in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
Porque será que preferimos fugir a ter de lidar com o desconforto emocional de processar situações mal resolvidas do passado, que varremos para debaixo de um tapete onde não cabe mais nada?
Em boa verdade, gostamos todos um bocadinho de responsabilizar o mundo (a carreira, a família, as horas que passamos nos transportes, tudo vale) pela nossa inércia em oferecer-nos esses momentos de introspeção e refúgio, onde conversamos e aprendemos com a melhor companhia que poderíamos ter: nós mesmos.
Estes “pontos de situação” em que nos voltamos para nós mesmos e fazemos uma análise consciente e sem julgamento de como tem sido o caminho até aqui, são vitais para desenharmos os nossos próximos passos.
E engane-se quem pense que tudo isto são teorias vãs relacionadas com meditação, ou espiritualidade, ou qualquer outro tópico zen que incomode alguns céticos. A reflexão está intimamente ligada ao bem-estar mental, na medida em que nos permite aprender a observar-nos, e com isso compreender e regular de forma mais equilibrada as nossas emoções e reações. Na prática, irá habilitar-nos a transformar episódios desafiantes do passado em lições valiosas para o futuro, colocando em perspetiva e diminuindo a intensidade de problemas, para os quais encontraremos soluções cada vez mais descomplicadas, por via do conhecimento que adquirimos de nós mesmos e do mundo que nos rodeia. É uma potente aliada contra a ansiedade e o desgaste emocional!
A forma como estruturámos a nossa vida e aquilo em que nos tornámos como indivíduos é o resultado da multiplicação das nossas experiências individuais “vezes” o estágio da vida em que elas ocorreram. Mesmo que todos tivéssemos as mesmas experiências (o que seria impossível) a pessoa que éramos quando ocorreram não se iguala a nenhuma outra. Logo, não há nenhuma doutrina, regra, filosofia ou fórmula de felicidade que sirva a todos nós. Ao sermos profundos conhecedores de nós mesmos, o caminho escolhido torna-se cada vez mais consciente e feliz, não só para nós, mas para quem nos rodeia.
Quais os benefícios da reflexão?
As nossas reações e decisões assentam nas nossas opiniões, crenças e hábitos, que foram construídas com base nas nossas vivências. Estas opiniões e hábitos estão sentadas no nosso subconsciente, numa espécie de “torre de controlo”. E é dessa sala de comando que ditam como nos sentimos, pensamos e, consequentemente, como agimos. Às vezes essas instruções são benéficas para nós. Outras vezes, nem por isso, especialmente quando dominadas pela insegurança, medo ou raiva.
A reflexão é uma forma do nosso EU maduro e confiante entrar nessa sala e se apoderar da “torre de controlo”, limpando o espaço de sentimentos nocivos (tais como insegurança, medo, raiva, carência, insuficiência, injustiça). Uma vez feita essa limpeza, podemos sentar-nos confortavelmente no comando, rodeados de segurança, confiança, serenidade e amor-próprio, e ditar os comandos de uma vida serena e feliz.
Permitam-se a vida que merecem.
“You must learn a new way to think, before you master a new way to be” (Marianne Williamson)
COSTUMER ENGAGEMENT - IKEA PORTUGAL
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | NOVEMBRO 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)