in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Mas porque refletimos? Com que objetivo?
Refletir ajuda ao autoconhecimento e ao conhecimento do mundo exterior. E a partir desse conhecimento, é possível agir para crescer e evoluir como pessoa.
Estamos neste mundo para experienciar com todos os sentidos, descobrir, conhecer, criar e evoluir.
Refletir é desafiarmo-nos constantemente: é questionarmos a realidade de quem e como somos e pensamos; é comprovarmos a realidade empírica dos acontecimentos versus a realidade distorcida do filtro de cada um.
Mesmo que seja inata, a reflexão deve ser praticada diariamente de uma maneira consciente, construtiva e com um propósito de melhoria. A mente pode ser nossa amiga, mas ao mesmo tempo também nossa inimiga. Tudo depende de como a alimentamos.
Como podemos usar a reflexão em benefício do crescimento pessoal? A resposta é simples: devemos começar pelo autoconhecimento.
E como podemos conhecer-nos?
O que se costuma fazer quando queremos conhecer alguém? Sair com essa pessoa, fazer planos, conversar, descobrir os seus interesses… É isso mesmo que devemos fazer connosco próprios! Não devemos fugir de nós próprios ou tentar entreter-nos para evitar encarar o medo de estar connosco.
Autoconhecer-se não é tarefa fácil. Implica uma imersão profunda no nosso interior, sabendo que podemos reviver momentos dolorosos, encontrar partes de nós que não gostamos ou não queremos reconhecer e que, portanto, não aceitamos. Nessa exploração existe resistência e negação, mas a única saída é a compreensão, autocompaixão e aceitação.
Durante o processo de autoconhecimento e crescimento pessoal, a reflexão ajuda a desafiar o nosso sistema de crenças e de autodefinição, e explorar o mundo emocional para identificar aqueles aspetos que nos criam conflitos interiores, contradições, mal-estar e confusão, ao mesmo tempo que nos ensina a ampliar a nossa zona de conforto para melhorar e desenvolvermo-nos.
Refletir é encontrar em nós respostas sobre nós através do autoconhecimento, e contrastá-las objetivamente com as respostas que vêm do exterior, porque a nossa autodefinição também é dada pelo input que recebemos das pessoas que nos rodeiam. E é com base nessa informação interna e externa que se deve agir para mudar para melhor e assim sucessivamente, num círculo que se repete infinitamente onde a evolução pessoal se retroalimenta da reflexão e do autoconhecimento e conhecimento exterior.
Como cada um pode interiorizar a prática da reflexão construtiva neste trabalho de Descobrimento do Ser e de Crescimento Pessoal?
A continuação, algumas dicas que podem ajudar para tal finalidade e que é possível aplicar no dia‐a‐dia:
1.Criar um espaço meditativo.
Entendido como simplesmente estar em presença do próprio corpo, da própria pessoa e deixar-se fluir. É imprescindível para tomar consciência de nós, dos nossos movimentos, do que nos chama a atenção e o que nos incomoda, para aprender a viver na nossa companhia de maneira confortável.
2.Explorar o mundo interior e observar em silêncio.
Quais são as emoções que prevalecem em ti com mais frequência? Quais são as tuas necessidades em cada momento? Estão a ser satisfeitas? Quais são os teus valores? Estás a agir em conformidade com eles? Simplesmente observa. O silêncio fala.
3.Conectar-se mais com a natureza.
A natureza ajuda a introspeção e a contemplação do mundo exterior. Traz de volta ao momento presente e ensina-nos a essência da vida.
4.Refletir antes de julgar.
Porque estás a julgar? Expetativas não cumpridas? Vês no outro alguma parte de ti que ainda não aceitas? Gostavas de te encontrar naquele lugar, posição, status?
Muitas vezes julgamos os nossos familiares, amigos, colegas, conhecidos, etc. sem saber por que dificuldades estão a passar, sem saber a necessidade que lhes levou a tomar uma determinada decisão… Podemos pensar em mil hipóteses, mas continuam sendo hipóteses e não a realidade. Neste caso a reflexão ajuda-nos a conectar com a nossa humanidade e a empatizar com o outro. Quem de nós não cometeu erros ou se desviou do “caminho” numa determinada época da própria vida? Está tudo bem, pode acontecer, e é humano.
5.Refletir antes de atuar por impulso.
Analisar o que está a acontecer internamente, a nível das emoções. O que é que se sente naqueles casos em que se está a tentar reagir de maneira impulsiva? Ameaça? Medo? Raiva?
6.Relativizar.
Refletir sobre a real importância dos acontecimentos. Esta prática aprende-se normalmente quando experienciamos um momento doloroso como, por exemplo, um luto ou uma doença grave (nossa ou de algum ser querido). É fundamental adquiri-la antes de chegar a um evento extremo, pois constitui uma ferramenta útil para gerir o stress em todo tipo de situações.
Portanto, a reflexão construtiva deve partir da nossa alma, numa tentativa de nos reencontrarmos, de nos alinharmos com a nossa natureza e, a partir daí, progredir.
Preparado/a para esta viagem?
HEALTH COACH HOLÍSTICA & PROFISSIONAL DE RECURSOS HUMANOS
anitadambrosio.com
E-mail: [email protected]
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)