Por Rafael Oliveira
in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2016
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
A Fé é a bússola que tem conduzido o Ser Humano a não se desviar, muitas vezes, de uma rota de Esperança e Crença numa força superior, entidade elevada ou em algo transcendente; outras tantas, dando o seu contributo para validar a adesão a ideologias e/ou filosofias de vida, ou ainda na própria capacidade de ação, raciocínio e confiança do próprio indivíduo.
A Fé quando inabalável tranquiliza, aquieta e fortalece aquele que a manifesta, torna-o num verdadeiro agente do optimismo, da vontade de abraçar e ultrapassar os desafios e, desta forma, progredir, evoluir, crescer em todos os aspectos da sua Vida e em todos os níveis da sua Existência! Na verdade, a Fé serve como parte da identificação e assunção do «Eu Sou».
Quando movido por esta força abstrata, o Ser Humano não se deixa paralisar pela contestação, pela dúvida e pela crítica alheia, pois basta-se a si mesmo na sua confiança inquebrável; serve ainda, de modelo para o fortalecimento coletivo da crença como último reduto para a salvação da espécie.
Pode-se considerar, desta forma, que a fé individual influencia, inevitavelmente, a fé do coletivo pelo seu contributo para a cultura e valores de determinado agregado humano e, por conseguinte, permite ainda distinguir as diferenças e apurar as semelhanças entre uns e outros.
No entanto, a Fé não será limitadora na aceitação dessas mesmas diferenças? Até que ponto não interfere na paz e no bem-estar social? De que maneira pode a Fé conduzir a um agudizar das relações interpessoais?
Neste âmbito, entramos no domínio da Fé cega, daquela que não permite o seu agente aceitar a condição, o modo de vida e a própria Fé do outro e que interfere nas relações interpessoais porque cria muros ao invés de construir pontes. A Fé quando desviada da sua função aglutinadora, separa e não contribui para a verdadeira Fé no Homem, na sua capacidade de transformação e evolução, no seu papel de construtor da fraternidade, igualdade e liberdade.
Todavia, como filosofia de vida, muitos encontram na Fé o sustento para o seu desenvolvimento pessoal, a fortaleza suficiente para confiarem com determinação em Si mesmos, no seu potencial criador e no seu talento inato para transformar-se e transformar outras vidas. Sustentando-se pela Fé, nada impede o Homem de almejar os seus sonhos, porque acredita e confia verdadeiramente que nada é impossível de alcançar!
A Fé torna o Ser mais audaz, valente e corajoso para desbravar caminhos, serve como impulso para ir mais além, superando o véu do desconhecimento e abrindo-se-lhe as portas do conhecimento; aumenta o seu poder, reforça a sua segurança porque alicerça o Ser Humano na confiança, determinação e coragem para exercer o seu papel enquanto ser individual e social.
Confiar, acreditar e ter Fé auxilia o Ser Humano a Progredir! Também assim defendia Martin Luther King: Suba o primeiro degrau com fé. Não é necessário que você veja toda a escada. Apenas dê o primeiro passo.
COORDENADOR DO PROJETO
QUIET SOUL
www.facebook.com/quietsoul2016
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | DEZEMBRO 2016
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)