podemos pedir a uma sociedade que não seja racista se nós individualmente o somos. Praticando a espiritualidade de forma sustentável, conseguiremos dar continuidade à espécie, ao planeta e beneficiaremos do desenvolvimento moral adequado da sociedade. Tudo o que nós fazemos no presente, ira-se refletir no futuro, seja para o bem ou para o mal. Por isso devemos aprender a amar-nos e amar a nossa espécie, para cuidar dela e divulgar atitudes sustentáveis, que façam mudar a consciência da sociedade e compreender as crianças, que serão os adultos do futuro, que co-criando desde um ponto de vista sustentável, criaremos uma sociedade justa, igualitária e verdadeiramente humana.
As atitudes sustentáveis são a semente que plantamos no agora, para que no futuro, muitos seres humanos possam apreciá-la e crescer fortes, como uma semente da Mãe Terra.
TERAPEUTA HOLÍSTICA E NATUROPATA
www.centro-medicina-holistica.comunidades.net
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | OUTUBRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)