Por Carmen Pilaro Farias
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)
E na verdade, era algo que era vivido de uma forma muito escondida. A mediunidade e vidência eram algo associado á bruxaria, e por isso, não eram aceites socialmente. Atualmente, a mediunidade e até o conceito de espiritualidade são aceites pola Organização Mundial de Saúde.
Foi nos anos 90, com a entrada de Plutão em Sagitário, que se deu a transformação da Consciência Humana, para a abertura da Consciência Espiritual. Foi a partir desta altura que se deu o “boom” das ciências esotéricas, assim como de outras medicinas e terapias. O Reiki, o Tarot, a Astrologia, a Meditação, assim como, as ditas Terapias Alternativas e Complementares, como a Medicina Chinesa, a Osteopatia, a Reflexologia, a Homeopatia e Naturopatia, entre outras, passaram a ser muito mais públicas, muito mais aceites, e, por conseguinte, muito mais procuradas.
Conceitos como a Lei da Atração, Auto-Cura, Homeostasia, Inteligência Emocional passaram a fazer parte integrante e permanente dos livros de auto-ajuda e da área da espiritualidade. Até se dizia, por brincadeira, “está na moda agora”, mas a verdade é que não foi uma questão de moda, foi uma questão de necessidade da Evolução Humana, resgatar o mais intrínseco da nossa existência.
Em 2004, foi produzido um documentário que abriu ainda mais portas ao entendimento da Existência Humana. What the bleep do we know revelou realidades demonstradas pela Física Quântica que explicam de uma forma muito simples mas científica, todo o processo químico e físico que acontece dentro do nosso corpo, quando pensamos, sentimos e agimos. Mas mais que isso, trouxe a público, a afirmação de que a matéria afinal é energia. A partícula mais pequena de matéria é o átomo, e dentro do átomo existem protões, eletrões, e, aparentemente, espaço vazio. Aparentemente, porque dentro desse espaço vazio de cada átomo, está concentrada toda a energia do universo. Então, nós somos energia.
Um dos profissionais envolvido no documentário sobre a Física Quântica que referi, O Dr. Joe Dispenza, neurocientista, recuperou de fratura de vértebras apenas com a crença de que mudando a sua realidade, mudando a sua energia, mudaria o seu corpo e ficaria curado. E a nossa realidade muda-se, mudando comportamentos, emoções e pensamentos. Hoje dá cursos onde ensina o que praticou e pratica todos os dias. Isto leva-nos ao oposto do que fazia as pessoas procurarem ajuda espiritual antigamente. Atualmente, o conceito de Espiritualidade está diretamente ligado à responsabilidade da escolha da energia e das emoções que queremos alimentar na nossa vida. Porquê? Porque cada frequência energética está ligada a uma emoção, portanto, cabe-nos a nós escolher que emoções queremos alimentar.
Já há estudos que demonstram que emoções como a Raiva, a Revolta, o Rancor, a Mágoa, ativam o nosso instinto de sobrevivência e por conseguinte a produção do cortisol, no nosso organismo, que ao ser constante, se torna prejudicial e fonte doenças. As emoções de Gratidão, Afeto, Ternura, Amor, Aceitação, Merecimento, ativam a nossa conexão com o Universo e são o caminho do Bem-Estar.
Nós nascemos a sentir. Mas à medida que o nosso intelecto se desenvolve, passamos a pensar e a racionalizar, sobre tudo. Aprendemos a criar mecanismos para fugir do sofrimento, e não nos apercebemos que ao fazê-lo, fechamos o nosso coração e passamos a escolher não sentir. Isso é contranatura. Como diz, o nosso querido, neurologista e neurocientista António Damásio, “Nós não somos máquinas de pensar que sentem. Somos máquinas de sentir que pensam de vez em quando”.
Então, procurar Terapias atualmente, é procurar um profissional qualificado que nos ajude a desbloquear as nossas memórias emocionais negativas, que nos leve a ressignificar todas as experiências que foram traumáticas e/ou nos ensine a olhar para essas experiências e, para a própria vida, de uma forma diferente. Terapias que já trabalhem com o conceito da física quântica, irão ajudar, nomeadamente, com a Meditação, a cocriar novas realidades para a nossa vida.
Em Portugal já há, inclusive, escolas reconhecidas pela entidade reguladora DGERT, na área da Meditação, Espiritualidade Quântica, Regressão a Vidas Passadas, Hipnose Quântica e EFT, que têm cursos muito focados no reencontro do Eu e na construção da melhor versão de nós próprios, para alcançarmos também a melhor versão da nossa vida.
Seja com a Reflexologia que devolve um equilíbrio homeostático ao organismo e à funcionalidade de todos os sistemas, originando um bem-estar emocional, seja a Hipnose que nos permite ir ao subconsciente tratar a origem emocional do problema e ressignificar, seja EFT que ajuda na hora a libertar uma emoção ou problema que nos incomoda, o importante é viver em liberdade emocional.
TERAPEUTA HOLÍSTICA
[email protected]
in REVISTA PROGREDIR | ABRIL 2023
(clique no link acima para ler o artigo na Revista)