in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Para que a magia aconteça, o princípio é simples: o seu eu essencial tem de estar desperto - ele é o criador de tudo o que faz sentido que aconteça na sua vida, independentemente de se sentir mais ou menos bem-sucedida (prossigo no feminino, no caso oposto assumo que é cavalheiro e não se importa de dar a vez às senhoras!).
Podemos ver o seu eu essencial como se fosse uma deusa: uma deusa consciente e feliz que apoia qualquer destino de qualquer viagem. E só pode haver magia se essa deusa assumir plenamente as suas funções. Essa deusa tem de assumir a liderança. Essa deusa tem de estar plenamente viva.
A sua deusa deve responder à seguinte pergunta:
O que é para mim o sucesso?
Algumas pistas para a encontrar a sua definição de sucesso - ou deixar que ela a encontre a si:
A sua definição de sucesso nasce da sua Coragem. Sabe o que lhe dá Coragem?
A sua definição de sucesso nasce da sua Liberdade. Conhece o que a faz sentir-se Livre?
A sua definição de sucesso nasce da sua Verdade. Como expressa a sua Verdade?
A sua definição de sucesso nasce do seu Engenho. Como é a sua Mestria?
A sua definição de sucesso nasce da sua Paixão. O que a Apaixona?
A sua definição de sucesso nasce da sua Inspiração. O que a faz Sonhar?
A sua definição de sucesso nasce do seu Amor. Pelo que daria a sua Vida?
Seja como for, e faça o que fizer, toda e qualquer escolha profissional que estique ao máximo a sua felicidade deve apoiar a sua definição de sucesso. E, tão ou mais importante, deve ser capaz de encontrar parte da sua definição naquilo que já faz, agora – mesmo que lhe desagrade. Encontre as pontes que já existem – mesmo que lhe pareçam invisíveis.
As vozes do mundo podem ser a sua sorte - ou uma perdição.
Podem dizer-lhe que o sucesso é do tipo X, uma circunstância Y ou um resultado Z. Definições exclusivas são um grande risco: se o tipo, circunstância ou resultado não acontecerem, todo o caminho que percorreu terá sido inútil? E toda a satisfação, alegria e entusiasmo de que desfrutou na viagem, não conta? Não são elas a parte mais importante do sucesso?
Todas as definições de verdadeiro sucesso se medem com o coração. Se valem a pena, sente que o alimentam. Podem ser vistas de fora, mas já estão dentro de si. São vivas.
Faça como ao atravessar a rua a pé. Se fizer sentido, pare, escute e olhe, mas depois avance. O melhor é que todas as outras definições de sucesso sirvam de material para que possa construir a sua - de dentro para fora.
Não salte esta etapa - defina o seu sucesso. Com maior ou menor clareza (é claro que a nitidez é preferível à névoa), o fundamental é isto: tem de ter vida. Vida é expressão, movimento, transformação.
Por isso, fuja aos rótulos. Em vez de substantivos, use verbos. Se a vida lhe mostra Amor quando ensina, ou escreve, ou canta, ou lança faturas, o seu sucesso gosta mais dos verbos (ensinar, cantar, escrever, cozinhar, etc.) do que dos substantivos (professora, cantora, escritora, chef, etc.).
A sua definição de sucesso é uma expressão do seu Amor. E um verdadeiro Amor não se fica pelas palavras - é vivido, com todo o seu Ser. É ativo e passivo ao mesmo tempo: criado com a ação, comandado pela alma.
Exerça o poder que a todos nos torna divinos, verdadeiros deuses e deusas a caminhar na Terra. É o poder máximo cujo potencial não é superado por qualquer outra forma de vida conhecida, em beleza, brilho e impacto: a criatividade.
E quando se sentir a encolher de mágoa e de dor, naqueles momentos que a vida nos parece tirar o tapete debaixo dos pés, lembre-se: até os anjos caem. E só caindo podem encontrar a glória de voltar a subir.
A maior criatividade pode surgir do maior caos. Quando tudo parece perdido, algo muito maior pode ser conseguido. Isto não deve ser visto como uma ideia, antes sentido como experiência. Mesmo nos momentos difíceis podemos sentir a vida a encontrar em nós um espaço por entrar - se o escolhermos abrir.
Mesmo nos piores momentos, peço-lhe: por favor não diga - nem pense - que nada há a fazer nas circunstâncias em que está. Viva esses momentos como são - encare-os para que voltem costas e decidam partir - irão fazê-lo.
A mulher-homem máquina, explorada pelo meio, pelas circunstâncias, pelos outros e por si mesma está em vias de extinção. Está a nascer, talvez pela primeira vez em larga escala, um novo arquétipo - a Mulher-Homem Deus, que cria com Amor. Que vive em Amor.
Use a sua imaginação - é o seu corpo divino. Prepare-se para a viagem procurando as suas inspirações e fazendo o que pode fazer, em cada momento. Coloque-se em primeiro lugar. Trabalhe a sua mestria e os seus sonhos com doses abundantes de generosidade. Entregue-se, ame e viva - amar é viver, que é o supremo sucesso, a verdadeira vitória. Que seja com V!
COACH, CONSULTOR, FORMADOR, AUTOR
www.juliobarroco.com
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | SETEMBRO 2014
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)